Sou Português, moro em Portugal e gostaria de comparar um apartamento no Litoral Nordestino. Será que a entrada do meu dinheiro (euro) no Brasil para a compra do apartamento está sujeita a alguma tributação por parte da RF? pagarei impostos por transferir dinheiro com essa finalidade ? já sou possuidor do CPF mas como não residente no Brasil. Grato pela ajuda possivel. Saul Silva

Respostas

    D

    DEONISIO ROCHA Sábado, 03 de maio de 2008, 7h19min

    Se vc é possuidor de CPF no Brasil provavelmente também possui um procurador, que é o responsável a responder por todos os seus atos perante a Receita Federal.
    A remessa de dinheiro do exterior para investimento no Brasil não é tributada, mas precisa ser feita através do Banco Central do Brasil, preenchendo formulários dos valores, etc.
    Depois da remessa em euros, vc precisa converter os euros em Reais, o que pode ser feito por qualquer instituição financeira no Brasil.
    Assim, vc estará remetendo os valores sem nenhum problema com a Receita Federal. Entretanto se utilizar a remessa direta, poderá eventualmente ser pego numa fiscalização da Polícia Federal e aí vc perde todo o dinheiro remetido.
    É um trabalho meio burocrático, junto ao Banco Central, mas com certeza vc não terá aborrecimentos.

    Abraços.

    Deonisio Rocha
    [email protected]
    http://drdeonisiorocha.blogspot.com/

    S

    Saul Oliveira Silva Sábado, 03 de maio de 2008, 8h20min

    Fico grato pela ajuda, já agora, afirmo e pergunto:
    "Todo o cidadão que porte na chegada ao Brasil valores em espécie, cheques ou traveller cheques superiores a R$ 10 000,00" deve declarar.
    Pergunto: se eu na chegada ao Brasil estiver portando por exemplo 30 000,00 euros e preencher a Declaração de Porte de Valores e me dirigir ao canal "BENS A DECLARAR" fico com a situação regularizada em termos tributários ?
    Muito e muito obrigado pela ajuda.
    Saul Silva

    D

    DEONISIO ROCHA Sábado, 03 de maio de 2008, 9h37min

    Creio que se vc declarar o valor e pagar os impostos estará com a situação regularizada. Mas fazendo-o através do Banco Central vc não paga tributo algum, esta é a diferença. Isto porque o dinheiro entra como investimento no Brasil e há toda uma legislação que favorece o investidor estrangeiro no Brasil.
    Se vc portar o dinheiro e declará-lo na alfândega vc pagará imediatamente 27,5% de imposto de renda o que significa que o Governo ficará com quase 30% de sua renda. Não vale a pena, salvo melhor juízo.
    Eu já fiz uma entrada de dinheiro, vindo de investidores italianos aqui em Santa Catarina. Eles remeteram cerca de R$ 380.000,00 para a compra de uma empresa.
    Fiz tudo para eles, desde o CPF de não residente até a conversão dos Euros em Reais.
    Se tiver interesse em investir em Santa Catarina, estou a disposição para ajudá-lo no que for preciso.
    No nordeste já fica um pouco longe daqui. Nada que também não possa ser feito. Mas provavelmente vc já deve ter um advogado auxiliando-o no nordeste e não seria ético de minha parte desconstituir o colega.

    Abraços e estou a disposição

    Deonisio Rocha
    [email protected]
    http://drdeonisiorocha.blogspot.com/

    S

    Saul Oliveira Silva Sábado, 03 de maio de 2008, 14h48min

    Doutor, muito obrigado pela Douta opinião, fico já alertado e, homem prevenido "vale por dois"...
    Na realidade não tenho no Nordeste nenhum apoio juridico, ainda não sei em que Cidade acabrei por fazer a compra de um pequeno apartamento, gosto muito de Natal. Em minha opinião, foi uma Cidade do Nordeste que melhor cresceu em termos urbanisticos e até na mentalidade que alguém conseguio transmitir ao povo de lá, só um exemplo, é natural um qualquer taxista falar com o turista em "Plano Director" nunca em nenhum lugar do Brasil, alguem me falou nesse instrumento tão importante para o desenvolvimento ordenado de um qualquer território.
    Tenho muitos amigos portugueses com casa de férias na sua região e tenho também um sobrinho em Florianópolis, trabalha numa empresa de conservas que no momento não me ocorre o nome. Qualquer coisa entro em contacto.
    Respeitosos cumprimentos.
    Saul Silva

    M

    Marco dos Reis Terça, 25 de novembro de 2008, 13h00min

    Ola sr. Deonisio

    Eu me encontro em uma situacao similar a do Saul, mas a diferenca e que sou cidadao brasileiro, trabalho na china, e possuo o documento de nao residente.

    Portanto a minha duvida eh se as minhas condicoes se enquadram exatamente na situacao do Saul, ou como eu sou brasileiro teria alguma outra regra para enviar remessas para o Brasil?

    Ja portei valores como US$ 30,000 e apresentei em SP na policia federal "BENS A DECLARAR", no ato nao me tributaram nenhum imposto, mas gostaria de saber se estou sugeito a ser tributado sobre todos os valores que portei da china, quando voltar a residir no Brasil e voltar a declarar o IR?

    Outra duvida,
    Atualmente eu possuo a opcao de enviar remessas ate US$ 10,000 mensais atraves de uma conta HSBC premier no Brasil e uma em Hong Kong.
    Entao gostaria de saber se esta operacao e legalmente permitida, ou se estarei sujeito a tributacao no futuro, sendo que antes de entra na minha conta no Brasil, a remessa e registrada no Banco Central?

    Obrigado pela atencao,

    Marco

    D

    DEONISIO ROCHA Quinta, 27 de novembro de 2008, 19h58min

    Caro Marcos,

    Como já mencionei anteriormente, os valores até US$ 10.000,00 não são tributados e também não transitam pelo Banco Central. Eventualmente a Receita Federal poderá rastrear as remessas, mas como vc é considerado um não-residente não existem nada que a Receita possa fazer neste momento, nem no futuro. Entretanto, quem receber o dinheiro aqui no Brasil deve ficar atento e declarar os valores para a Receita Federal, dentro da DIPJ anual.
    Quando vc voltar a residir no Brasil, os rendimentos produzidos na China não serão novamente tributados, até pq já o foram pela legislação chinesa. E pelo que sei, o Brasil possui um tratado de bitributação com vários países, dentre eles a China. Portanto, o imposto que vc pagou na China, serve para ser compensado aqui no Brasil. Provavelmente não pagará diferença nenhuma pq a tributação é idêntica, senão eles consideram o País como um paraíso fiscal.
    Quando vc retornar, vai ter que reativar seu CPF aqui no Brasil como residente e a partir daí vc passará a ser tributado nomalmente, mas como cidadão brasileiro, pelos rendimentos auferidos no Brasil.

    Abraços

    Deonisio Rocha
    [email protected]
    http://drdeonisiorocha.blogspot.com/

    F

    Fernand Sábado, 06 de dezembro de 2008, 20h13min

    Olá Senhores,

    Seguindo a mesma linha, gostaria de saber quais impostos serão cobrados para uma trasnferência de Portugal para o Brasil. Estou trabalhando em Portugal e juntando dinheiro e gostaria de transferir para uma conta poupança no Brasil. Meu CPF continua ativo no Brasil.
    Tenho dúvidas como: É melhor efetuar transferências parciais? Vou ser tributado novamente no Brasil caso transfira mais de 15 mil por ano? As transferências pelo banco central são feitas sem taxas? Há algum risco em trasnferências feitas por empresas como Munditrasnfer ou semelhantes?

    Muito Obrigado.

    C

    carla fonseca Segunda, 15 de dezembro de 2008, 21h23min

    Seguindo a linha da discussão gostaria de ser informada sobre: meu marido está no Japão e quer mandar uma remessa em dinheiro pelas vias legais referente a dois anos futuros, isso é tributável?

    M

    marco porrino Terça, 16 de dezembro de 2008, 15h34min

    boa tarde dr deonisio
    gostaria que esclarecer uma duvida sobre uma trasferencia .
    sou estrengeiro ma sou residente nu brasil , meu pai da italia que fazer uma tasferencia de dinhero como doacoes na minha conta aqui nu brasil ,
    este dinhero esta sujeito a imposto ? como posso evitar de pagar sendo que e'um presente de meu pai .
    obrigado

    D

    DEONISIO ROCHA Terça, 16 de dezembro de 2008, 18h28min

    Caro Marco Porrino,

    Qual é o valor da transferência? é mais de US 10.000,00 (dez mil dólares)?
    Preciso saber disto para lhe responder, OK?

    Abraços

    Deonisio Rocha
    http://drdeonisiorocha.blogspot.com
    [email protected]

    D

    DEONISIO ROCHA Terça, 16 de dezembro de 2008, 20h07min

    Para Fernand

    Creio que transferências via Banco do Brasil, de Portugal para o Brasil não sejam tributadas, pois Portugal não é considerado um paraíso fiscal e o Brasil possui tratados com Portugal para evitar a bitributação. Então como o dinheiro, em tese, já foi tributado em Portugal, pelo tratado assinado e ratificado pelo Brasil, não poderá aqui novamente ser tributado.
    Agora se vc quiser transferir grandes quantias, por exemplo, para aquisição de empresas no Brasil ou para comprar parte de empresas no Brasil, aconselho sempre a fazê-lo através da burocracia do Banco Central do Brasil, pois neste caso, se futuramente quiser repatriar o dinheiro isto será possível, inclusive os lucros decorrentes deste investimento.

    Abraços

    Deonisio Rocha
    http://drdeonisiorocha.blogspot.com
    [email protected]

    J

    Joao Paulo_1 Segunda, 22 de dezembro de 2008, 8h43min

    Olá Deonísio, como vai?

    Você saberia apontar no site do Banco Central algum link que contenha as informações necessárias para a transferência de fundos do exterior para o Brasil sem ser tributado?
    Venho procurando há algum tempo mas não acho nada muito relevante. Estes foram os que eu achei no entanto:

    http://www.bcb.gov.br/pre/portalCidadao/cambio/investEstrang.asp?idpai=PORTALBCB
    http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/envRecMoeEst.asp?idpai=portalbcb

    Agradeço antecipadamente,
    João Paulo

    J

    Julio Cesar_1 Sábado, 27 de dezembro de 2008, 12h52min

    Olá Deonísio, tudo bem?

    Eu tenho uma pergunta... eu sou cidadao brasileiro mas tambem Holandes. Eu sei que o Brasil tem um tratado com a Holanda pra evitar bi-tributacao. No momento moro e trabalho na Holanda.

    A minha pergunta e a seguinte, todas as vezes que venho ao Brasil, eu saco dinheiro de duas contas que tenho na Holanda atraves de bancos brasileiros, o meu limite maximo e de 1000 euros diarios. A ultima vez que estive no Brasil, eu saquei no total 40 mil reais. Tenho os comprovantes bancarios. Vc saberia me dizer como eu faco pra legalizar esse dinheiro perante a receita federal? So tenho que declarar isso na minha declaracao de imposto de renda (desde de que sai do Brasil eu ainda faco a declaracao todos os anos)?

    Eu prefiro sacar o meu dinheiro desta maneira, e nao mandar pelo banco central, porque acho que o cambio e muito melhor, e nao tenho que pagar taxas de transferencia.

    Agradeço pela sua ajuda,

    Julio Cesar

    D

    DEONISIO ROCHA Sábado, 27 de dezembro de 2008, 23h30min

    Caro Júlio Cesar,

    Com a tributação do dinheiro na Holanda, o que vc precisa fazer é declarar o dinheiro aqui no Brasil, deduzindo o imposto pago na Holanda, em função da tributação já efetuada lá. Isso evita a bitributação do mesmo valor na Holanda e também no Brasil.

    Abraços

    Deonisio Rocha
    [email protected]
    http://drdeonisiorocha.blogspot.com

    J

    Joao de Melo Quarta, 21 de janeiro de 2009, 11h27min

    Ola Denisio,

    Gostaria de saber se existe alguma tributacao sobre transferencia de dinheiro proveniente das Ilhas Bahreim, de brasileiro nao-residente para conta corrente da mesma pessoa no Brasil.

    Nao encontrei Bahreim em nenhuma lista da Receita Federal e nao existe cobranca imposto algum aqui (tax-free). Como a Receita Federal procede nesse caso?

    Esse dinheiro pode ser aplicado (poupanca, imoveis, etc..)?

    Caso a transferencia seja feita por banco de mesma bandeira no Brasil (alguns bancos oferecem esse servico on-line) existe tributacao?

    No regresso definitivo ao Brasil como deve ser feita a transferencia de eventuais economias ao longo dos anos?

    E possivel a remessa de automovel como parte do patrimonio?

    Obrigado

    D

    DEONISIO ROCHA Quarta, 21 de janeiro de 2009, 11h57min

    No seu caso os valores remetidos serão integralmente tributados aqui no Brasil. Pode ser feito dentro da declaração de IR do ano em curso. Automóveis usados não é possível sua importação ou remessa do exterior para o Brasil.

    Abraços

    Deonisio Rocha
    [email protected]
    http//drdeonisiorocha.blogspot.com

    O

    ORLANDO OLIVEIRA DE SOUZA Sexta, 23 de janeiro de 2009, 19h09min

    Acrescem-se às informações bem explanadas pelo Ilustre Dr. Deonísio de que quando há pagamentos de tributos de forma simultânea no exterior e no Brasil e no mesmo ano-calendário, há a necessidade de se fazer os cálculos do limite da compensação aqui no país, haja vista a reciprocidade de tratamento por acordos internacionais havidos entre os nações de tal pacto tributário, cujo intento é evitar a bitributação quando há tratados assinados nesse sentido.Ademais, como é notório, para os países de que não façam parte desse acordo os rendimentos aqui carreados serão tributados sem quaisquer tipos de compensação podendo haver inclusive a bitributação, não se importando se lá no exterior fora tributado.A forma de compensação é genérica=para todos os países que assim firmaram o acordo e funciona, em linhas gerais, assim:

    .imposto pago no exterior=convertido ao Dólar=transformado em REAIS(vide normas do BACEN/RFB/CONVERSÃO),(a);

    .rendimentos no Brasil, antes de incluir os do exterior=em REAIS=apure o IR,(b);

    .rendimentos no país=em REAIS(inclusive os do exterior )=apure o IR,(c);

    .o limite para compensação no BRASIL, será a diferença:(c)-(b) em comparação com (a).

    Obs.:passivo de censura dos demais colegas do fórum.

    Abraços,

    Orlando([email protected])

    P

    paulo_1 Segunda, 26 de janeiro de 2009, 11h58min

    Olá Deonisio,

    estou morando há 2 anos nos EUA e agora tenho de voltar para o Brasil. Meu CPF está ativo pois sempre fiz declaração de renda. Tenho mais de U$ 30,000.00 para transferir para minha conta no Brasil, pois pretendo comprar um apto. Qual o melhor caminho ( money transfers, direto de um banco americano para um brasileiro ( tenho conta ativa em ambos os países ), etc ) e quanto devo pagar de impostos ou se não vou pagar imposto sobre o dinheiro que ganhei nos EUA.

    Posso deixar parte em um banco nos EUA e usar sacando com meu cartão de débito no Brasil? O que é mais conveniente?

    O limite de entrada no Brasil é U$ 10,000,00 ou R$ 10.000,00 ?

    Fico muito agradecido pela sua ajuda.

    Obrigado.

    C

    Cintia Rebelo Sexta, 30 de janeiro de 2009, 11h25min

    bom dia a todos, li todos o topicos e gostei muito, porem a duvida que não que calar, é:
    se tenho mais de 10.000 € e quero tranferir para o Brasil, eu ja entendi que a melhor forma de se fazer é pelo banco central. Porem eu ja entrei no site e não sei como fazer esta transferencia, tenho que abrir uma conta la? como fazer essa tranferencia?
    obrigada e bom dia a todos

    D

    Deolinda Sábado, 31 de janeiro de 2009, 16h16min

    Eu gostava de abrir uma conta no Brasil, mas todos os anos enquanto estou de ferias tento mas nao consigo.
    Tenho o cpf e tenho un apartamento mas nao consigo mesmo assim.
    Ja estou farta de ir aus bancos e ter sempre a mesma resposta ;que nao posso porque nao vivo aqui . Mas tenho que pagar todos os anos condominio e ipeteu.
    quais sao os termos legais para eu consegir abrir uma conta .