Estou sendo acionada pela Receita Federal para pagar impostos de IPVA atrazados. Ocorre que nao tenho como comprovar que este carro ja foi vendido por mim nos periodos das cobrancas. Hoje o atual proprietario que pelo visto nao tem dinheiro e nao parece querer pagar estes debitos me informou que o carro esta apreendido deste o final de 2005 quando foi roubado justamente por estar com toda a documentacao atrazada. Se faco as contas ele nao vai mais buscar este carro. (valor das multas mais documentacao e diarias do carro nos patios de onde quer que esteja). Meu questionamento. Se ja se passaram mais de um ano, este carro ja nao deveria ter sido leiloado?. e com este procedimento todas as dividas com detran e etc pagos? . Outro detalhe. Este carro tambem consta como bem em garantia de uma divida e por isso existe um bloqueio judicial sobre o mesmo.

Obrigada

Respostas

    C

    Carlos_1 Sexta, 27 de fevereiro de 2009, 8h13min

    Bom dia vendi uma moto no ano passado e a pessoa não passou para o nome dela
    e sumiu perdi o contato com essa pessoa gostaria de saber oque devo fazer
    e se posso bloquear o veiculo ate resolver essa situação

    R

    rodrigo_1 Quarta, 18 de março de 2009, 20h38min

    vendi um veiculo ha dois anos e perdi contato com o comprador este veiculo era financiado. Queria saber como faço para resgatar o veiculopara por ele em dia

    E

    Ezequiel_1 Quinta, 19 de março de 2009, 20h54min

    Tive uma multa de transito em outubro de 2007, em janeiro de 2008 recebi o IPVA, paguei o mesmo mas não a multa, em julho do mesmo ano o carro deu perca total em um incendio, não fui atras para dar baixa no chassis, quando foi janeiro de 2009 recebi o IPVA, agora comecei a correr atrás para baixá-lo, gostaria de saber se terei que pagar esse IPVA e se posso recorrer quanto a multa, pois já tive prejuízo dmais.

    E

    Ednéia g Sexta, 27 de março de 2009, 12h29min

    Olá,
    eu tbm estou enfrentando problemas com IPVA de um carro que não me pertence mais, vendi um carro em 2002, porém o recibo foi datado com o ano de 2003 - e agencia a qual vendi o carro não transferiu a documentação em seu nome e tbm vendeu o veiculo a terceiro, o mesmo tbm não transf, e não pagou nada do seu financiamento, o veiculo foi apreendido e o carro hj nem existe mais, foi para leilão como sucata, o fato é que eu só tomei conhecimento disso td em 2004, foi ai então que bloq. o veiculo na ceretran por falta de transferência, e agora a SEFAZ está me cobrando os IPVAs refer. ano 2003 e 2004, já entrei com recurso em 2006 e até agora não saiu nenhuma resposta!! e essa semana recibi uma carta me avisando que se eu não pagar até o final dos mês esses IPVAs meu nome vai p/ DIVIDA ATIVA
    pergunto: Eles podem fazer isso, mesmo eu tendo entrado com recurso, e aguardando decisão do mesmo? como eles podem fazer isso, se nem eles mesmos ainda não sabem o certo, se vai ou não ser deferido ou indeferido meu recurso...

    ou o que devo fazer? tem alguma maneira de não pagar isso?

    outra dúvida, multas tbm vão para divida ativa? pois a pessoa tbm tomou multas em meu nome(várias)

    Se alguem puder me ajudar agradeço, pois estou desesperada.

    N

    Natalia_1 Terça, 31 de março de 2009, 13h58min

    Meu carro foi apreendido em uma blits pela falta de pagamento do ipva de 2008 e 2009 , como faço para ter meu carro de volta?

    A

    Anna Pereira Lima Segunda, 13 de abril de 2009, 13h02min

    Tenho um problema não sei o que fazer: Caros amigos, tenho um caso de uma cliente e estou em dúvida. Advogo ha pouco tempo e estou necessitando de uma orientação para o meu caso. Vejamos, então: minha cliente, em set/06 vendeu seu veículo para um estacionamento. No ato, ela pegou nota fiscal e fez uma declaração em cartório (reconhecimento de firma), documento este que tenho em mãos. Porém, o estacionamento que comprou o carro não o transferiu para si e já o passou para a frente, e também não tansferiu a propriedade para os novos compradores. Desde então, minha cliente vem recebendo cobrança de IPTU de 2009, cobrança de multa de trânsito, efetuada pelo novo atual dono do carro, vez que o automovel encontra-se apreendido por estar sendo conduzido por um menor, filho do atual proprietário. Minha cliente se dirigiu até a loja para qual vendeu a moto e recebeu uma nota de saida do automovel, ja que a loja se nego a lhe entregar a nota de entrada. Tenho 2 doc em mãos, recibo e a nota de saída em nome de terceiro. Até hoje ela nunca recorreu de multa alguma. Somente agora me procurou. O que devo fazer? Penso que devo entrar com uma ação de obrigação de fazer para regular a situação do carro, desconsiderar a multa imposta até hoje e os pontos na carteira e pedir pra Fazenda estadual alterar a resposnabilidade pela divida do IPVA, finalmente, pedir danos morais. O que devo fazer senhores. Estou muito perdida. Segundo minha cliente, ela solicitou basta pedir ao juiz que expeça uma ordem para o proprietário do estacionamento para que este faça um ordem de entrada do automovel na loja, comprovando que ele adquiriu da minha cliente o carro. Só que esta pessoa se nega e fazer tal documento, mas ja em contrapartida fez uma nota de saida do carro.Na verdade ele não quer se responsabilizar por não ter efetuado a transferencia legal do automovel. O que devo pedir na ação? Ação de Obrigação de Fazer com pedido de indenização. Pedidos? emissão da nota de entrada do veiculo no estacionamento comprovando a aquisição? ou transferencia em nome da pessoa que esta atualmente com o veiculo? e quanto as multas e IPVA de 2009? Por favor me ajudem! Muito grata, desde já. Abraço a todos, Anna

    G

    grtecno® Domingo, 19 de abril de 2009, 3h12min

    pra quem ainda nao bloqueou o carro, e nao tem cópia autenticada do recibo,

    va ao cartorio que assinou o dut e peça uma certidao de comparecimento, e entregue no detran q esta licenciado o veiculo, junto com uma carta solicitando o bloqueio por falta de transferencia

    E

    eliane albuquerque gontijo Quarta, 06 de maio de 2009, 16h22min

    Boa tarde!! gostaria saber o que faco, pois vendi um veiculo para uma pessoa que vendeu p/ um terceiro, ele nao trasferiu o veiculo, o ipva esta atrassado, e o veiculo esta cheio de multas, eu nao consigo entrar em contato com o novo proprietario do veiculo, qual seria a acao indicada? ele bateu em outro veiculo, onde fugiu, a proprietaria do veiculo entrou com uma acao de conciliacao no juizados de pequenas causas, e o juiz bloqueou minha conta bancaria..

    A

    ANA PAULA GARCIA Domingo, 25 de julho de 2010, 16h35min

    Boa tarde

    preciso de ajuda!!! Comprei um carro em 2002, estava tudo certo. Quando vendi em 2003 apareceu uma dívida de ipva de 1997. Procurei o primeiro dono e ele estava resolvendo tudo com recurso na secretaria da fazenda. Peguei uma cópia do recurso, vendi o carro e esqueci. Agora, recebi uma intimação com 5 dias de prazo, dizendo que estou inclusa na dívida ativa e que devo 4.000,00. Fui ver o processo administrativo e descobri que foi julgado improcedente. Procurei o primeiro dono, ele disse desconhecer dessa decisão e que vamos resolver, mas e eu? Estou desempregada, fazendo curso prá prestar concurso público, já passei em um no cadastro reserva e não posso assumir, se for chamada. Me ajudem, pelo amor de deus!!!

    A

    airdoria Domingo, 09 de janeiro de 2011, 16h20min

    Gostaria uma orientação: Vendi um veiculo em outubro-2010, preenchi o documento para transferencia, reconheci a minha firma mas por descuido nao tirei xerox do DUT para dar baixa junto ao DETRAN-MG. Na epoca o comprador me pediu para fazer eu preencher o documento em nome do filho porque estava separando. Agora estou recebendo no meu endereço multas e o IPVA 2011 esta em nome. O pai não se encontra em um endereço incerto, mas o filho que judicialmente foi o comprador tenho contato com ele. Qual ou quais providencias as serem tomadas.