Eu fiquei afastada do serviço durante 15 dias com CID's diferentes supostamente devido uma infecção de urina, depois por infecção nos rins. No 16° dia foi diagnosticado o meu real problema, que era uma Gestação Ectópica. Eu já estava grávida de 10 semanas na trompa. Tive que fazer uma cirurgia de emergência, pois a qualquer segundo minha trompa poderia estourar e eu iria falecer. Fiquei mais 15 dias afastada pelo mesmo CID. Retornei ao trabalho dia 13/08, e no dia 17/10/2007 fizeram o meu desligamento da empresa sem justa causa. De acordo com outras fontes do direito, eu tenho algum período de estabilidade no serviço?

Respostas

    G

    Guilherme Alves de Mello Franco - Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário pela UNESA Sexta, 19 de outubro de 2007, 16h50min

    Prezada Flávia Cristina: O Art. 395, da Consolidação das Leis do Trabalho, determina que voê tem direito à um repouso de duas semanas, em caso de aborto involuntário. No seu caso, entendo que houve aborto terapêutico, não criminoso e, portanto, estaria garantida por este lapso temporal. Não sei se o seu afastamento por mais quinze dias, como você o cita, é referente a este direito. Só analisando o atestado médico para saber. Fora disso, não há nenhuma outra garantia de emprego.
    Qualquer outra dúvida, estou às ordens.
    Um abraço,

    GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO
    [email protected]

  • -1
    K

    kely cristina p Domingo, 15 de fevereiro de 2009, 16h32min

    meu marido sofreu acidente de moto em setembro e ele estava desempregado,e logo em novembro ele arrumou emprego só que ele terá que fazer duas cirurgias ,ele tem alguma estabilidade no emprego?

    E

    Elizangela_1 Domingo, 22 de fevereiro de 2009, 10h58min

    Meu namorado sofreu um acidente de moto e recebeu um atestado de 7 Dias ,fora este atestado,ele precisa fazer uma cirurgia do septo nasal, que será marcada posteriormente, a empresa que ele trabalha ainda não está informada que ele precisará fazer uma cirurgia, ele teme de ser demetido... A empresa pode demeti-lo
    mesmo sabendo que irá fazer uma cirurgia? e após a cirurgia ele tem estabilidade de quanto tempo?

  • -1
    A

    Andre Luis Gomes Siqueira Quinta, 26 de fevereiro de 2009, 15h05min

    Farei uma cirurgia de ernia deveido esforso no trabalho,gostaria de saber se é melhor faser duarande as ferias ou apos, ese tenho estabilidade apos acirurgia, des de já agradeso.

    J

    jussara epifania rocha silva Sábado, 25 de abril de 2009, 2h42min

    Olá boa noite,a algum tempo procuro saber um pouco sobre estabilidade de emprego e encontrei este fórum no momento certo.Dia 01/05/09 faz um ano de firma minha pergunta é:estou afastada desde 12/01 porque tive que fazer uma círurgia(périneoplastia) até ai tudo bem,o normal era eu voltar a trabalhar dia 13/03 so que na revisão não tive boas notícias e tive que ser reoperada dia 26/03 ai então foi prorrogado meu afastamento até 15/05.
    Eu tenho alguma estabilidade por esse motivo?
    No mais muinto obrigado e até,conto cm sua ajuda.

    S

    sidão Quinta, 22 de julho de 2010, 13h30min

    olá boa tarde e obrigado pela atenção.Olha: tenho uma duvida, a um mês atras descobri que estou com hernia inguinal ja pasei com um médico especialista e ele me disse que é uma hernía hinguinal do lado esquerdo e disse que só cura com cirurgia gostaria de saber se tenho estabilidade depois no meu emprego após operar. OU seja se tenho estabilidade? o tempo certo .E se é acidente de trabalho por que trabalho la a três anos e meio e sempre faço exames ano em anos e nunca deu nada só a um mês atras,apos pegar uma caixa no trabalho comecei a centir dor.