Uma homem com diversos antecedentes criminais, inclusive uma tentativa de homicídio, pode pleitear uma adoção, e na maioria dos casos, ela é aceita? sendo que a mulher é uma pessoa de bem, trabalhadora e muito apegada a criança, que tem 3 anos e vive com eles desde os primeiros meses de idade.

Enfim, em um caso como este, que o pai é fechado, agressivo (?), não demonstra muito interesse pela criança, e a mãe é totalmente o oposto do companheiro. Pode ser aceita uma adoção?

Respostas

    B

    Bruno Gyn Terça, 07 de agosto de 2007, 7h07min

    "Poder" até que pode mas pelo visto não é essa a vontade do "criminoso". Além disso com certeza dificultaria bastante o processo, afinal como ele se sairia bem no estudo social que antecede à adoção???

    Art. 43 do ECA - A adoção será deferida quando apresentar reais vantagens para o adotando e fundar-se em motivos legítimos.

    E mais:

    Art. 29. Não se deferirá colocação em família substituta a pessoa que revele, por qualquer modo, incompatibilidade com a natureza da medida ou não ofereça ambiente familiar adequado.

    O casal que você cita são casados??? Seria inviável uma adoção só por parte da mulher???

    Espero ter lhe ajudado de qualquer forma...

    L

    Luis Matos Terça, 07 de agosto de 2007, 8h21min

    99% de probabilidades de NÃO! 1% de possibilidades de SIM, conforme as circunstâncias acessórias e a cabeça do juiz.

    N

    Nowell Quarta, 08 de agosto de 2007, 4h36min

    o casal vive maritalmente sim, foi feito o estudo social da família, e o psicólogo avaliou como sendo favorável as condições da família e do lar.
    Eu, na minha modesta opinião também me valeria dos artigos do ECA citados anteriormente. Mas, a família ganha bem, apesar do homem ser um cara fechadão e truculento, ele é trabalhador e como disse o psicólogo "cumpre muito bem o papel de homem da família".
    e pra terminar o psicólogo disse algo como, que se fosse separadamente, o homem não teria nenhuma condição de sustentar um filho e educá-lo de forma correta, devido suas atitudes, mas com a presença da mãe, essas dificuldades se neutralizam, e ele é uma figura indispensável para o crescimento da criança.

    bom, ao meu ver, o psicólogo se contradisse um pouco, não?
    hehe