Olá amigos , será q alguem pode me ajudar ? Quero saber se é posivel corrigir o nome da minha filha na Cartidão de Nascimento , ela vai vai fazer um ano, e se chama Alyaha ,a escolha foi do pai , porém a minha escolha era q fosse Alyah( nós a chamamos assim) e agora ele tbm acha q deveria ter ficado do jeito q escolhi. Só q queremos saber se é complicado essa mudança e se o juiz autoriza q isso seja feito .O q queremos e apenas a retirada do ultimo "a" se seu nome.

Respostas

    A

    Adv. Antonio Gomes Segunda, 19 de janeiro de 2009, 19h49min

    Prissíla, segundo os fatos narrados não encontrei fundamentos que leve o magistrado a determinar a tal mudança, portanto, se for a juízo terá grandes possibilidades de não ser reconhecida tal pretensão, pelo menos pelos motivos alegados.

    Quanto a corrigir os documentos, se desejar, basta levar a nova certidão de casamento atualizada e reqerer a correção.

    Adv. Antonio Gomes.

    D

    DeMa Quarta, 21 de janeiro de 2009, 11h52min

    ola gostaria de colocar o nome do pai da minha filha na sua certidão de nascimento, ele esta de acordo, porem esta preso!!!como devo proceder?
    ela foi registrada somente no meu nome!!!

    aguardo respota urgente obriigada!!!

    A

    Adv. Antonio Gomes Quarta, 21 de janeiro de 2009, 14h46min

    Deb, Passar num cartório de nota e pegar um modelo de requerimento referente a reconhecimento de paternidade e levar para que ele assine o requerimento. Entegue o caso ao advogado dele que ele irá resolver desta forma ou entrte em contato com o MP da criança competente solicitando ajuda.

    D

    DeMa Quarta, 21 de janeiro de 2009, 16h01min

    dr Antonio gOMES, Tinham me passado q era so eu ir ao cartorio e fazer a solicitção e de la eles encaminhavam para o presidio q ele esta, para ele reconhecer e o documento voltava pra mim....essa informação não é verdadeira intaum?
    terei q colocar o advogado mesmo com o pai querendo assumir a paternidade?

    obrigada

    A

    Adv. Antonio Gomes Quarta, 21 de janeiro de 2009, 16h19min

    dr Antonio gOMES, Tinham me passado q era so eu ir ao cartorio e fazer a solicitção e de la eles encaminhavam para o presidio q ele esta, para ele reconhecer e o documento voltava pra mim....essa informação não é verdadeira intaum?

    R- Verdade, porém irá aguardar a morosidade deste ato adminstrativo, se assim satisfaz, ok.

    terei q colocar o advogado mesmo com o pai querendo assumir a paternidade?

    NÃO.

    L

    layane_1 Quinta, 22 de janeiro de 2009, 15h37min

    dr.antonio Gomes Olá amigos , será q pode me ajudar ? Quero saber se é posivel corrigir o nome do meu namorado na Cartidão de Nascimento , ele fez 22anos, e se chamar wedirlany,.e gostaria de mudar para weley Só q queremos saber se é complicado essa mudança e se o juiz autoriza q isso seja feito .

    A

    Adv. Antonio Gomes Quinta, 22 de janeiro de 2009, 19h14min

    A refiticação do registro em tese é possivel através de uma ação judicial, por outro lado, a mudança desejada não motiva o juízo. Entendo que não deve demandar em juízo por esse motivo, sob pena de grandes probabilidade de não ser atendido.

    V

    viviane_1 Sexta, 23 de janeiro de 2009, 13h30min

    desejo uma nova certidao de nascimento pois casei e minha certidao de casamento vei escrito onde nascu errado por isso preciso de uma segunda via para comprovar onde nasci meu come e maria luiza aparecida filha de geraldo gregorio luiz e maria amaziles de jesus naturalidade santa barbara-mg nasc:29/01/1960 aguardo resposta

    A

    Adv. Antonio Gomes Sexta, 23 de janeiro de 2009, 15h42min

    É só voltar ao cartório de origem e requerer um 2 via.

    A

    andrius Segunda, 26 de janeiro de 2009, 9h55min

    Namastê!
    Olá! Gostária de saber se haveria como concertar meu nome? Eu me chamo Andrius, mas gostária de corrigir e colocar, da maneira correta, que é "Andrews". Teria como?Por favor, gostária muito de uma resposta, pois quando eu tenho que passar alguma informação, principalmente, por telefone e falo o meu nome, a pessoa que me atende coloca da maneira como devia ser, "Andrews".Além de ficar melhor, assim, "Andrews" do que "andrius", fica chato tendo que corrigir "Andrews" para "andrius".E, além do mais, eu estou precisando tirar uma nova via da minha cetidão de nascimento pois está quase que impossível de ler os dados da minha certidão de nascimento, eu poderia, assim, fazer tudo de uma vez. Tirar uma nova via da minha certidão de nascimento com o meu nome correto (Andrews).Eu desejo muito fazer essa correção no meu nome. Desde de já, agradeço pela atenção.

    A

    Adv. Antonio Gomes Segunda, 26 de janeiro de 2009, 13h47min

    Em tese seria possivel através de um processo judicial, no seu caso tem tudo para não obter sucesso na pretensão.

    E

    Eduardo Pedro Fernandes Segunda, 26 de janeiro de 2009, 19h22min

    Caro Adv. Antonio Gomes,

    Na minha Certidão de Nascimento não consta o nome da minha mãe como minha mãe, consta como não declarada. Na época do meu registro de nascimento, meu pai não informou o nome dela... por conta disso, tanto minha mãe como eu ficamos muito tristes por não ter em meus documentos, seu nome como sendo minha mãe.

    Como faço para resolver esse problema... Registrar na minha certidão de nascimento o nome da minha mãe como sendo minha mãe, ao Contrário de "NÃO DECLARADA" ???

    Desde já lhe sou Grato...

    A

    Adv. Antonio Gomes Segunda, 26 de janeiro de 2009, 19h44min

    Eduardo, o caso é muito simples de resolver, a princípio dois meios: irem ao cartório de origem com ela e declarar frente ao tabelião e o assunto será resolvido, o outro é pegar um declaração expressa (existe o modelo de requerimento em qualquer cartório) dela reconhecendo você como filho, após isso, levar no cartório de origem onde foi registrado para providenciarem a referida alteração.

    Ok.

    E

    Eduardo Pedro Fernandes Terça, 27 de janeiro de 2009, 14h33min

    Pocha, não sabia que era tão simples assim de resolver...

    Muito Obrigado...

    F

    Fernada Lima Quarta, 28 de janeiro de 2009, 15h28min

    Olá,
    Aproveitando a discussão, gostaria de saber como proceder para alterar o nome do pai no registro civil.
    Motivo: O pai Chamava-se David Rodrigues, acontece que ele é Pastor e pediu alteração em seu nome para constar Pastor David Rodrigues e foi deferido.
    Agora como proceder para alterar o nome no registro de seus 05 filhos?

    Resumindo: O pai continua o mesmo, só que ele teve o nome alterado, precisa ser alterado no registro do filho para constar o novo nome.

    Pergunta: Como fazer isto, alguém pode me auxiliar?

    A

    Adv. Antonio Gomes Quarta, 28 de janeiro de 2009, 15h32min

    Seguir o mesmo caminho dos fatos e do direito apresentados no processo anterior.

    C

    claudia_1 Quarta, 04 de fevereiro de 2009, 21h47min

    Gostaria de saber se é permitido alterar o sobrenome da minha filha na certidao de nascimento, pois consta o sobrenome das avós maternas e o sobrenome do meu marido porém não consta o meu , gostaria de retirar os sobrenomes das avós da certidao dela, e colocar o meu sobrenome e o do meu marido .

    K

    katia okamura diogo Quarta, 11 de fevereiro de 2009, 21h21min

    Meu filho foi registrado com meu nome de casada do antigo casamento.
    Gostaria de saber se tem como retirar o meu sobrenome de casada da certidão ,sendo que ja me divorciei e já atualizei todos os meus documentos?

    E

    Emerson ignacio do Veigo Sexta, 13 de fevereiro de 2009, 15h43min

    Quando registrei meus 2 filhos, a mãe deles tinha sobrenome de solteira. Hoje ela assina o sobrenome de casada. Na matrícula da escola dos meus filhos nos orientaram à alterar o registro de nascimento dos nossos filhos para atualizar o nome da mãe. Fomos ao cartório onde eles foram registrados e nos orientaram a contratar um advogado para entrar com um processo junto ao ministério público para tal modificação.
    Existe outra alternativa ou precisomesmo de um advogado?

    J

    JULIANA_1 Segunda, 23 de fevereiro de 2009, 23h32min

    Oi! Gostaria de saber se tem como trocar letras do nome, e como fazer. Minha filha já tem 11 anos, queria registrar com o nome de Lohany, mas a escrivã não deixou dizendo ser nome estrangeiro e registrou então como lorrane, e minha preocupação é que ela ja se acostumou a escrever Lohany, aguardo anciosa uma resposta.
    Desde já muito obrigada.