Boa tarde,

estou no 4º semestre de direito e começei a estagiar num escritório de advocacia, bem, este é o meu primeiro contato com o direito realmente, só que estou perdida não sei o que fazer, uma vez que ainda estou estudando apenas a teoria geral do processo. O que devo fazer para me atualizar no escritório qual a rotina devo seguir, pois não estou entendendo nada.

Respostas

    H

    Hanna Martins Segunda, 23 de maio de 2011, 10h55min

    O tema abordado neste fórum é bem útil a quem está engatinhando na área do Direito. Gostaria de ver respostas sobre as oportunidades de estágio também.

    Na opinião de vocês:

    qual o melhor lugar para estagiar?

    Gostaria de saber também se o estágio na defensoria é remunerado?

    G

    Gabriel Ribeiro de C Quinta, 02 de junho de 2011, 11h21min

    Quando iniciei em um estágio, fiquei perdido também e procurando saber o que deveria saber e fazer...hoje estou em um dos melhores escritório de advocacia da minha cidade, já estive em outro escritório bem menor, e não era remunerado.

    Para quem concorda que o estágio é importante, algumas dicas que são válidas é, caso ainda tenha dúvidas se quer advogar ou não, é bom conhecer um escritório menor (pequeno ainda) pois assim você terá mais conhecimento da rotina de um advogado, o que realmente é preciso, diferente quando você entra em um escritório já renomado onde cada um tem sua função específica e assim o estagiário acaba ficando distante da realidade do advogado.

    Hoje estou neste escritório 'grande' pois é muito bem remunerado, é conhecido em toda cidade, então acaba sendo muito cômodo pra mim em diversos aspectos...cabe a você procurar o que seja melhor para se mesmo! (conhecimento?experiência?remuneração?)

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Sábado, 25 de junho de 2011, 0h47min

    Em síntese: é um office-boy de luxo.

    G

    Gabriel Ribeiro de C Terça, 05 de julho de 2011, 11h35min

    Discordo plenamente Pedrão...vai me desculpar mais seu comentário é impertinente com a realidade!

    J

    Juvenal Ballista Terça, 05 de julho de 2011, 11h43min

    Olha, eu trabalho em um escritório pequeno. Tem apenas um advogado. Por isso, ganho pouco $$. MAS, a experiência aqui é... FANTASTICA. Estou trabalhando faz 5 meses e já faço inicial, contestação, recurso....

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Terça, 05 de julho de 2011, 13h39min

    Gabriel Ribeiro,

    Não desejo, com meus comentários, poupar aos outros o trabalho de pensar. Tampouco busco unanimidade com meus comentários.

    O que faço é uma observação constatada empiricamente.

    E a realidade é diversa, dependendo da posição do observador.

    M

    M.... Sexta, 05 de agosto de 2011, 12h56min

    Olá, para todos, mas a resposta é para a Janaína.

    Leio os fóruns constantemente e gosto dos temas e das dúvidas aqui apresentadas, até porque eu também tenho problemas e recorro aqui para obter minhas orientações.

    Bem como mãe e cidadã, quero deixar o meu relato.
    Quando meu filho me disse que iria estudar Direito, eu quase tive um troço, queria que ele estudasse Administração, porque o Direito já está saturado, enfim relutei mas acabei concordando e dando o maior apoio, pois sou apaixonada pelo Direito, este que é aplicado na prática com paixão, para ajudar e orientar as pessoas de uma forma correta e não meramente para ganhar dinheiro.
    Meu ponto de ponto de partida foi consegui um estágio logo no 1º período para que meu filho tivesse interação com os termos técnicos, ter acesso aos processos, scanea-los, protocolar petição, saber o que é uma Juntada, um Mandado, uma Decisão de Turma, saber onde é cada Vara, os cartórios, Tribunal Trabalhista, Tribunal Federal, enfim isso para brincadeira, para quem já sabe tem um pouquinho de experiência, mas pra quem é cru, faz muita diferença.
    Portanto Janaína, pegue todos os processos que você tiver acesso, leia com calma e atenção, leia a exordial (que é a petição inicial) e leia sempre as manifestações das partes, o que ela pleteiam (pede), parece confuso, no entanto você fazendo isto constantemente, irá se tornar uma coisa curriqueira. Acesse também o site do Tj RJ (Tribunal de Justiça do RJ) procure por processos, navegue nas jurisprudências, que são os entendimentos dos Superiores, quer dizer aquilo que não é Lei, existe entendimento é classificado como Jurisprudência, leia bastante, agora interaja, seja mais participativa.
    Tenho 39 anos, estudava Enfermagem, eu ficava sentada estudando 10 horas por dia, mas em compensação minhas notas sempre foram 9,5 e 10.
    O meu prazer não era eu ter Notas altas, e sim em ajudar meus colegas, pegando os trabalhos bem complexos da matéria, explicando, aplicando na prática e implantando dentro do Hospital. Hoje não estudo mais porque tenho que bancar os estudos do meu filho.
    Hoje eu digo por ele eu faço qualquer sacrifício, em troca só cobro para ele ser o melhor, ele faz Direito e estagia, ganha pouco, mais me sinto recompensada, porque trocamos informações todos os dias, e aquilo que eu não sei, eu vou procurar entender para explicá-lo.
    Não sei suas condições financeiras, mas peça livro emprestado para estudar os Termos Técnicos, tenha sempre em mãos um Dicionário de Português para consultar as palavras e não escrever errado, a escrita correta conta muito principalmente na conta do estagiário.
    Obs: Só pra você saber, eu nunca esqueci, isto inclusive foi muito comentado pela Mídia, o cidadão fez uma petição para os autos e colocou no cabeçalho o seguinte: " Ao Ilustríssimo Meritrissimo Dr. Juiz de Direito da xxx Vara da Comarca xxxxx.

    Enfim, a palavra correta é Meritissimo, pelo Amor de Deus.

    Então, Estude bastante, qualquer dúvida, pergunte.

    Te desejo boa sorte e sucesso.

    Maura Reis

    L

    Léo Russo Sexta, 05 de agosto de 2011, 13h58min

    Todos os estagiários são office-boys! Só servem pra isso.

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Sexta, 05 de agosto de 2011, 16h28min

    Office-boy de luxo