Olá amigos , será q alguem pode me ajudar ? Quero saber se é posivel corrigir o nome da minha filha na Cartidão de Nascimento , ela vai vai fazer um ano, e se chama Alyaha ,a escolha foi do pai , porém a minha escolha era q fosse Alyah( nós a chamamos assim) e agora ele tbm acha q deveria ter ficado do jeito q escolhi. Só q queremos saber se é complicado essa mudança e se o juiz autoriza q isso seja feito .O q queremos e apenas a retirada do ultimo "a" se seu nome.

Respostas

    P

    paulo santos_1 Terça, 24 de fevereiro de 2009, 7h18min

    Gostaria de saber se posso registar uma criança cuja não sou pai biológico, pois o verdadeiro pai não quiz assumir a criança e mãe pretende registrar a criança só com o seu nome.

    G

    GRAUCIO SANTOS BINARDE Sexta, 27 de fevereiro de 2009, 15h37min

    Tenho 40 anos e gostaria de saber se posso alterar meu nome, quando que o correto seria Glaucio, até hj não havia me preocupado com essa situação, mas em alguns momentos esse nome me causa constrangimentos, já perdi até empregos por conta disso. Outra dúvida é com relação aos documentos já tirados, tipo RG, CPF certidões de nascimento de filhos, como proceder se for possível a mudança da letra R pela L em meu nome?

    V

    Vera_1 Segunda, 02 de março de 2009, 12h59min

    Gostaria que o nome do meu filho fosse André Luiz, só que ficou Andre Luiz eu gostaria de acrescentar o acento tem algum problema, é a custos financeiros.

    S

    samuel_1 Segunda, 02 de março de 2009, 19h04min

    Srs. Boa Noite!

    Me chamo samuel e tenho 26 anos, o Sobrenome da Minha Familia é PLÁCIDO, quando o Meu Pai foi me registrar, o tabelião escreveu Samuel Pracito onde era para ser SAMUEL PLÁCIDO, hj atenho uma filha de 2 anos e ao efetuar o registro dela o tabelião colocou o meu sobre nome errado no nome da minha filha onde era para ser ANA CASIA PLÁCIDO ficou ANA CASSIA PRACITO. como posso corrigir isso?

    A

    Adv. Antonio Gomes Segunda, 02 de março de 2009, 19h12min

    Erro material, correção no próprio catório de origem, se houver recusa, deve requerer ao corregedor do tribunal de Justiça deste Estado, não sendo solucionado a retifica deve constituir um advogo para demandar no judiciário com a competente ação.

    S

    samuel_1 Sexta, 06 de março de 2009, 8h23min

    Sr. Antonio Gomes, Muito obrigado pelo esclarecimento, ontem mesmo fui ao cartório onde efetuei o registro da minha filha com os documentos petentes em mãos, porém, quando o tabelião viu que o Meu sobrenome é também PRACITO que foi um erro do causado quando eu fui registrado, ele me falou que não poderia mudar o nome da minha filha até que eu mude o Meu,ou seja, primeiro tenho que efetuar a correção do meu sobrenome para depois ele fefetuar a mudança do nome da minha filha. está correto? e como devo proceder para corrigir o meu nome se todos os meus documentos: RG. CPF. certidão de casamento e etc. estão como o sobrenome errado.

    A

    Adv. Antonio Gomes Sexta, 06 de março de 2009, 13h17min

    Resolve no passo a passo, se não corrigiu o primeiro erro não poderá pensar emm corrigir os demais em outros documentos, portanto, primeiro corriga a sua certidão depois siga na sequencia com as demais correções.

    M

    Madza Sexta, 06 de março de 2009, 14h11min

    Boa Tarde !!
    Meu nome na verdade se escreve Madiza , desde pequena tenho
    um grande problema com esse nome , ninguem sabe pronunciar
    então eles falam como esta escrito com enfase no DI então fica
    Madiiiiza , isso me irrita muito ja até briguei várias vezes , até
    sei que a pessoa tem razão afinal esta escrito MADIZA e não MADZA
    como seria o correto .
    Só quero saber se é possivel tirar essa letrinha ( i ) que me encomoda
    muito . Oque posso fazer para mudar o mais rápido possivel !?

    S

    samuel_1 Sexta, 06 de março de 2009, 17h13min

    Seria a certidão de nascimento ou de casamento, como devo proceder?qual o primeiro passo a ser tomado?

    A

    Adv. Antonio Gomes Sexta, 06 de março de 2009, 17h52min

    Onde estiver a origem do erro. Se deslocar o cartório de origem e requerer a correção do erro de fato, primeiro administrativamente, depois atraves da corregedoria do tribunalç se for indeferido, e por fim, não havendo sucessoa através de advogado com a competente ação de retificação de registro por erro de fato.

    S

    samuel_1 Sexta, 06 de março de 2009, 19h36min

    Sr. Antonio como devo proceder, no meu caso faz 20 anos que resido em Pernambuco, mas eu nasci em Santos-SP e fui registrado lá, tem como eu fazer essa correção no registro de casamento "já que depois de casado o de nascimento não tem mais valor" me dirigindo ao cartório onde foi efetuado meu casamento civil, ou tenho que voltar ao cartório onde foi efetuado o meu registro de nascimento em SP.

    I

    igo Sexta, 06 de março de 2009, 20h26min

    Olá gostaria de saber se posso acrescentar uma letra em meu nome, me chamo Igo Morais Coutinho e gostaria de me chamar Igor Morais coutinho,sera que alguém pode me ajudar e esclarecer oque tenho que fazer,pois possuo todos meus documentos com este nome, ficarei agradecido se alguém puder me ajudar?

    A

    Adv. Antonio Gomes Sexta, 06 de março de 2009, 20h44min

    samuel, não custa se dirigir ao cartório em PE para tentar retificar o erro, embora entenda que a tal certidão sustitui a de nascimento, sendo o erro cometido na primeira ela lá que deveria iniciar a correção, sendo um bom argumento o motivo de não mais residir em SP, sendo assim, se negado deve requerer ao corrregedor do TJPE a tal providênca.

    I

    Isabel Lima da Rosa Segunda, 09 de março de 2009, 18h53min

    Olá! Gostaria de obter a seguinte informação, meu sobrinho acaba de ser papai e o nome que foi escolhido para a filhinha deles é LuiZa, mas chegando ao cártorio foi impedido pelo funcionário de registrar com Z, pois segundo ele, Luísa só pode ser com "S" , e dessa forma estaria de acordo com a reforma ortográfica da Língua Portuguesa, mas pelo que me consta a reforma ortográfica não aborda a questão citada pela funcionário. Meu sobrinho sofreu constrangimento, pois o funcionário perguntou a ele se ele escrevia casa com "Z" e finalizando disse que ele procurasse outro cartório para registrar sua filha da forma que ele queria, pois lá só registraria se fosse com "S" (O que interpretei como uma enorme grosseiria).Gostaria que me esclarecessem essa dúvida, pois Luísa ou Luiza não causaria constrangimento ao bebê de forma alguma e seguindo o gênero Luiz - Luiza.

    Desde já agradeço.

    Isabel

    E

    Elizângela Barboza de Oliveira Quarta, 11 de março de 2009, 18h42min

    Oi, gostaria de saber como devo proceder para corrigir o meu sobrenome Barboza , pois deveria ter sido registrada como Elizângela Batista de Oliveira e devido a isso não tenho o sobrenome da minha mãe. Tenho três irmãos e somente um foi registrado corretamente.

    C

    Carla Alves do Nascimento Terça, 17 de março de 2009, 11h21min

    Recentemente meu companheiro perdeu seu RG. Ele possui uma única cópia da certidão de nascimento, onde ele se dirigiu ao DETRAN para fazer a solicitação de 2º via. Lá ele foi informado de que seria necessário a original da certidão de nascimento e uma cópia.
    Ele se dirigiu ao cartório para solicitar a Certidão Original e descobriu que a certidão que ele possui na qual todos os seus documentos (escolares, rg, cpf, certificado de reservista) foram tirados apartir de uma certidão que não consta no cartório e a unica que possui lá é a certidão que consta somente o nome da mãe como declarante.
    Gostaria de saber qual o procedimento a ser tomado, pois o nome dele terá que mudar uma vez que a certidão que ele utiliza não tem valor.

    A

    Adv. Antonio Gomes Terça, 17 de março de 2009, 13h44min

    Carla Alves do Nascimento, eve ele refazer todos os passos realizados anteriormente, ou seja, os procedimento que realizou para fazer constar o nome do seu genitor na sua certidão de nascimento, uma vez que a primeira só constava o nome da sua genitora. Não obtendo sucesso deve constituir um advogado para que após tomar conheciementos dos fatos irá dizer e promover os meios legais para egularizar a situação.

    Ok.

    C

    Carla Alves do Nascimento Terça, 17 de março de 2009, 18h06min

    Obrigada Adv. Antonio Gomes.
    Eu teria uma outra dúvida: Como poderia existir uma certidão na qual não esta registrada em nenhum cartório no RJ?
    A certidão que se pode dizer verdadeira é a que consta apenas sua mãe como declarante e não consta o nome do pai, e por toda a sua vida ele utilizou esta certidão. Estamos encontrando problemas até para nos casarmos uma vez, que o nome em que ele utiliza não seria o nome correto de acordo com a certidão correta.
    Então para finalizarmos e para eu ver se entendi: ele deverá comparecer ao cartório na qual ele foi registrado para saber como foi que surgiu esta certidão que aparentemente é Falsa e não havendo êxito ele deverá procurar um advogado. Lembrando que o meu compaheiro não sabia que existira uma certidão diferente da aquela que ele utilizou desde criança. Se possível peço ao Adv. Antonio Gomes que me mande seus contatos por e-mail: [email protected], caso meu companheiro não tenha êxito no cartório; gostaríamos que pudesse nos auxiliar neste processo.

    Atenciosamente,

    Carla Alves.

    K

    Karla Viviane Terça, 17 de março de 2009, 18h55min

    Srs. Boa Noite,

    Meu filho foi registrado em dezembro de 2005, apenas com o meu último sobrenome e o último sobrenome do pai e gostaria que ele tivesse meus dois sobrenomes, pois sendo homem não sofrerá nenhuma outra mudança (quando casar). Como devo proceder para realizar tal alteração?

    Grata.

    A

    Adriana Marcial Ramos Gomes Sexta, 20 de março de 2009, 9h23min

    Bom dia!
    Estou com um problema junto ao cartorio, pois vou me casar e o cartorio não aceita o nome que desejo adotar após o casamento.
    Me chamo Adriana Marcial Ramos Gomes e meu noivo tem o sobrenome Elias da Silva, eu vou adota o Elias e queria que meu nome ficasse Adriana Marcial Gomes Elias ou Adriana Elias Marcial Gomes, segundo o cartório não pode ou eu fico com o nome de solteira ou fico Adriana Marcial Ramos Gomes Elias. Gostaria de saber se o cartorio esta agindo corretamente em não deixar eu suprimir o nome Ramos que é materno ja que o Marcial tb é.

    Grata,

    Adriana