L

    Larissa_1 Quinta, 04 de dezembro de 2008, 20h16min

    oi! eu comprei um terreno de posse, mas fiz um contrato particular de promessa de cessão de direitos e transferência de direitos possessórios, posso perder o terreno ou posso considerar meu e conseguir legalizalo?

  • -1
    E

    EDUARDO DAVID Segunda, 16 de fevereiro de 2009, 18h54min

    Comecei a construir em 1999. E me casei 2003..Tenho telefone e luz no meu nome...Como faço para legalizar o terreno?Posso pagar o carne do iptu mesmo estando em nome de outra pessoa?

    J

    Joana Darc Vitória da Silvac Vitória da Silva Sexta, 20 de fevereiro de 2009, 11h10min

    Quais são as conseqüências de adquirir imóvel cuja posse ainda não foi efetivada pela prefeitura?

    C

    Carlos Leite Sexta, 20 de fevereiro de 2009, 11h16min

    Dna. Adriana Maria Machado | Rio de Janeiro/RJ. Desde quando a Sra. reside no Imóvel?

    C

    Carlos Leite Sexta, 20 de fevereiro de 2009, 11h21min

    Dna. Larissa_1 | SUZANO/SP, de quem a Sra. comprou, esse vendedor ainda está vivo?
    Sr. EDUARDO DAVID | DUQUE DE CAXIAS/RJ: O sr. DEVE pagar o IPTU, e, como tem tudo no seu nome, paça USUCAPIÃO na Justiça, procure um Advogado.

    K

    Kellen Marques Domingo, 29 de março de 2009, 22h54min

    oi! eu sou possário de um terreno, mas fiz um contrato particular de promessa de cessão de direitos e transferência de direitos possessórios, posso perder o terreno ou posso considerar meu e conseguir legalizalo? Quando construi nele para mimmorar ele estava todo atrasado,iptu,tinha tres adverencia por falta de limpeza e onze anos sem pagar iptu.gostaria de saber como faço para resolver essa situação.Obrigado!

    C

    Carlos Leite Segunda, 30 de março de 2009, 8h37min

    Sra. Kellen, caso a Sra. ainda tenha contato com o antigo vendedor é só comparecer ao Cartório de Registro de Imóveis da sua cidade jnto com ele a fazer uma Escritura Pública de Venda e Compra. Caso não saiba mais aonde le se encontra, peça Usucapião do Imóvel, procure um Advogado e boa sorte!

    K

    Kellen Marques Segunda, 30 de março de 2009, 11h54min

    Olá gostaria de saber como faço para pedir usocapião de um terreno,cujo eu entrei nele paguei todos impostos e a onze anos o propietário nunca apareceu estava abandonado,minha dúvia é o seguinte como faço para escriturar ele em meu nome,porque eu já tenho uma escritura pública de venda e compra da pessoa que me indicou o terreno par mim morar e paguei os onze ano de iptu atrazado regularizei ele,mas estou com dúvidas quanto a isso.Oque faço diante dessa situação?Obrigado pelas opiniões!

    E

    elizabeth dos santos alves Segunda, 25 de maio de 2009, 21h32min

    oi , minha bisavó ganhou um terreno, nele ela teve três filhos dentre eles ,leda minha avó paterna ,todos moravam no terreno , após óbito da minha bisa, também da minha avó ; meu pai morou com sua tia , meus tios e primos no terreno tambem`construiram, meu pai se casou e separou de minha mãe ,já separados em 1993 minha foi convidada pela tia dele a construir no terreno pois moravamos de aluguel;sendo um imovel de 2 andares , no primeiro andar seria a casa da minha mãe ; no segundo o genro de lizete ; a mão de obra era deste genro e o material de construção da minha mãe, em 2000 a obra parou por ambas as partes por questões financeiras , e assim até 15 dias atras que lizete deu a construçõa para um primo meu sem fazer acordo com minha mãe ,alegando que nós não temos direito, sendo meu pai neto de quem recebeu o terreno isso é correto? não existe documentação do terreno o que faço? aqui temos uma associação de moradores onde foi feita uma posse mediante apresentação de notos fiscais,a casa esta em ponto de lage meu primo não chegou a construir nada,mediante ao documento da associação essa tia relatou ter entrado com pedido de certidão do terreno só para ela e seus herdeiros tirando o direito do restante da família isso é possi´vel?, disse que o processo está a 10anos e ninguém da família sabia ,mas falou que ainda não consegui e que um oficial de justiça iria vir ao terreno dar posse a quem mora mas estou desesperada porque a obra está inacabada , tenho medo deles colocarem no nome deles e meus pais fiquem sem direitos ,já que os mesmo estão atualmente casados e morando de aluguel, o meu primo não quer retirar o material do imovel, issso é invasão? gente estou precisando muito de uma orientação desde agradeço elizabeth santos

    S

    Sergio Segunda, 15 de junho de 2009, 14h02min

    A Minha mãe já mora em um terreno a mais de 30 anos mas outras pessoas que moran no outra parte do terreno queren tomar o terreno dela pelo simples fato que eles pagaran o IPTU do terreno , e o contrato de compara em venda esta no nome de outra pessoa que e parente das pessoas que queren tomar o terreno da minha mãe , o único documento que minha mãe tem para comprovar que ela mora lá e só a conta de água ( Sabesp) .
    Será que a minha mão tem alguma chance de ficar com a parte do terreno que ela esta morando ?

    V

    Venus Cardoso Campos Terça, 23 de junho de 2009, 3h58min

    Gostaria de obter resposta para minha dúvida. Estou de posse da chave de um apto. frente ao meu há 15 anos e ninguém aparece, já que é um espólio e a viúva ninguém sabe. A chave me foi dada pelo advogado da imobiliária através da qual o imóvel era alugado. O apto não consta mais dos computadores da mesma. Nem o advogado é mais encontrado. Cabe aí a usucapião? Como proceder?
    Meu marido pagou as taxas de incêndio 2006, 2007, 2008, 2009. O iptu é isento. Que taxas mais terei de pagar e qual o caminho que devo seguir para ter a posse legal deste imóvel (qto, s,c, b). O apto. está se deteriorando e pode-se dizer que só tem as paredes. Uso para estender roupa e coloquei alguns pertences meus lá. Procuro cuidar como posso, lavando, varrendo, abrindo as janelas para o sol entrar. Existem contas de água e luz atrazadas que pretendo pagar. E depois o que faço? Quero esclarecer que sou uma usuária e não uma profissional da justiça. Obrigada pela atenção.
    Por favor, srs. advogados, me ajudem.

    I

    igor da silva Terça, 08 de dezembro de 2009, 18h18min

    oi amigos gostaria de saber como faço , no caso do meu terreno que é no morro

    ele esta com o IPTU isento , e foi desmembrado a parte que me pertence , não tem ninguém que confronte comigo o mesmo , sabem que eu comprei do senhor que ja morava nele a mais de 40 anos e estava usucapindo o terreno , quando ele me vendeu me passou um documento registrado na associação de moradores , como testemunha assinou o presidente da associação , sendo que não deu tempo de registrar em cartório o documento do antigo dono passando o terreno pra min, por que ele faleceu , possuo a planta desmembrada do terreno original da prefeitura , o tal documento , e registro na associação de moradores como dono .

    pergunta-se , qual medida devo tomar diante do estado pra que este venha ser meu legalmente ?

    C

    Carlos Leite Quinta, 10 de dezembro de 2009, 12h21min

    Desde quando o senhor detém a posse do imóvel e qual o documento que o tem?

    A

    Anna- Quinta, 10 de dezembro de 2009, 12h35min

    Carlos Leite,

    tenho dúvida no seguinte caso:

    A era inquilina de B, que pretendia desocupar o imóvel locado, procurou C e informou que estaria desocupando o imóvel, efetuara algumas benfeitorias no local e pretendia vender essas, já que é imóvel comercial. C se interessou pelo negócio, e disse ter interesse, A informou telefone de B para concluir a transação, fizeram contrato de compra e venda de benfeitorias (com anuência de B), bem como o de locação entre C e B. Passados alguns meses B descobre q o imóvel não pertencia a B, que lhe foi apenas concedido autorização para ocupação, pois é terra da União.
    O que fazer?
    Se puder opinar
    Grato

    Neila Oliveira

    Neila Oliveira Sexta, 27 de fevereiro de 2015, 22h38min

    como faco para ter uma escritura de um contrato particular de cessão de posse e venda, ja q o msm não me da garantia? eu corro risco de perdê-lo??

    R

    Rafael F Solano Sexta, 06 de março de 2015, 1h15min

    Posse é isso mesmo, é incerteza, é mera ocupação, vc nunca vai ter a propriedade do bem, só a posse por o estar ocupando.

    Sugiro levantar junto ao cartorio do RGI a situação real da área, se for pública a ocupação é indevida.

    Cinthia Andrade

    Cinthia Andrade Quarta, 17 de junho de 2015, 20h03min

    Olá, gostaria de tirar uma duvida, na frente da casa da minha vo tem um terreno, que esta abandonado a mais de 13 anos,minha familia ja utiliza como quintal.. garagem, porem ele nao esta murado,tentei achar o dono para comprar, mais nada, fui ate o cartorio e nao consta documentação, fui ate a prefeitura e nao consta nada, pois o terreno era um so que o antigo dono fez alguns lotes e fez a venda com papel de compra e venda, como deve proceder.. queria murar porem tenho medo, do que possa vir pela frente.se eu guardar as notas e fotos do bem que fiz ao terreno, e o dono aparecer ele me reembolsa ? ou ate mesmo me vende ?

    R

    Rafael F Solano Quarta, 17 de junho de 2015, 23h06min

    "fui ate o cartorio e nao consta documentação, fui ate a prefeitura e nao consta nada, pois o terreno era um so que o antigo dono fez alguns lotes e fez a venda com papel de compra e venda, "

    Afinal, consta ou não consta um proprietário??? Se lá diz que o dono loteou, é porque tem um dono!!!!!

    O que diz a prefeitura sobre a área?? É privada ou é publica?? Vá ao cartório e peça (e pague) certidão de ônus reais, lá constará o nome dos donos e se consta alguma pendenga que pese sobre o bem.

    M

    maria leles Quarta, 07 de outubro de 2015, 15h22min

    uso um terreno e nunca foi encontrado o dono posso pedir a posse dele?
    como faço?

    R

    Rafael F Solano Quarta, 07 de outubro de 2015, 18h55min

    Vc procurou o dono aonde??? Foi no cartório saber o nome dos proprietários?? Foi na prefeitura saber se pesa alguma divida sobre o terreno, e confirmar que ele não é área publica??