eu e minha esposa agora ex. decidimos nos separar e colocamos os papeis no advogado em maio de 2007 para dar inicio na separação agora o juiz deu a sentença mas agora so pegamos a Certidão de casamento com averbação de separação o que eu gostaria de saber é que se ja posso me casar novamente ou preciso ter a Certidão de divorcio?e se preciso quanto tempo preciso esperar para pegar a Certidão de divorcio???? por favor alguem pode me explicar?muito obrigado [email protected]

Respostas

    A

    Aliana Maria Rosa Segunda, 18 de agosto de 2008, 21h50min

    quem puder responder acima eu também to com a mesma duvida

    R

    Raquel Amboni da Cunha Terça, 19 de agosto de 2008, 14h27min

    Funciona mais ou menos assim:

    Se o casal está separado de fato há mais de dois anos, pode dar entrada no "divórcio direto".
    Se porém, a separação de fato ainda não completou dois anos, então deverá dar entrada na separação judicial, como foi o caso presente.

    Com a decretação da separação judicial, após um ano já se pode dar entrada na "ação de divórcio".

    Lembre-se que, se não houver mais bens para partilhar, e se nao houver filhos menores, pode-se fazer o divórcio diretamente em cartório de títulos, através de advogado, por meio de uma escritura pública. É muito mais rápido o divórcio em Cartório. Basta juntar a documentação, entregar ao advogado que fará a petição, levar ao cartório, pagar a taxa cartorária, agendar um horário no cartório para a lavração da escritura, levar duas testemunhas e pronto. Aí, com a escritura pública de divórcio, basta levá-la ao Cartório de Registro Civil e fazer a averbação da Certidão de Casamento.
    Isso tudo pode levar apenas uns 15 dias, dependendo da disponibilidade da agenda do cartório.

  • -1
    F

    francisca f sousa Sábado, 30 de maio de 2009, 17h46min

    Eu estou me divorciando, gostaria de saber o seguinte, só quem pode pegar á averbaçao sou eu, ou outra pessoa pode tirar pra mim e mandar, porque para eu fazer isso tenho que viajar para outo Estado, e no momento estou com dificuldade

    M

    monica magalhaes Quinta, 20 de maio de 2010, 9h41min

    Eu também quero saber se outra pessoa pode buscar a certidao averbada de divorcio. O porcesso ja encerrou ha tres anos, e foi em outra cidade.

    G

    GLC Quinta, 20 de maio de 2010, 9h46min

    Qualquer pessoa poderá pegar a Certidão em Cartório. Mas para que seja feito isso é necessário que o Madando de Averbação já esteja nas mãos do escrivão ou a pessoa indicada leve até o Cartório.

    M

    Mayala Quarta, 10 de novembro de 2010, 13h36min

    Entrei com o processo de divórcio que já foi julgado, porém ainda não averbei na cidade onde casamos, ainda dá pra cancelar? Na verdade estamos juntos novamente e gostariamos de voltar ao casamento.

    G

    GLC Quinta, 11 de novembro de 2010, 9h46min

    Não. Deve fazer a averbação de Divórcio e com a Certidão fazer um novo casamento.
    Boa sorte.

    P

    Paulabart Quinta, 28 de abril de 2011, 20h56min

    Quando me separei o que me deram foi a escritura do divórcio, e agora preciso da certidão averbada, como faço? É só ir ao cartório onde casei? e quanto tempo leva?

    G

    GLC Quinta, 28 de abril de 2011, 21h39min

    Terá que comparecer em Cartório para fazer averbação do divórcio. Dependendo do cartório pode sair até no mesmo dia ou dois.

    P

    Paulabart Quinta, 28 de abril de 2011, 21h51min

    Não preciso ir ao outros cartórios não, só no que casei?

    G

    GLC Sexta, 29 de abril de 2011, 9h43min

    Só no cartório em que casou.

    A

    Anita41 Segunda, 02 de maio de 2011, 6h54min

    Gostaria de saber se posso pegar a averbação ,após o divorcio, em qualquer cartório?

    G

    GLC Segunda, 02 de maio de 2011, 9h17min

    Não. Só poderá pegar a averbação no cartório onde houve o divórcio.

    P

    prenda-me se for capaz Segunda, 02 de maio de 2011, 9h39min

    O divorcio foi no forum então a certidão de casamento com averbação de divórcio é retirada no cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da cidade do forum

    G

    GLC Segunda, 02 de maio de 2011, 10h18min

    A averbação será feita no Cartório onde se casou.

    T

    thatiana santos Sábado, 04 de junho de 2011, 10h50min

    Olá, bom dia, gostaria de fazer uma pergunta, moro com uma pessoa ha 4 anos, e agora saiu o divorcio dele, mas ele não tem tempo de buscar na semana e ele me disse que lá não abre aos sabados, ( moramos em Campinas e a cidade do cartorio é Capivari- sp )gostaria de saber se é possivel eu pegar a certidão de divorcio no lugar dele? e se pode o que é preciso fazer ?

    J

    jeesus Suspenso Sábado, 04 de junho de 2011, 10h59min

    meus filhos pra que casar,agora ta vendo,rese pra mim.

  • -1
    F

    fran-chika Terça, 12 de julho de 2011, 15h52min

    sim,e so vcs procurarem um cartorio mais proximo,e fazer uma procuracao,com a assinatura dele te dando o poder de representa-lo.

    D

    Dama da noit Sábado, 03 de março de 2012, 19h59min

    Olá, Boa noite tenho um problema com relação ao meu divorcio e ninguem sabe me dizer como proceder... fizemos o divorcio no cartório aqui no Rio e os documentos ficou com meu ex esposo para mandar averbar...preciso da averbação e ele não quer me ceder,tenho que regularizar meus documentos...eu moro no rio e nos casamos em belem do pará,não tenho parentes nem amigos lá e nem condições para viajar até lá no momento,a unica coisa q tenho é a certidão de casamento...como devo proceder para conseguir essa certidão com averbação???
    desde já sou grata