É assim, meu cunhado comprou um carro e fez o seguro do mesmo, não conseguiu passar o carro pro seu nome porque depois descobriu que o mesmo estava alienado à um banco e em nome da pessoa que lhe vendeu, depiois de uns meses teve o carro roubado, e o carro estava no seguro com o seguro no nome do meu cunhado, aí vem a pergunta: A seguradora tem a obrigação de pagar o carro roubado ja que o mesmo não está em seu nome? na apólice consta que em caso de carro alienado a seguradora pagaria ao banco o valor do débito e o restante ao segurado, mas não menciona esse caso de o carro estar no nome de outra pessoa e ainda está atrasado. O que fazer nesse caso?

Respostas

    I

    Israel Cristiano Pacheco Terça, 17 de junho de 2008, 15h15min

    Caro Salat.
    Quanto a questão do seguro eu não saberia lhe dizer se a seguradora pagaria ou não. Mas uma questão que deve pesquizar é o fato de que quem teve carro roubado pode exegir do Estado (admins., ou senão jud.)a devolução dos impostos recolhidos (IPVA). O TJ/RS já consolidou jurisprudência nesse sentido.
    Atts. Israel

    V

    VALMIR RIBEIRO CUNHA Terça, 02 de dezembro de 2008, 20h40min

    Financei um carro em 1996 estava alienado e não paguei todas as parcelas e foi roubado a financeira entriu na justiça e foi emitido mandato de "busca e apreenção" então constituir um advogado para tentar ver o que fazer o tempo se passou e nada foi rfesolvido, em 2002 financiei outro carro e quitei, agora em 2008 tetei financiar outro carro e meu nome não tinha restrição no "spc, serasa, cartórios e outros" porém as financeiras alegou que estava com restrição. O que devo fazer para limpar meu nome.

    C

    Cassen Lorensi Sexta, 05 de dezembro de 2008, 17h23min

    Valmir: esse é o famoso cadastro negro que eles tem SPC, SERASA é só fachada! tente financiar com outra financeira.

    Salat: seu caso é um pouco mais complicado de resolver, mas nao impossível.

    a seguradora, no caso, pagará o premio, porém nos contratos de alienacao fiduciária o banco se reserva nos direitos de pegar esse dinheiro para si. Isso quando está tudo nos conformes, sem outros pontos a serem salientados.

    agora, nao é impeditivo que seu cunhado tenha comprado e meramente nao tenha realizado a transferencia, esse seria um argumento.

    até pq a seguradora nao poderá se furtar de pagar o premio, pois quando realizou o contrato de seguro com ele, certamente tirou foto-copia do documento, onde constava o nome do antigo dono.

    R

    Renata62 Terça, 17 de janeiro de 2012, 11h38min

    Olá Doutor,estou desesperada,meu carro estava penhorado a um banco por um empréstimo que fiz bem abaixo do valor que ele vale(está com busca e apreensão),
    para piorar foi roubado ,mas acabei de fazer um seguro e agora o que acontece,fiz o BO.
    O seguro vai pagar o valor que está no contrato?com isso posso pagar o que devia e ficar com o restante?
    Obrigada

  • -2
    Sissi Job

    Sissi Job Segunda, 30 de março de 2015, 15h02min

    meu carro está penhorado na justiça do trabalho, caso seja roubado como fica?