Meu marido completou o ensino fundamental (1º grau) em 1998 foi dada à mãe dele a 1ª via do histórico escolar. Hoje, em 2008, ele está precisando da 2ª via, pois sua mãe perdeu, e quando ele foi pedir o colégio informou que a mãe dele não tinha quitado oa últimos 6 meses em 1998 e que somente forneceria a 2ª via caso ele pague esses 6 meses. Meu marido quer entrar na faculdade ainda esse ano, mas o colégio na qual ele cursou o ensino médio (2º grau) está exigindo à ele o histórico do 1º grau. Esses 6 meses já não prescreveu ? Afinal já se passaram 10 anos e o colégio nunca cobrou nem propôs ação. Devo entrar no JEC e pedir uma tutela antecipada ? Gostaria de sugestões. Obrigada, Roberta.

Respostas

    M

    Maria da Penha Cavalcante Barbosa Sábado, 26 de abril de 2008, 16h11min

    entendo que vc deva impetrar um MS com antecipação de tutela

    I

    Ilton Barreto da Motta Sábado, 26 de abril de 2008, 19h17min

    a negativa em fornecer o documento é ilegal, por isso entre com ação de obrigação de fazer com tutela antecipada. só um lembrete: em mandado de segurança não existe a tutela antecipada, mas sim liminar.

    D

    Deborah Malacrida Domingo, 27 de abril de 2008, 21h28min

    Deborah Malacrida
    São Paulo/SP
    procedimento totalmente ilegal da instituição de ensino, e assustador o descaso do MEC em relação a resposta ao público.,entre com mandado de segurança em caráter liminar.

    D

    Deborah Malacrida Domingo, 27 de abril de 2008, 21h38min

    Deborah Malacrida
    São Paulo -SP

    Voçê deve intentar mandado de segurança em caráter liminar.

    D

    Deborah Malacrida Domingo, 27 de abril de 2008, 21h39min

    Deborah Malacrida
    São Paulo

    Desculpe, erro de digitação o nome correto é MANDADO!!

    M

    MERCIA REGINA POLISEL Terça, 24 de junho de 2008, 12h11min

    E no caso de precisar de uma 2ª via do histórico de curso concluído em escola estadual? Como proceder? A escola alega que já entregou o original e não possui registros para emissão da segunda via. A quem podemos recorrer?

    W

    willma f. melo Sábado, 22 de novembro de 2008, 9h41min

    Bpm dia!!

    O meu problema é semelhante o do marido da Mercia, que a escola alega que ja entregou o historico e nas anteriores, que por acaso fui pra fazer um novo, alegam que ta faltando notas do primario,. Enfim, preciso de um historico pra continuar os estudos, o quie deve fazer? willma

    W

    willma f. melo Sábado, 22 de novembro de 2008, 9h41min

    Bpm dia!!

    O meu problema é semelhante o do marido da Mercia, que a escola alega que ja entregou o historico e nas anteriores, que por acaso fui pra fazer um novo, alegam que ta faltando notas do primario,. Enfim, preciso de um historico pra continuar os estudos, o quie deve fazer? willma

    M

    Marisa Sábado, 22 de novembro de 2008, 13h01min

    Olá a todos

    Com risco de ser "cruxificada" pelos colegas do fórum, minha opinião é que você deve aproveitar a ocasião e pagar a dívida, porque escolas particulares sobrevivem às expensas do aluno e com certeza os professores foram pagos, e consequentemente o dinheiro saiu do bolso de alguém.

    Eu sei que muitos argumentarão que o prazo de cobrança já prescreveu (eu acho), mas estou falando de ética e não de leis.

    Abraços

    F

    Fernanda_1 Terça, 20 de janeiro de 2009, 11h25min

    Hallo, me chamo Fernanda completei 1991 o ensino Medio (2 grau supletivo) No Colegio Marinho Nunes (Tanque) Rio de Janeiro,na epoca, a secretaria me disse que no proxima semana o Historico escolar ficaria pronto mas da Noite pro dia o Colegio fechou com todos os meus documentos escolares inclusivel do 1 ° grau ; ainda existe chance de tirar a 2° via ou perdir tudo ?!!! quen possa me ajudar?!
    Obrigada

    A

    Almir Terça, 20 de janeiro de 2009, 21h56min

    1-Vá até a Rua da Ajuda, 5 (antigo Banerjão no centro do Rio, próximo Av. Rio Branco, esq. rua Nilo Peçanha, em frente ao metro Carioca), e protocole um pedido de segunda via do Histórico Escolar;

    2-Aproveite para pedir o Certificado de Conclusão do 2o grau que é tão ou mais importante;

    3-Sua região é CR25, Metropolitana X (Rua do Matoso, 254 Rio Comprido-3 quarteirões da Praça da Bandeira). Leve o nome completo do seu colégio, endereço, anos e séries que cursou, e xerox de todos os documentos possíveis e imagináveis, inclusive certidão de nascimento de seu tataravô.

    4-Reze. Se o colégio não entregou o arquivo completo para a Secretaria de Educação, cupins, goteiras, etc. ... você perdeu seu segundo grau.

    R

    Reynaldo_1 Quinta, 29 de janeiro de 2009, 6h22min

    Olá,gostaria de saber se alguém pode me ajudar.
    Estou precisando urgentemente da 2via do meu historico escolar e nao sei como proceder.
    Eu moro em Florianopolis e a escola onde está meu historico fica na região sul de São-Paulo.
    Uma outra informação é que na verdade essa escola deixou de existir a uns 2 ou3 anos e preciso do historico URGENTEMENTE para apresentar na empresa onde trabalho e também para dar continuidade aos neus estudos.muito obrigado.

    W

    william_1 Segunda, 02 de fevereiro de 2009, 2h47min

    Estou procurado meu pai arenaldo dias de oliveira, se alguém soube noticias por favor me comunique [email protected]

    L

    Larissa Terça, 03 de fevereiro de 2009, 17h25min

    Olá!
    é o seguinte, perdi meu histórico escolar.
    E a escola não está querendo fornecer a 2ª via. Alegam que tenho que anunciar no jornal sobre a perda do histórico e aí sim ir até lá pra eles pedirem a 2ª via. Mais esse anuncio vai me custar r$ 212,00
    é certo eles fazerem isso? Ou são obrigados a me fornecer a 2ª via?
    escola estadual

    Pq 212,00 reais é dinheiro, por um único anúncio

    R

    Roberto Dutra_1 Sexta, 13 de fevereiro de 2009, 11h52min

    Olá,

    Compartilho da mesma opinião da Marisa Marta Sanchez. Nosso país só terá uma chance se formos éticos. Tem que parar com esse negócio de levar vantagem. Se a escola forneceu o serviço, tem que receber pelo serviço. As pessoas deveriam ter vergonha em ficar buscando alternativas/justificativas para não pagar.

    E

    Evilázio Gonçalves de Oliveira Sábado, 21 de fevereiro de 2009, 10h10min

    HISTÓRICO ESCOLAR - Negar, está virando mania. O MEC deveria, na minha opinião, centralizar numa de suas páginas, os históricos de todos os alunos. e dar facilidade ao acesso. Já que nas escolas não se consegue, quase, mais nada. Hoje, está se complicando tudo. Desburocratizar? (=Emburrocratizar) ah,ah, rs. - Muita gente não quer trabalhar, não facilita nada para niguém e o aluno que se dane... (Seus salários caem, na conta). Do jeito que vão as coisas estamos perdidos. E tem mais: não tem a onde reclamar. Impetrar na Justiça, uma ação, não é tão simples... A VÍTIMA, muitas vezes presisa de tempo e dinheiro e, frente à essa dificuldade, acaba "deixando pra lá"... - Sem querer, contribui com o aumento da "pilantragem". - Se o MEC tem isso pronto, eu não conheço e gostaria que se alguém conhecesse me informasse.
    Grato Evilázio

    M

    Marisa Sábado, 21 de fevereiro de 2009, 16h19min

    Oi Evilazio

    Você notou que nós não estamos falando em entregar o histórico a um aluno, mas sim em entregar UMA SEGUNDA VIA DO HISTÓRICO, a um aluno que continua inadimplente? o caso aqui é: NÃO PAGOU, ESTUDOU E CONTINUA DANDO RE-TRABALHO.

    Não entendo porque você acha uma boa idéia nós sobrecarregarmos um orgão público com isso. Até porque esclareço a quem não é da área: até o término do ensino fundamental a responsabilidade prioritária é do Municipio; ensino médio do estado e superior da união.

    Vamos gastar recursos para disponiblizar a 2ª via do histórico a quem perdeu a primeira via ou vamos, coerentemente, dizer que quem precisa de uma segunda via de documento regularmente entregue que pague por ela? Porque digam o que disserem, existem escolas públicas de bom padrão pedagógico. Se eu optar em colocar meus filhos numa escola particular, abrindo mão do serviço público, é justo que eu pague por isso, não é mesmo? Afinal, existe sim vaga para todos os brasileirinhos nas escolas públicas.

    K

    katia figueredo dos santos Segunda, 16 de março de 2009, 15h52min

    Deveria ter um banco de dados aonde pudéssemos buscar este tipo de serviço, mesmo q tivéssemos q pagar algum tipo de taxa. Tb estou precisando do meu...concluí o ensino médio em 98 e preciso pra fazer inscrição numa outra entidade.
    Será q uma declaração da escola dizendo q concluímos o curso, serviria só pra fazer a inscrição...já q fui informada q leva-se dois meses para sair a 2ª via.

    K

    katia figueredo dos santos Segunda, 23 de março de 2009, 20h58min

    Solicitei a 2ª via do meu histórico escolar na escola em que concluí o ensino médio. A funcionária me forneceu uma cópia do histórico, e disse q iria fazer o pedido da 2ª via, porém, disse q demoraria de 60 a 90 dias para chegar. Perguntei se não tinha q fazer um pedido por escrito e levar algum tipo de protocólo, ela disse q não precisava, q ela já iria providenciar...voltei pra casa com a pulga atrás da orelha, pois é a minha palavra contra a dela...e se no tempo "estabelecido" meu histórico não estiver pronto...a quem devo recorrer?? Como me certificar se realmente demora tudo isso mesmo pra ficar pronta uma 2ª via??
    Será q alguém poderia me dar uma luz?

    Grata

  • -1
    E

    Elaine Yokoyama Domingo, 26 de abril de 2009, 12h40min

    Gostaria de uma informacao, conclui o segundo grau no bairro do Belenzinho em Sao Paulo e preciso da 2 via do historico escolar mais infelismente nao moro mais em Sao Paulo e nao consigo achar nenhum documento com o nome da escola, tem como eu tirar a 2 via a onde?
    Atenciosamente.