Me afastei em 1998, por LER, Foi aberto o CAT, mas depois de 2 anos eu tive meu primeiro filho e foi descoberto o LUPUS. Meu CAT foi anulado pelo INSS, e hoje recebo o auxilio doença (31), já entrei na justiça, mas o períto achou que sou muito nova para pedir aposentadoria por invalidez ( 32 anos). Agora me encaminharam para o CRP, já passei pela primeira perícia, o medico reconheceu a doença, inclusive o problemas nos rins, agora vou passar com uma psicologa. Gostaria de saber se depois do INSS me manter afastada por 10 anos, sem eu nunca mais ter voltado a empresa, eles podem me reabilitar, mesmo sem o meu medico ter me liberado. Continuo com o problema de LER, tenho o LUPUS, e vitiligo ( que apareceu depois do afastamento). Sei que o vitiligo nada tem a ver com afastamento, mas foi uma doença que apareceu logo após ao afastamento. A empresa onde eu trabalhava nem se quer tem atividades na região. Nesse período tive 3 filhos, sendo que do ultimo que hoje está com 1 ano e 3 mêse até agora a empresa não me pagou o auxlio maternidade. Quais seriam meus direitos perante o INSS? Se é que tenho algum!!!

Respostas

    N

    Neca Domingo, 03 de maio de 2009, 2h18min

    Tenho Psicose lúpica, transtorno bipolar, faço ciclofamida.
    E queria saber se o INSS pode me largar????estou ha um ano e seis meses encostada!e faço nova pericia final de maio.
    Gostaria que alguem me respondesse se tem como o INSS pode me largar?????

    Desde já agradeço!!!!

    Abraço a todos!

    R

    Rita de Cassia Romagnoli Oliveira Domingo, 03 de maio de 2009, 3h56min

    Em 1999 decobri que tenho sindrome antifosfelipide e logo depois lupus erimatoso deisde então venho fazendo tratamento sem interrupisão trato na hemato e reumato sou muito bem assitida pelos medicos porem não tenho tido melhora dores por todo lado e agora estou tomando fluquecetina pra depressão com esta situação sem renda dependendo da boa ação da familia tenho sanche de ter uma aposentadoria tenho 38 anos

    E

    Elaine de souza pereira Terça, 12 de maio de 2009, 18h23min

    oláa.........tudo beem a quem possa se enteressar
    descobri q sou portadora de lupus ha um ano sinto fortes dores no corpo faço tratamentos e gostaria de saber se eu consiguiria me aposentar ou algum beneficio pois no momento estou desempregada meu ultimo registro foi 2005 um de 5 mesês e outro 3 mesês gostaria de saber tenho direito pois ñ consigo mais trabalhar devido fortes dores no peito devido este lupus meu rins esta afetado por favor se alguem poder me ajudar agradeço.....

    E

    Elaine de souza pereira Terça, 12 de maio de 2009, 18h25min

    desde ja agradeço

    E

    Elaine de souza pereira Terça, 12 de maio de 2009, 18h26min

    elaine

  • -1
    E

    ELSON Sábado, 16 de maio de 2009, 16h57min

    Atenção portadores de lupus:
    PROJETO DE LEI DO SENADO N.467 DE 2003 =
    já foi aprovado pelo Senado em 14/05/2009, falta apenas apreciação da COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS E ASSUNTOS SOCIAIS, mas já tem força previdenciária para se valer o direito de aposentadoria por invalidez por LUPUS.

    M

    Mari Costa Sábado, 16 de maio de 2009, 19h48min

    Prezada Simone,

    Relativo a questão do auxílio doença, entre no site do INSS (www.mpas.gov.br), veja um item:PSP (plano simplificado previdenciário), nele está determinado que o cidadão poderá contribuir com o INSS, na base de 11% sobre o salário mínimo, atualmente R$51,15. Para auxílio doença, vc deverá contribuir por 12 meses, após isso terá garantido os direitos, mas observar que as doenças pré-existentes ou seja vc já é portadora de LÚPUS, o INSS não concede benefícios, contudo ao entrar com o pedido de auxílio doença, deverá verificar com seu médico o agravamento da doença, para isso terá que ter TODOS os exames, que comprovem a situação no momento do pedido do afastamento.
    Espero tê-la ajudado.

    Cordialmente,
    Mari

    V

    vanessa_1 Segunda, 18 de maio de 2009, 20h37min

    Minha mãe tem lupus há uns dois anos e foi comprovado através de exames que seu grau está alto. Ela tem artrite e muitas dores nas juntas além, de estar depressiva. O remédio q o médico passou é prednisona.
    Ela tb tem Wolff Parkinson White só q de nascença. Quero saber se tem como se aposentar por invalidez?

    A

    andreia caetano Quinta, 21 de outubro de 2010, 11h07min

    vc pode sim pedir auxilio doença tando empregado ou desempregado, tenho lupus a 05 anos ha 01 ano e meio +/- fiquei desempregada e estou com inss ate hj, entre empregada e desempregada estou afastada pelo inss num periodo de +/- 4 anos, e nunca tive problemas com pericia so levar tds exames e laudos.

    A

    andreia caetano Quinta, 21 de outubro de 2010, 11h09min

    tem sim e pode marcar pela internet mm.

    C

    Cherry Ice Quarta, 30 de maio de 2012, 18h57min

    PRECISO QUE ME AJUDE!!!!
    Fui demitida(mesmo após 17 anos na empresa) mesmo estando com diagnostico de lupus
    o que eu posso fazer?

    I

    InteressadoEmDireito Quarta, 30 de maio de 2012, 19h17min

    Ola Cherry!

    Vc já ficou afastada por auxilio doença em algum momento?

    abraços

    C

    Cherry Ice Quarta, 13 de junho de 2012, 21h40min

    Olá Ro_Ro

    Sim, fiquei no total afastada 1 ano e 4 meses.

    I

    InteressadoEmDireito Quinta, 14 de junho de 2012, 13h06min

    Ola Cherry!

    Vc deve entrar com processo trabalhista solicitando todos os seus direitos e por danos morais e materias....

    abraços

    Cesario Trombonista

    Cesario Trombonista Quarta, 24 de dezembro de 2014, 19h56min

    OLA NA PAZ MEU NOME E CESÁRIO PERDI A VISÃO DE UMA VISTA DIREITA E JÁ RETIREI O GLOBO OCULAR E USO HOJE OLHO ARTIFICIAL SO ESTÉTICA E DA OUTRA SO ESTOU COM 38% DE VISÃO POR CAUSA DE UMA DOENÇA DE POMBO POSSO ME APOSENTAR NÃO ESTA HAVENDO MELHORAS ESTOU NO INSS MAIS TENHO QUE 2 EM 2 MESES REALIZA PERICIA MEDICA PRECISO DE UMA ORIENTAÇÃO MUITO OBRIGADO POR SUA
    ATENÇÃO

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Lucas Makaveli

    Lucas Makaveli Sábado, 01 de agosto de 2015, 12h19min

    tenho lúpus a 3 anos vai fazer 4 anos final do ano agora tenho 19 anos quase morre mais graças a deus estou bem e não afetou nada , meu primeiro sintoma do lúpus veio como convulsão tinha 9 anos de idade mais nunca tinha ouvido falar sobre isso hoje em dia não consigo ficar muito tempo num lugar cheio abafado minha cabeça doí fico sem ar quero saber se tenho direito a aposentadoria meu corpo não e mais o mesmo faço qualquer coisa ja estou cansando

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    F

    felipe de lima flor Segunda, 16 de novembro de 2015, 19h06min Editado

    Tenho 28 anos, Sou portador de lupus e nefrite lupica, tenho duas próteses nos quadris, Já estive muito mal, Hoje aparentemente estou bem, Depois de 4 anos de benefício fui cortado, Recorri a justiça e estou no aguardo, Lúpus é uma doença q hoje eu posso esta bem mas "amanhã posso piorá", e por causa das próteses fiquei vulnerável, não posso ficar muito tempo em pé, não posso me agachar e ainda doi quando faço qualquer movimento brusco, Qual a sua opinião, Eu tenho chance de me aposentar,

    G

    Grasiane Sexta, 05 de agosto de 2016, 8h35min

    Bom dia!!! Tenho um sobrinho de 14 anos que há 2 anos descobrimos está doença. Gostaria que vcs me dessem uma dica de alimentação...pois mesmo com limitações ele come muito e de tudo....inclusive devido ao inchaço ele está internado par fazer exames...Por favor me ajudem...pois sei que se está doença não tiver um controle pode-se até falecer.