Por favor, preciso de esclarecimento sobre o assunto. Moramos com minha mãe que é viúva e temos um imóvel sem a escritura. O único documento que temos é o contrato de compra e venda, onde o imóvel está devidamente quitado. Como devemos proceder pra que minha mãe adquira a escritura? Muito obrigado, DEUS abençoe pela ajuda, Fernando.

Respostas

    A

    Adv. Antonio Gomes Quarta, 30 de janeiro de 2008, 12h44min

    Encontrar o vendedor e lavrar a escritura defenitiva, não sendo encontrado deve constituir uma advogado para demandar a competente ação de adjudicação compusória, caso confirme ter plena e rasa quitação do bem.

    Segue uma orientação chinesa :

    Lembre-se de cavar o poço bem antes de sentir sede.

    Fui.

    J

    jose renato nascimento Quinta, 12 de março de 2009, 21h08min

    EU TENHO UMA CASA QUE FOI FINANCIADA,EM 1981 AGORA ESTA QUITADA PELA LEI QUE NA EPOCA A PRESTAÇÃO ERA MUITO BAIXA ,AI O GOVERNO QUITOU TODAS AS DIVIDAS,SO QUE NÃO TENHO A ESCRITURA DE COMPRA E VENDA SO TENHO A IPOTECA E ESTA AVERBADA EM CARTORIO,AGORA QUERO VENDER POÇO VENDER SEM A ESCRITURA.

    A

    Adv. Antonio Gomes Quinta, 12 de março de 2009, 22h41min

    Deve providenciar a baixa da hipoteca, uma vez resolvido poderá vender legalmente. Com a certidão de ônus comprovando ser o proprietário do imóvel e sem prenotação o cartório lhe dirá o caminho caso seja necessário a escritura, uam vez que tal escritura se encontra registrada em um cartorio de titulo e documentos e por isso poderá solicitar uma segunda via. Na certidão de ônus reais consta o cartório, livro, folha, etc.... sobre a tal escritura.

    Ok.

    S

    sergio viana de souza Sexta, 13 de março de 2009, 10h47min

    Bom Dia!

    A minha Duvida é!
    Como faço pra adquirir a Escritura de um Imovel, sendo que moro em uma Residencia há mais ou menos 16 anos sem Escritura nenhuma, apos a separação do meus Pais, ele(Pai) foi morar em outro lugar, Levando consigo: Um Carro, Uma Moto, e objetos Pessoais. Dizendo:"A Casa é Sua, Viverei em paz Sozinho".
    Adquirindo outra Casa sem Escritura, Retornou pra negociar a Casa querendo a Parte Dele.
    Queria Saber! -Ao Passar na Prefeitura Tenho a Possibilidade de Conseguir a Escritura do Imovel?

    G

    gustavo luiz dias de souza Sexta, 13 de março de 2009, 11h37min

    Talvez, no seu caso, a melhor opção será a impetração de uma ação de usucapião por um advogado.

    S

    Salma Alves Quarta, 01 de abril de 2009, 20h51min

    ola
    quais as certidões que prescisam ser tiradas para lavrar a escritura de um imovel?sei q tem a do IPTU e mais duas quais são?e onde consigo?
    Obrigada

    A

    Adv. Antonio Gomes Quarta, 01 de abril de 2009, 21h39min

    O cartório ou o despachate deste lhe informará com precisão.

    J

    jose roberto de souza Sábado, 25 de abril de 2009, 21h13min

    minha mãe faleceu e não nos falou aonde ela deixaria a escritura de casa e nós não temos a escritura e nem o numero da matricula , como devo fazer? consigo a 2° via pela internet? por favor preciso de resposta.

    A

    Adv. Antonio Gomes Sábado, 25 de abril de 2009, 22h43min

    Comparecer ao cartorio de registro de imóveis da área e requerer uma certidão de ônus, lá encontrará todos os dados do cartorio 9livro folha etc ) onde ele lavrou a escritura

    C

    Cida_1 Quarta, 29 de abril de 2009, 16h37min

    Olá! Moro em uma casa alugada há 4 anos, perdemos o contato com o proprietário da casa, resolvemos deixar de pagar o aluguel (para que ele pudesse entrar em contato conosco) mais ele nunca mais apareceu isso já 3 anos. Como faço para entrar com usocapião? Se eu conseguir entrar com usocapião, eu consigo a escritura da casa? Como procedo?
    Obrigada

    A

    Adv. Antonio Gomes Quarta, 29 de abril de 2009, 18h45min

    A situação não permite usucapião, além da ausência de prazo legal. O melhor é continuar desta forma e deixar o tempo correr.

    D

    Djalma Quarta, 29 de abril de 2009, 18h56min

    Caso o imóvel tenha 250m² ou menos, a partir de 5 anos poderá entrar com uma ação de usucapião especial urbano.

    A

    Adv. Antonio Gomes Quarta, 29 de abril de 2009, 19h31min

    Boa fé em imóvel oriundo de contrato de locação!!!!

    L

    ludmilla rios santos Quarta, 29 de abril de 2009, 19h36min

    Como posso me castratar no cadúnico?

    P

    Patricia Teixeira Lucas Sexta, 01 de maio de 2009, 1h29min

    Estou querendo comprar uma casa que foi construida no terreno da prefeitura, não tem nenhum documento exeto o documento de compra e venda,(NO caso será lavrado) gostaria de saber se há alguma possibilidade de eu conseguir a escritura desse imovel,e quanto ficaria e se eu vou precisar de advogado???
    Desde ja agradeço|!

    A

    Adv. Antonio Gomes Sexta, 01 de maio de 2009, 2h19min

    Tude indica que deseja adquirir uma transferência de posse com benfeitoria. O caminho é procurar orientação apresentando a documentação em qualquer cartório de notas e na prefeitura do local, isso se não poder consultar pessolmente um advogado para verificar o caso concretro para lhe fornecer um parecer com segurança juridica.

    P

    Patricia Teixeira Lucas Sábado, 02 de maio de 2009, 15h46min

    MAs há alguma possibilidade de eu conseguir a escritura,pq a casa que eu resido no momento não tinha mas eu mandei fazer ano passado num iventario, e não faço a menor ideia de quando sai, e alguns vizinhos proximos da casa que quero comprar tem escritura.Se eu ir na sub prefeitura adianta alguma coisa!?

    A

    Adv. Antonio Gomes Sábado, 02 de maio de 2009, 18h54min

    Alguma coisa, sim.

    E

    edson castilho Segunda, 04 de maio de 2009, 2h56min

    tenho um imovel que comprei há 10 anos, com planta registrada na prefeitura, obra regularizada (mas não tenho a escritura- somente contrato de compra e venda registrada em cartório e sou proprietario de 50 % deste imovel os outros 50% o proprietario faleceu -ficando somente a viúva) este imovel já esta desmenbrado na prefeitura ( no carne de iptu) como consigo desmenbrar e conseguir a escritura deste imóvel.Quase todos os meus vizinhos ja conseguiram as suas escrituras pela justiça por que a construtora que vendeu este loteamento já nao existe mais para assinar a escritura tenho todos os carnes de iptu e recibos de pagamento do terreno.

    A

    Adv. Antonio Gomes Segunda, 04 de maio de 2009, 18h28min

    Concluir o inventário da parte da do proprietário falecido. A pós adquirir essa parte inventariada, demandar com a ção de adjudicação compusória considerando o desaparecimento da construtora.

    Em resumo, sem advogado não resolve a questão, portanto, deve constituir um para que ele defina o melhor remédio juridico a ser aplicado ao caso.