Estou namorando a 1 ano, meu namorado ja foi casado, mas ainda nao se divorciou, nem tem nada relacionado em cartório que indique a separação entre eles, quero saber o sequinte: Quando ele resolver pedir o divorcio, tera que esperar quanto tempo para tudo ser resolvido e ele enfim solteiro??

Aguardo esclarecimento. Grata; Flávia

Respostas

    N

    Nayara Krause Segunda, 28 de julho de 2008, 17h02min

    Isso depende muito do caso com seu namorado. Atualmente com a lei que trata do divórcio e inventário extrajudicialmente, não demora tanto, mas em se tratando de um divórcio litigioso, que há dicussão sobre algum bem, ou que haja culpa na dissolução do casamento, pode se dizer que demore 2 anos.
    Mas se ele não tem divergencias com a ex mulher, nada o impede de entrar com o divorcio consensual, já devidamente separados há mais de um ano.

    R

    Raquel Amboni da Cunha Segunda, 28 de julho de 2008, 17h04min

    Várias coisas, normalmente, para se divorciar, é necessário estar separado judicialmente há pelo menos um ano.
    Porém, se ele estiver separado de fato da ex-mulher há mais de dois anos, ele poderá entrar com divórcio direto.
    Na justiça estadual, onde protocola-se ação de divórcio (ou de separação) o tempo de duração de um processo como este varia de cidade para cidade, pois depende mto da quantidade de processos que tem, enfim, pode levar meses.
    Porém, se ele nao tiver filho menor com a ex-mulher, ele poderá fazer o divórcio por escritura pública, direto no cartório da cidade de vcs.
    Este procedimento é bem mais rápido, podendo acontecer, dependendo do cartório, em até uma semana.
    Boa Sorte

    P

    Priscilla Moraes Quarta, 15 de outubro de 2008, 0h37min

    Olá!!!Meu namorado está separado de casa a 6 meses da ex.
    Ele tem 2 filhos com ela,se ele der entrada no divórcio agora quanto tempo pode levar para ele ficar livre?

    R

    Raquel Amboni da Cunha Segunda, 27 de outubro de 2008, 15h56min

    Priscila, na verdade seu namorado ainda nao está com tempo hábil para ajuizar o divórcio direto...Isso só é possível após dois anos da separação...
    O que ele pode fazer é dar entrada na Ação de Separação Judicial, e, após um ano da homologação da sentença de separação, entrar com o pedido de divórcio.

    S

    Suzana Quarta, 21 de janeiro de 2009, 15h43min

    Boa tarde;

    Tenho algumas dúvidas sobre divórcio, é possível alguém me ajudar?

    Bom meu noivo é separado judicialmente há 1 ano e 5 meses se não me engano. Na separação judicial já determinou a pensão dos filhos dele, ambos menores hoje com 9 e 6 anos.

    Determinou-se também que a ex mulher dele ficaria no apto por ter a guarda dos filhos, porque o apto é agora dos filhos.

    O advogado dele diz que deu entrada no divórcio em outubro 2008, porém está demorando muito para termos ao menos um retorno do fórum. Achamos que ele está enrolando a gente, pois quando eu dei entrada no meu divórcio com 2 meses saiu.

    A minha dúvida é a seguinte: Quanto tempo pode levar para sair o divórcio? Para ter a primeira audiencia? Pois a ex mulher dele ja vive com outro homem e sabemos que ela vai assinar o divórcio quando for intimada, então vai ser um divórcio amigável (consensual).

    Só mais uma pergunta, depois que o divórcio dele sair, ele pode se casar logo em seguida?

    Ele é da cidade de São Carlos - SP e o processo está correndo por lá.
    Se puder respondam no e-mail [email protected]

    Agradeço desde já a ajuda

    A

    Amanda_1 Quinta, 22 de janeiro de 2009, 13h05min

    Boa tarde, estou precisando esclarecer uma dúvida URGENTE: ajuizei ação de conversão de sepração em divórcio pois já havia decorrido o prazo necessário, contudo o ex-marido faleceu antes da sentença, é preciso anexar ao processo a certidão de óbitõ? A sentença irá reconhecer a conversão ou o pedido ficou prejudicado?

    desde já agradeço....
    Dr.ª amanda

    O

    Ollizes / Advogado Quinta, 22 de janeiro de 2009, 14h49min

    Amanda..

    Entre com uma petição com copia da certidão de óbito solicitando encerramento do processo...

    Nesse caso, não há mais necessidade de sentença, uma vez que vc ficou viuva.. ocorreu a dissolução da sociedade conjugal, conforme art. 2º, Inciso I da lei 6.515/77 (verifique vc mesma)

    A menos que tenha outros interesses, nao ha necessidade da continuidade desse processo.

    Boa sorte.

    P

    Patricia_1 Quinta, 22 de janeiro de 2009, 15h28min

    Boa tarde, para ajuizar um divórcio consensual direto, onde o mesmo advogado atua para ambos, é necessário apresentar duas procurações (pagar duas taxas) ou somente uma procuração conjunta (pagando somente uma taxa). Ainda não foi discutida a pensão alimentícia, esta ação deverá ser c/c alimentos.

    Desde já agradeço pela atenção.
    Patrícia

    A

    Amanda_1 Sexta, 23 de janeiro de 2009, 0h29min

    Dr.º Ollizes, muito obrigado pelas explicações e consideráveis esclarecimentos....

    Abraços
    amanda

    B

    Bruno_1 Sexta, 23 de janeiro de 2009, 1h46min

    Gostaria de saber se o procedimento do divórcio consensual, em havendo filho menor, é necessariamente o judicial?

    O

    Ollizes / Advogado Sexta, 23 de janeiro de 2009, 8h55min

    Patricia..

    Sendo consensual e não havendo o pedido de justiça gratuita, é necessario o recolhimento das custas processuais..(note que não é só a taxa previdenciaria da juntada da procuração)

    Os assuntos que voce relaciona, devem ser objeto do acordo, que será homologado pelo Juiz, após parecer do MP..(pensão, visita, partilha de bens, guarda dos filhos, etc..).

    Bruno...

    Sim, a lei veda que havendo filhos menores seja feito divórcio em cartório sem homologação judicial.

    Boa sorte a todos.

    A

    alessandro_1 Sábado, 24 de janeiro de 2009, 0h10min

    Bom dia! Gostaria de saber dos senhores: quanto tempo demora para sair o registro de sentença de um divórcio litigioso em que o juiz homologou a sentença em divórcio consensual?Preciso da carta de sentença para averb-la junto ao cartório que me casei? Por favor! Ajude-me,dependo do cartório agora para resolver o problema. Por favor me oriente para que eu averbe minha carta e consiga a escritura de divórcio. Obrigado e aguardo resposta. Data da sentença 16/01/2009 e da publicação no djerj dia 21/01/2009.Aqui eu fico.

    E

    ELIAS DOS SANTOS PEREIRA Segunda, 26 de janeiro de 2009, 19h49min

    Tenho uma duvida, no divorcio consensual, sou casado ha 20 anos, tenho uma filha de 18 anos que trabalha e faz faculdade (eu pago), filho 13 anos estuda no colegio particular, bem como o transporte de casa para colegio ida e volta (eu pago), esposa trabalha, e seu salario é quase igual ao meu, a casa que moramos é usos e frutos da esposa com uma irmã, na separação eu vou sair de casa, não possuo imovel, a unica coisa que tenho é um veiculo alienado ao banco. Quanto tempo pode ocorrer a separação judicial de fato, e quais seriam minha obrigação, saindo de casa vou pagar aluguel.

    A

    AURICELIA FERREIRA DE AZEVEDO Segunda, 09 de fevereiro de 2009, 20h25min

    Ja fazem 5 meses que estou separada de casa e tenho certeza de que nao volto mais qual a maneira mais rapida de me separar legalmente?

    S

    silvana Terça, 10 de fevereiro de 2009, 0h02min

    Ola gostaria de esclarecer algumas duvidas,estou separada a mais de 2 anos atualmente morando no japao,tenho 3 filhos e gostaria de saber se tem alguma maneira de me divorciar p procuracao,pois ele nao aceita, nao pretendo voltar ainda ao Brasil mas preciso da separacao ,meus filhos moram comigo,desde ja agradeco....

    M

    Marise Botti Calvi Sexta, 13 de fevereiro de 2009, 10h09min

    Olá,gostaria de sabe qual o valor das custas judiciais para dar entrada no processo de Divórcio.
    obrigada

    B

    bia_1 Quarta, 18 de março de 2009, 22h05min

    meu marido foi casado,tem 2 filhos,se divorciou da ex mulher dele e hj já faz 8 anos que ele mora comigo nós temos tbm 2 filhos tem 1 ano que ele esta divorciado,ja foi pulblicado mas ainda não saiu a centensa,nós queremos nos cazar em julho estamos muitos anciosos para essa questão ser resolvida logo,gostaria de saber pq demora tanto, já que esta tudo certo e ele paga pensão,e ainda nao deram o veredito, gostaria que meu sonho se realizasse mais nem por uma causa que esta quase resolvida eles não assinan logo esses papeis,espero uma resposta. fico muito grata!! À compreenção:

    BIA

    A

    angelina priscila santos de santana Terça, 31 de março de 2009, 19h20min

    faz tempo que to separada (2 anos) como fazer par me divorciar amigavelmente sem demorar? e sem pagar nada?

    A

    angelina priscila santos de santana Terça, 31 de março de 2009, 19h22min

    eu fui no forum e me dissera qu eu so iria me divorciar daqui a 6 meses ou 1 anos isso pode ser verdade? pois faze muito tempo que to separa e nao aguento mas que me relacionar com alguem a nao posso pois ele nao quer nada ate eu me divorciar!

    S

    Solange Terça, 31 de março de 2009, 19h28min

    Patrícia, a procuração poderá ser conjunta, recolhendo somente uma taxa, no tocante a pensão alimentícia, como tudo está sendo consensual faça na própria petição de divórcio ....economia processual.