TRABALHO NUMA EMPRESA ONDE RECEBO SALARIO FIXO + COMISSÃO, LEMBRANDO QUE AS COMISSOES SÃO PAGAS POR FORA . OCORRE QUE A EMPRESA RESOLVEU A PARTIR DESTE MÊS DESCONTAR O DIA EM CASO DE ATRASO OU FALTA INJUSTIFICADA CONSIDERANDO O VALOR TOTAL " FIXO + COMISSÃO " SENDO QUE O DSR NÃO É CALCULADO SOBRE O VALOR TOTAL, EM NOSSA CONVENÇÃO COLETIVA ESTÁ MENCIOANDO O DSR PARA "COMISSIONISTA PURO" . GOSTARIA DE SABER TENHO DIREITO AO DSR ? PODEM DESCONTAR CONSIDERANDO VALOR TOTAL FIXO + COMISSÃO ?

AGUARDO AJUDA.

Respostas

    G

    gus_salomao Terça, 05 de janeiro de 2010, 15h59min

    O cargo de confiança isenta a empresa de pagamento?

    D

    Dr. Ricardo Gomes - [email protected] São Paulo/SP 246908/SP Terça, 05 de janeiro de 2010, 16h02min

    É muito comum no comércio o pagamento "por fora". Ou seja, a empresa registra o trabalhador por um salário inferior ao que efetivamente paga no fim do mês. Isto é absolutamente ilegal. Ao proceder desta forma a empresa está usando caixa "2" e esta deixando de recolher os impostos e encargos trabalhistas, podendo ser autuada pela fiscalização.
    No que tange diretamente ao trabalhador - que aceita o pagamento "por fora" para garantir o emprego -, a empresa está deixando de recolher o FGTS, o INSS e o PIS. As empresas que adotam este tipo ilegal de pagamento em geral, também não consideram o valor pago "por fora" no cálculo do 13º, das horas-extras , das férias, do descanso semanal remunerado e nas verbas rescisórias. Isso é duplamente ilegal.
    O trabalhador deve reivindicar que o seu salário seja integralmente registrado em carteira e que empresa recolha o FGTS. o INSS e o PIS. Caso não tenha sucesso - por imposiçãoda empresa -, dee se previnir anotando diariamente as vendas realizadas, o número das notas fiscais (se possível) e o total vendido no mês.
    Se o pagamento do valor pago "por fora" for em cheque, deve tirar uma cópia e depositá-lo em conta propria. Este controle é fundamental em uma ação judicial em defesa dos seus direitos, que pode ser impetrada depois da rescisão do contrato de trabalho.

    DUVIDAS: [email protected]