Tenho uma dívida com o FIES, pois quando estudava não tinha condições de pagar meu curso. Agora, fui à Caixa Econômica, na tentativa de um acordo para sua quitação. No entanto, tive como resposta, que não é possível reparcelar meu débito, que atualmente está altíssimo, e que a dívida iria para execução caso o pagamento não fosse feito à vista. Então, como devo proceder??

Respostas

    A

    Antônia Lucrécia de Souza Domingo, 30 de março de 2008, 11h30min

    Estou na mesma situação . Por favor se alguél souber de alguma novidade sobre negociação com a CEF por favor me avisem. Da última vez que foi aberto um desconto de 80% eu estva em Rio Claro SPaulo e minha negociação era em Minas Gerais- aí não deu mais tempo pois já estava no último dia... por favor me ajudem.
    Lucrécia

    T

    tatiana nobili Quarta, 02 de abril de 2008, 15h28min

    Oi gente!!
    Fiquei sabendo de dois funcionários de agências diferentes da Caixa que este ano, por conta de interesses eleitorais, estaria para sair um programa de renegociação de dívida do FIES. Alguém sabe de algo nesse sentido? Vamos ficar atentos !!
    Boa sorte a todos!
    Tatiana

    A

    Alessandra Sortino Girelli Quarta, 02 de abril de 2008, 15h56min

    Boa noite,

    É lamentável... sou mais uma entre tantos que perdem o sono por causa desse bendito FIES... estou em busca de renegociação, me parece que em virtude dos interesses políticos eleitorais, haverá uma possibilidade em renegociar essa dívida absurda,,, Num país em que a população é ROUBADA diariamente pelos políticos, pessoas bem intencionadas em se tornarem porofissionais para contribuir com a nação, são estraçalhadas, humilhadas e moralmente comprometidas ...
    Se alguem souber de algo ref a renegociação do FIES, por favor postem! Eu farei o mesmo!

    Boa sorte para nós!
    Alessandra
    [email protected]

    A

    aline monteiro ferreira Sexta, 11 de abril de 2008, 8h27min

    Olá pessoal !!

    Deixei meu recado acima também referente a esse Fies, paguei a dívida que estava em R$ 5.000,00 do mês de maio/07 até fevereiro/08 tive que vender o carro para pagar e limpar o nome do meu fiador, aquela história que contei acima, ´só que a CEF agora está me cobrando o mês de agosto /2007, sendo que está pago, tenho o comprovante aqui, já está ameaçando o meu nome e do meu fiador novamente, pergunto a vcs> isso não é cobrança indevida?? o que fazer??

    meu e-mail
    [email protected]

    M

    Maria Lucia Pereira Bujes Terça, 22 de abril de 2008, 20h13min

    Maria Lucia Pereira Bujes
    neste instante
    Maria Lucia Pereira Bujes
    Guaíba/RS
    Iniciei o Curso de Direito em 1999 etive que recorrer ao FIES, pois não tinha como pagar as parcelas, pois sou Funcionária Pública Estadual da Secretaria da Educação e ganho uma "merréca". Me formei em início de 2004, fiz a prova da OAB e passei, em seguida comecei a advogar para tentar pagar as parcelas, mas não se ganha dinheiro de um dia para o outro em uma profissão nova, então deixei de pagar. A CEF entrou com uma Ação Monitória me cobrando o total a vista, ou que os fiadroes apresentassem bens a penhora. Os meus fiadores só tem a casa onde residem, contestei e ao mesmo tempo entrei com uma revisional. A monitória está para ser sentenciada. A revisional perdi, apelei e foi parcialmente procedente: ganhei a revisional, mas o parcelamento e consignação me mandaram ingressar com ação própria. Agora vou IMEDIATAMENTE ingressar com a ação de consignação e parcelamento, citando o que aprendi neste fórum sobre (obriga a CEF a aplicar aos contratos do Fies as mesmas regras de renegociação do CREDUC, ou seja, 80% de abatimento do débito dos inadimplentes e 90% para os adimplentes). Se alguém quiser ajuda e eu puder ajudar pode entrar em contato comigo.

    meu email

    [email protected]

    fone para contato a noite: 51-97589285

    M

    Maria Lucia Pereira Bujes Terça, 22 de abril de 2008, 21h03min

    Maria Lucia Pereira Bujes
    Guaíba/RS

    Só para compelmentar o que acabei de postar: foi financiado o valor de R$ 29.000,00 e depois de tudo que paguei durante o curso e depois de formada a CEF está me cobrando ainda R$ 45.000,00. Não é curioso como pode estar neste valor a minha dívida, que quanto mais eu pago, ao invés de diminuir, mais ela aumenta?

    meu email

    [email protected]

    fone para contato a noite: 51-97589285

    R

    Renegociação FIES Quarta, 23 de abril de 2008, 18h56min

    Enfim... será possível a renegociação do FIES.

    No site abaixo encontrei a seguinte notícia (de renegociação), me informei com a Caixa e realmente está previsto para maio a abertura desta renegociação. Já estando logo em pauta em Brasília.

    http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL396887-5604,00.html

    Espero que desta vez todos nós possamos nos livrar deste grande problema que é o FIES.

    L

    Lufe Quinta, 24 de abril de 2008, 7h23min

    Sei que vou ser extremamente criticado pelo que vou dizer mas me sinto na obrigação de manifestar meu ponto de vista. Fui beneficiário do FIES e graças ao programa consegui concluir a faculdade, pois não tinha recursos para arcar com as prestações. Com muita dedicação e esforço consegui um emprego que me possibilita pagar as prestações do FIES. A taxa de juros do programa é de 9% ao ano, menos de 1% ao mês, tente ir a algum banco e solicitar um empréstimo de 15, 20, 30 mil reais com essa taxa para pagar em uns 8 anos e veja a reação do funcionário. O problema não é esse, a questão é que pelos relatos das pessoas, vejo que a maioria está desempregada ou em atividades mal remuneradas. Isso é transferir para um terceiro um problema que é de cada um. Digo mais, um dos maiores problemas do Brasil é que os CONTRATOS não são respeitados, as pessoas tem por HÁBITO tomar recursos emprestados e se sentir no direito de não pagar os valores conforme acordado. Muitos fazem com esse propósito de não pagar e questionar os valores, esperar algum acordo que faça com que a pessoa pague uma fração ínfima do que tomou emprestado. Essa fragilidade jurídica é colocada por muitos como um dos grandes entraves para o desenvolvimento do Brasil. Enquanto essa mentalidade for a regra e não a exceção, continuaremos nessa situação que vemos todos os dias nesse país. Isso me causa muita tristeza.

    K

    Karina C R Albuquerque Quinta, 24 de abril de 2008, 7h35min

    Gente vcs sabem se essa negociacao que comeca em Maio sera positiva pra nos.
    Eu ira continuar a mesma robalhera,, e os juros serao de acorodo com que esta sendo agora?

    P

    Pedro_1 Sexta, 25 de abril de 2008, 9h33min

    Lufe,
    Até concordo em partes com seu ponto de vista, mas vc deve entender que muitos, como eu, não estão em bons empregos, ganhando o suficiente pra pagar o financiamento porque querem. Hoje em dia, um diploma não garante rendimentos ou profissão promissora, mesmo porque a "facilidade" para se fazer um faculdade agora é muito maior do que a 15 ou 20 anos deixando muitos de fora da profissão devido a enorme concorrência. Sobre a questão dos contratos, não é caso de não querer cumprir, mas sim de no nosso caso, de nos submetermos a ele ou não, afinal no ansia de cursar um curso superior e na falta de recursos para mante-lo recorremos ao FIES, ou seja, era pegar ou deixar de lado a oportunidade da vida universitaria. Não podemos comparar um financiamento estudantil com um empréstimo pessoal, afinal um é responsabilidade do governo (educação) e por isso ele mesmo teria que arcar com as consequencias da não possibilidade de pagamento de alguns. Afinal quem não ofereceu oportunidades foi o país. Não adianta querer achar que foi pessoa a incompetente que não achou emprego melhor.

    V

    Valmir Spinula Costa Sexta, 25 de abril de 2008, 10h00min

    Contra o Fies

    Só há uma solução !

    UNIÃO JÁ !

    caso contrário todos nós continuaremos batendo cabeça !

    [email protected]

    V

    Valmir Spinula Costa Sexta, 25 de abril de 2008, 10h13min

    aline monteiro ferreira

    Deixa a CEF colocar seu nome no SPC ou SERASA ,sejá lá o que for , e entra com ação de danos morais pedindo uma bela indenização !

    F

    Flávia morais Terça, 06 de maio de 2008, 6h12min

    Olá amigos,

    Com relação a resposta do nosso amigo (a) Lufe, é louvável que você tenha tido a possibilidade de pagar o Fies, mas acredito que você deva pensar um pouco na sua colocação e questionar acontecimentos como os cartões coorporativos do governo, mensalão, malas, paraísos fiscais em todos os impostos absurdos e em como pagamos todas estas contas.

    Nínquém esta questionando o pagamento do financiamento, mas sim a impossibilidade de renegociação, os juros sobre juros de uma dívida que não é nossa, afinal, educação é direito de todos e para não ficarmos a margem, bancamos as contas!

    Porque será que CEF e o MEC não abrem negociação? Vocês não acham estranho? Afinal são 33% de inadimplência! Sabe o que eles querem? Mais uma vez ganhar em cima de quem trabalha de verdade e é responsável pelo crecimento do país.

    Acho que precisamos ser mais críticos, abrir mais nossos questionamentos e não aceitar de forma absurda e comodista pagar mais uma conta por uma pólítica educacional mal estruturada.

    O Crecimento do país depende de politícas bem estruturadas e de pessoas que saibam questionar, pensar a respeito e não aceitar.

    W

    WILTON BEXIGA Terça, 06 de maio de 2008, 10h43min

    Olá!!!
    Concordo, em partes, com o colega Lufe.
    Através do FIES tbm consegui me formar em Adm. de Empresas em janeiro de 2007.
    Venho pagando minha dívida que até janeiro desse ano era de R$ 180/mês, só que em fevereiro essa dívida dobrou e como sabemos não somos remunerados como merecemos e nem tão pouco como queremos.
    Acabo de retornar, INDIGNADO, da CEF sabendo que não tem como negociar minha dívida.
    Sei que possuo um compromisso com a instituição e gostaria de negociar um valor na qual pudesse honrar mensalmente, mas eles simplesmente não aceitam nenhum tipo de negociação, baseados em uma lei federal.
    Se o FIES surgiu com o propósito de fazer com que os brasileiros entrem nas universidades e se formem, deveriam também ajudar a esses novos profissionais a quitarem seus débitos.
    Acabo de conversar com o meu fiador, que é meu irmão, e achamos um absurdo uma pessoa ter um débito, querer pagar e não conseguir.
    O funcionário da CEF não soube me dizer qual a lei que determina a não negociação da dívida.
    Alguem poderia me indormar?

    [email protected]

    R

    Reb_T Terça, 06 de maio de 2008, 11h07min

    Bem, as situações se repetem em todos os casos.... Comigo não é diferente, apesar de estar com FIES em dia, tenho sofrido muito pra pagar.
    Em relação a opinião do Lufe, é o seguinte eu também não poderia ter cursado uma faculdade se não fosse o FIES, assim como todos aqui. Eu quero pagar o FIES como todos aqui. A dificuldade é que os valores são altíssimos e não há negociação, você deu exemplo de um empréstimo bancário absurdo mas vamos segui-lo. Imaginemos que vc faça um empréstimo no banco e queira pagar, mais não tenha como, se vc for no Banco eles negociam e renegociam e isso a CEF não faz. Quanto aos juros, bem, concordo que são baixos se comparados a um empréstimo comum. Mas devemos observar que existe o direito a educação e que muitos alunos em igual situação foram beneficiados com o Pro uni, então pq eu vou pagar um valor altíssimo pelo meu curso e muitos que tinhas iguais situações que a minha não vão??
    Bem, eu não estou discordando que devo pagar, e vou fazê-lo, porém que os valores são exorbitantes, isso são. Até pq a CEF usa a TR... Vc paga, paga e a dívida continua.....
    Assim, acredito que eu como a maioria queira pagar mas se sinta indignado com essa situação, que não é só contratual é muito mais política.

    E

    Emic Paes Sexta, 23 de maio de 2008, 11h21min

    Oi estou com o mesmo problema que voces e gostaria de saber se existe algun orgão que pode nós defender, pelo menos diminuir os juros ou a parcela para eu poder pagar.
    meu e-mail:[email protected]

    E

    Emic Paes Sexta, 23 de maio de 2008, 11h23min

    Oi gente, estou com o mesmo problema que voces e gostaria de saber se existe algum orgão que pode nós defender.
    meu e-mail:[email protected]

    W

    Wilson Pereira de Deus Domingo, 25 de maio de 2008, 21h33min

    Olá pessoal!
    Também estou na mesma situação que vocês. Durante o primeiro ano após terminado a faculdade, estive pangando 189,61, no entanto, passado este período o valor da mensalidade foi para 384,39, ainda estou conceguindo pagar em dia, mais não está sendo nada fácil.
    Acho esse valor abusivo, pois, só recorri ao Fies porque não tinha condições de pagar a mensalidade integral da faculdade, no netanto, o que vejo agora eé que já estou pagando quase que o valor normal do curso na época.
    Também não acho justo os critérios utilizados pelo Pro-Uni, pois, se os beneficiados não tem condições de pagar a mensalidade, nós também não temos, então seria mais justo se o Pro-Uni também beneficiasse nós que caímos no "golpe" do fies.
    Como já disse, ainda estou conseguindo pagar e não quero ser mais um inadimplente, só quero uma chance de renegociar o financiamento.
    Se alguém tiver alguma dica para ajudar, por favor: [email protected]...

    C

    Christiane dos Santos Freitas Domingo, 25 de maio de 2008, 23h00min

    Alguém ja entrou com alguma ação que houve sucesso?
    Alguem me dá um modelo pra eu entrar com a ação?
    meu email é [email protected]
    Obrigada e conto com a ajuda de vcs!

    L

    Lufe Segunda, 26 de maio de 2008, 16h56min

    Está aberta a renegociação dos contratos de FIES.