Boa Tarde Senhores! Estou com uma dúvida: Quando fui iniciar a construção de minha casa eu não tinha vizinhos, construi os muro laterais e fundos dentro de minha propriedade, ou seja, são meus. Segui as normas do contrato para a construção da casa, já que era um loteamento novo as regras devem ser iguais para todos, com nível da casa no mínimo a 50cm do meio fio, fiz a 60cm. o terreno era desnivelado para os fundos, então, tirei o que tinha de sobra na frente jogando nos fundos, aí nivelei. Agora iniciaram uma construção de sobrados geminados ao lado da minha casa, só que eles não nivelaram, deixaram o terreno do jeito que estava, também estão dentro do contrato, pois está acima dos 50cm. Com isso, o nivelamento dos fundos do terreno deles ficará uns 60cm mais alto que o nivelamento do meu, e pelo que percebi, eles não tem intenção de fazer nenhum arrimo para poder aterrar o terreno e não forçar meu muro, gerar umidade, etc... Além disso, do meu lado o muro está com 2mts de altura, e com esse aterramento deles, caso eles não façam nada, pro lado deles, o muro terá apenas 1,40mt. As perguntas são as seguintes: Tenho o direito de exigir que eles façam algum tipo de arrimo ou proteção para não prejudicar meu muro? Tenho o direito de pedir que construam um ou aumentem o meu muro pro lado deles para que não haja uma certa invasão de privacidade? Existe uma altura mínima para a contrução de muros? Quais providências posso tomar caso não haja acordo entre as partes? Desde já agradeço! Obrigado

Respostas

    L

    Luis Matos Sábado, 10 de novembro de 2007, 14h54min

    Marcelo, o que voce pode fazer é verificar se eles irão fazer aterramento junto ao seu muro. Caso vc perceba essa possibilidade, entre em contato com o vizinho. Não creio que o construtor irá fazer aterro diretamente junto ao muro do vizinho, porque ele sabe que trará problemas com brevidade. Com relação à altura do seu muro, voce é que terá que aumentá-lo, de acordo com as suas conveniências, pois como vc afirmou o muro está inteiramente dentro da sua propriedade, logo é de sua total responsabilidade. Não há altura mínima para construção de muros.

    M

    Marcelo Sirino Sábado, 10 de novembro de 2007, 15h03min

    Obrigado Luis! Eu tenho maior preocupação com o aterro, mas é fácil de resolver, faço algum acordo com eles. Outra coisa, eu estava lendo na Internet sobre cerca elétrica. No Brasil, pelo que li, não há nenhuma lei que diga que é permitido ou que é proibido, recomenda-se uma altura mínima de 2,20mt do primeiro fio, placas de advertência, choque tem que ser moral, nada de ficar passaros, bichos, pesoas grudados, voltagem alta amperagem baixa. Como o muro é meu, e está dentro de meu terreno, eu posso colocar cerca elétrica tomando como referência a altura do muro que está do meu lado pois está pra dentro da minha área, logo, eu passaria a responsabilidade para o construtor de aumentar o muro conforme necessidade, ou na verdade, ele teria que fazer o dele. Desde já agradeço novamente!

    O

    O. Marcassa Jr. Quinta, 25 de setembro de 2008, 16h31min

    ??? Gostaria de saber se existe alguma lei que diga que um muro entre vizinhos deva ser construido dentro do perimetro de quem está executando ou se por lei possa ser construido numa linha divisoria onde metade da largura di muro (aprox 5 cm) deva estar de um lado e a outra metade deva estar do outro lado ???
    obrigado
    Marcassa
    [email protected]

    M

    mel barua Sexta, 06 de fevereiro de 2009, 16h25min

    Gostaria de informações? A 4 anos construi minha casa, e o meu vizinho ja tinha construido sua residencia com os muros. So que no muro onde faz a divisa c/ a minha casa ele levantou sua varanda com elementos vasados. Agora ele esta implicando por que meu telhado é muito mais alto que sua varanda, e quando chove as gotas d'agua respingam no elemento vasado de sua varando criando assim moo. Gostaria de resolver esta situação, porque qdo construi a casa o vizinho ja morava e nos não ocupamos nem um milimitro de muro. Espero anciosa pela resposta. Obrigada.
    Mel
    [email protected]

    K

    Katian Segunda, 07 de junho de 2010, 15h44min

    Ola. Comprei um terreno onde a divisa dele(fundos e lateral), eh com outro terreno da Prefeitura Municipal. Quero construir o muro. A prefeitura deve de ajudar financeiramente? como deve proceder? Obrigada.

    P

    pupiladeshaddai Quinta, 30 de junho de 2011, 21h09min

    Meu vizinho construiu uma pequena casa na divisa de nossos lotes. Posso aproveitar a mesma parede para construção da minha cozinha? Ele nao me pediu autorizaçao e nem comunicou a Prefeitura.

    L

    Lana 2 Domingo, 24 de julho de 2011, 11h09min

    Olá, gostaria de saber se a lei de construção civil também diz q não posso construir um telhado terminando no muro q dá p/ a calçada do condomínio que moro, eu necessitaria de autoização por escrito dos condomínos?? Teria que ter mais de 50% de aprovação ou todos deveriam assinar?? E se eu colocasse uma calha encostada no muro na parte de fora( só a calha), estaria errado??

    O

    otavio leite machado Quinta, 02 de fevereiro de 2012, 9h32min

    Minha casa é antiga,é construida em cima do muro,o terreno do meu vizinho é mais baixo,e não tem muro,a terra esta escoando pro lado do terreno dele ,o alicerce da minha casa esta aparecendo,ele falou que não vai fazer o muro do lado dele,isso é legal?

    L

    LGC Quarta, 07 de março de 2012, 0h20min

    Meu vizinho construiu uma parede geminada com a parede da minha casa. Falta terminar o reboco e colocar as calhas. Ele diz que não consegue retirar a tábua que foi usada para fazer a coluna da parede dele e quer deixar lá. Ela está encostada na minha parede na parte mais alta, perto da cumieira, onde tem a estrutura do meu telhado. Com o passar dos anos essa madeira poderá ser foco de cupim e contaminar o telhado da minha casa? Ele vai ser obrigado a retirá-la?
    Não sei o que fazer. Por favor, me ajudem.

    N

    Neldson Terça, 04 de setembro de 2012, 11h08min

    Olá senhores,estou com um problemão,desde o inicio da obra eu tive problemas com um visinho do lado esquerdo sobre limites do terreno,o mesmo construiu um muro sem minha autorização que comessa na divisa de nossos terrenos (na parte dos fundos)e na parte da frente o muro invade + ou - 1.50 M do meu terreno sentido frente. Depois de alguns meses ele apareceu com notas de gasto do referido muro, me cobrando a metade do valor supostamente pago por ele, como na época nossos lotes não possuia titulo definitivo eu não pude fazer nada em relação a isso a não ser que eu partice para agreção. Gostaria de receber uma orientação para saber qual é o meu direito e dever em relação a esse caso.
    grato...

    L

    Luiz Carlos Bressam Terça, 04 de setembro de 2012, 17h14min

    Cada caso deveria ser colocado em um novo tópico. Façam isto para não correr o risco de responder um achando que é outro...

    I

    Ivan lee Domingo, 30 de dezembro de 2012, 10h09min

    O meu vizinho está construindo um muro do lado da minha casa.O muro vai ultrapassar a minha casa,gostaria de saber se o vizinho tem que rebocar o lado que para minha casa.

    F

    FJ_Brasil" Domingo, 30 de dezembro de 2012, 10h19min

    Ivan, se ele nao rebocar por acordo entre vcs....terá que rebocar por via judicial....vc vai precisar contratar um advogado

    R

    Representando Domingo, 30 de dezembro de 2012, 12h24min

    O Poder Judiciário está divulgando campanhas estimulando consciliações entre as parte!

    D

    Di (adriel ) Sábado, 12 de janeiro de 2013, 21h49min

    Olá,tudo bom! Comprei um terreno e iniciei a obra, ao fazer as medidas do lote, percebi que o vizinho tinha feito o muro dele na divisa dos lotes,só que não fez o muro por completo, perguntei ao mesmo se eu poderia fazer o restante do muro,ele não aceitou,ofereci ajuda e também não aceitou.Mais tarde discutimos a respeito do muro e ele disse que se eu quiser, que faça outro ao lado,não gostei resposta.Já que o muro estar na divisa dos lotes posso exigir judicialmente a derrubada do muro ?

    M

    moradora preocupada Sexta, 20 de setembro de 2013, 14h56min

    Comprei uma casa com a parede da cozinha quase na divisa do terreno (platibanda) com outro no fundo, mas agora vão construir e jogaram aterro ficando uma vala entre minha parede e o aterro, o dono do terreno disse que irá construir uma casa com parede encostada com a minha. O que devo fazer e exigir para que ele não construa uma parede sólida para o benefício próprio e a minha comece a ter infiltração e umidade? Quanto a vala que ficou o que ele deverá fazer?
    Grata

    D

    daivid Sexta, 20 de setembro de 2013, 15h07min

    Boa Tarde,
    Consulte um engenheiro ou um Pedreiro para ver o que pode ser feito para que não haja infiltração, em seguida converse com seu vizinho para ele tomar as devidas precauções.
    Senão, com base num laudo técnico, confeccionado por um Engenheiro Civil,entre na justiça, com uma Ação de Nunciação de Obra Nova, caso em que seu vizinho terá que parar a obra e sanar as irregularidades.

    W

    wemerson pereira da silva Quinta, 17 de outubro de 2013, 8h55min

    ola bom dia queria saber comprei um lote e aluguei um trator para planar esse lote,apos o serviço feito, um rapaz dono lote de cima venho ate mim dizer para eu fazer o muro de arrimo porque o serviço que fiz esta prejudicando o lote dele, sou obrigado a faze esse muro,ou temos que dividir as despesas por que esse muro de arrimo devera ser feito nas divisas?

    F

    fabiano Segunda, 05 de janeiro de 2015, 15h31min

    tenho um vizinho que comprou um terreno ao lado de minha casa na epoca eu ajudei a pagar a construçao desse terreno agora ele alega que eu nao posso construir.

    M

    Maria sonia Terça, 06 de janeiro de 2015, 6h30min

    Bom dia !Preciso muito de uma informação ,quando comecei a construção da minha casa ,eu não tinha vizinhos aos lados e problemas com barranco.Um senhor resolveu cortar as arvores nativas e na época deu justiça e tudo depois de 4 anos o problema foi parcialmente resolvido,porém o terreno ficou perigoso em alguns trechos.Na época quando soube que teríamos um vizinho com animais,coloquei correndo um muro de placa,sozinha.Porém com o passar do tempo ,o muro começou a despencar em alguns pontos,resolvi fazer um muro de contenção ,porém o vizinho alem de não ajudar ,esta me ameaçando ,perdas morais por que umas terras caíram na sua grama ,estou fazendo o muro antes da divisa ,apenas substituindo por um mais seguro,orientação da própria prefeitura .Ela nunca me ajudou em nada ,posso ser processada ,por fazer um muro de contenção sozinha e obra extremamente necessária.Me ajudem por favor .