Me afastei em 1998, por LER, Foi aberto o CAT, mas depois de 2 anos eu tive meu primeiro filho e foi descoberto o LUPUS. Meu CAT foi anulado pelo INSS, e hoje recebo o auxilio doença (31), já entrei na justiça, mas o períto achou que sou muito nova para pedir aposentadoria por invalidez ( 32 anos). Agora me encaminharam para o CRP, já passei pela primeira perícia, o medico reconheceu a doença, inclusive o problemas nos rins, agora vou passar com uma psicologa. Gostaria de saber se depois do INSS me manter afastada por 10 anos, sem eu nunca mais ter voltado a empresa, eles podem me reabilitar, mesmo sem o meu medico ter me liberado. Continuo com o problema de LER, tenho o LUPUS, e vitiligo ( que apareceu depois do afastamento). Sei que o vitiligo nada tem a ver com afastamento, mas foi uma doença que apareceu logo após ao afastamento. A empresa onde eu trabalhava nem se quer tem atividades na região. Nesse período tive 3 filhos, sendo que do ultimo que hoje está com 1 ano e 3 mêse até agora a empresa não me pagou o auxlio maternidade. Quais seriam meus direitos perante o INSS? Se é que tenho algum!!!

Respostas

    C

    cassia_1 Quinta, 25 de setembro de 2008, 17h36min

    Minha situação é quase a mesma, estou afastada por LER desde 1999, e ainda não me aposentaram, estou recebendo o beneficio, tenho 34 anos. Oque posso fazer ?

    L

    Lorena Avelino Quarta, 18 de fevereiro de 2009, 1h46min

    O Lúpus dá aposentadoria por invalidez desde que, se comprove a incapacidade do portador para qualquer tipo de trabalho. Já existem jusisprudências que concedem aposentadoria ao portador de doença crônica que, aliada ao seu estado emocional depressivo, gera incapacidade para o labor.
    Vocês deverão juntar toda a documentação que comprove o Lúpus e TODAS as outras doenças que vieram por consequência dele, inclusive o vitiligo que pode ser decorrente do Lúpus, etc... Também deverão reunir toda a documentação que comprove as solicitações de benefício negadas junto ao INSS.
    De posse dessa documentação, vocês deverão procurar o JUIZADO ESPECIAL DA JUSTIÇA FEDERAL e recorrer da decisão do INSS. O Juiz decidirá se vocês terão direito a aposentadoria ou não. Em se tratar de Juizado Especial, não é necesário constituir advogado.
    Nos dois casos, tanto da Cássia, quanto da Ana Paula, que estão afastadas desde 98/99, tratando-se de uma doença crônica e degenerativa, ainda que sejam mulheres jovens, podem sim se aposentar. Se o pedido foi negado, recorram à Justiça Federal com urgência!
    Atenciosamente.

    A

    ALCIONE ANDRADE Domingo, 22 de março de 2009, 17h01min

    Tenho lupus a nove anos, trabalhei a sete anos como professora com contrato provissorio pelo estado, ano passado tive muitas complicaçoes devido a doença, senti muita dor de cabeça, manchas, depressao, irritaçao, sintomas esses que não combinam com a profissao extressante que é a docencia, gosto muito de lecionar mais me vejo impossibilitada de assinar contrato ,hoje estou sem contrato e gostaria e saber se tenho direitos com relaçao a aposentadoria, pois a duvida em relaçao a situaçao financeira me deixa muito angustiada se puderem me informem, por favor!

    A

    Ana Cristina da Silva_1 Segunda, 23 de março de 2009, 0h42min

    Sou portadora da doença de LES ( Lúpus Erimatoso Sistêmico) desde 1996, quando tinha 21 anos, hoje tenho 33, na época quase morri de tanta dor, afetou todas as minhas articulações, inchei muito, fiquei afastada durante 3 meses para tratamento, a minha aparência não era das melhores, tive pericardite e até hoje tenho um derrame de grau mínimo, mas que ainda me causa dores no peito, sempre estou me tratando e trabalhando normalmente há 17 anos, mas cada consulta que passo e a cada exame que faço, descubro mais problemas que ao meu ver não é normal para uma pessoa só, descobriu-se em mim Diabetes desde 2003, tenho problema de tireóide 2005 (agora estou com um nódulo) desde 2008, fiz dessintometria óssea, estou tomando remédios para os ossos desde 2006, fiz RM do joelho 2008, apareceu um cisto que está crescendo, tendinite e desgaste na cartilagem (a dor é muita intensa), fiz RM do pé direito 2009, deu um derrame no pé, tenho muitas dores principalmente nos pés, parece que estão esmagando-os, o exame de US apareceu dilatação nos rins, gordura no fígado e vários miomas, e também pedras na visícula tomo todos os remédios que me passam para tomar, mas o efeito não dura muito e volta as dores.
    Fui aguentado por um bom tempo essas dores e esses problemas e nunca havia pedido afastamento para minha médica, entrei de férias em 23/02/2009, quando foi em 10/03/2009, pedi para que ela me desse alguns dias para poder me tratar melhor, pois não aguento mais de tanta dor, não consigo nem andar de tanta dor nos joelhos pernas e pés, isso quando outras partes do corpo não dói junto, cheguei no limite, ela me deu 45 dias, mas não garante se a perícia vai aceitar
    Gostaria de saber se posso conseguir um afastamento para poder me tratar direito?, não é justo que eu trabalhe com tanta dor, isso está me afetando profissionalmente, tira a concentração, meu psicológico está abalado e minha saúde cada vex pior, poderia me orientar?

    D

    daiany bacelar Terça, 31 de março de 2009, 16h41min

    oi.... tenho les a 05 anos,e com isso perdi a funçao renal dos dois rins,nunca contribuir com o inss ..tenho direito a me aposentar????

    S

    simone_1 Quarta, 01 de abril de 2009, 2h55min

    ola ... tenho lupus a 5 anos e nunca paguei o inss ,o lupus entrou em atividade novamente e eu estou imposibilitada para trabalhar , gostaria de uma orientaçao, oque faser por onde eu começo ?...

    A

    Ana Cristina da Silva_1 Quinta, 02 de abril de 2009, 4h16min

    Olá, até agora não obtive nenhuma resposta sobre o meu questionamento, por favor me ajude.

    A

    Ana Cristina da Silva_1 Sábado, 11 de abril de 2009, 5h17min

    Olán não obtive resposta

    P

    PAULO DONIZETTI DA SILVA_1 Sábado, 11 de abril de 2009, 8h36min

    Ana Cristina da silva_1 ;Com todos problemas que tu tem era pra estar no minímo afastada sem previsão de alta.Faz o seguinte faça uma juntada de todas as doenças tratamentos laudos médicos exames ,receitas,enfim tudo inerente as patologias.Procure um advogado previdençiario ele ira te orientar o melhor procedimento à tomar.

    SAUDAÇÂO PAULO

    A

    Ana Cristina da Silva_1 Quarta, 15 de abril de 2009, 2h59min

    Paulo, a perícia me deu apenas 60 dias para poder melhorar as dores nos pés e nos joelhos, vou procurar um advogado para poder prorrogar este afastamento, pois cada dia estou pior
    Como consigo este advogado

    A

    Ana Cristina da Silva_1 Quarta, 15 de abril de 2009, 3h01min

    Paulo, como consigo este advogado?

    P

    PAULO DONIZETTI DA SILVA_1 Quarta, 15 de abril de 2009, 21h02min

    Ana Cristina,peço desculpas por não ter respondido antes,é que estou com plobremas sério de saúde. pois estou internado. CRISTINA tu pode conseguir um advogado (a) através do OAB.Não tendo gastos com honorários advocatiçios,porem tu corre o risco de não conseguir um advogado experiente em direitos previdençiario. Particular as coisas mudam significadamente porque tu pode buscar informaçoes de como o advogado(a)trabalha enfim,buscar quesitos sobre o(a)
    profissional que vai trabalhar no teu caso.
    Eu particulamente acho minha advogada muito competente.

    DESEJO BOA SORTE

    SAUDAÇÂO PAULO

    P

    PAULO DONIZETTI DA SILVA_1 Quarta, 15 de abril de 2009, 21h11min

    Ana tua doença assim como a minha das quais somos portadores,são patologias que da direito a aposentadoria SIM. Tchau fica com DEUS. Estarei orando por nós

    C

    celso cardoso_1 Quarta, 15 de abril de 2009, 22h07min

    ola eu queria saber estou afastado a 7 anos por hernia de disco na cervical c5 c6 c7, todas estas hernias com artrose, porem o INSS, cancelou o meu beneficio, e tem outro problema pois o medico da empresa onde trabalho é perito do inss, ele esta dando alta para todos os funcionarios mesmo com problemas é justo isto meu BRASIL.

    A

    Ana Cristina da Silva_1 Quinta, 16 de abril de 2009, 4h54min

    Paulo, obrigada pela orientação e pela atenção, vou ver o que faço, nossos problemas são sérios sim, que Deus te abençoe e melhoras.

    Abraço
    Cris

    P

    PAULO DONIZETTI DA SILVA_1 Quinta, 16 de abril de 2009, 10h16min

    ANA bom dia! Minha advogada é do estado,porem tive sorte em pegar uma advogada competente, séria , e muito profissional. ANA sinçeramente desejo feliçidades pra voce e pra todos deste forúm .POIS somos esmiuaçado por pessoas que não conheçem absulutamente nada de patologias.Muito menos direitos humanos pois arrancam nossa dignidade en nos tratam como escória ,por assim dizer lixo humano.POREM podem ter certeza que o SENHOR DEUS JUNTO COM SEU FILHO SENHOR JESUS CRISTO estão vendo tudo ISSO! isso.
    ANA fique com DEUS.

    ABRAÇOS. estou indo para o hospytal novamente.

    Atençiosamente

    PAULO

    G

    Giselle Barbara Olimpio Sábado, 18 de abril de 2009, 20h39min

    Sou portadora de lúpus, faço tratamento a nove anos.
    No momento estou afastada do meu emprego, trabalho com confecção como auxiliar de corte, eu estou cursando o primeiro semestre de pedagogia na UNIP. Não estou conseguindo, mas trabalhar e especialmente conciliar trabalho e estudo. O Lúpus entrou em atividade, comecei a apresentar tontura, dor de cabeça, dores articulares algumas vezes com inchaço, e lesões de pele com bolhas, além de muito cansaço. Recebi encaminhamento para: Neurologia, Psiquiatria, Otolaringogia e Dermatologia, porém, acompanho apenas com a Dermatologia e a Reumatologia, com os demais eu não consegui.
    As tonturas e dores de cabeça melhoraram com o uso de Venlafaxina (calmante), meus médicos acreditam que eu preciso de um acompanhamento psiquiátrico, e realmente confesso que não estou bem. Toda essa situação com a qual não consigo lidar estão me deixando muito mal.
    Pelo INSS, consegui afastamento por apenas um mês, e soube que quando voltar ao emprego serei demitida.
    Preço encarecidamente informações a respeito de meus direitos.
    Em que a lei me apóia e como posso conseguir os tratamentos que preciso e que ainda não obtive acesso.

    P

    PAULO DONIZETTI DA SILVA_1 Terça, 21 de abril de 2009, 18h58min

    ANA CRISTINA tu conseguiu advogado(a)! Você esta bem? Melhorou das dores?
    Estimo melhoras

    SAUDAÇÂO

    PAULO

    S

    simone_1 Sábado, 25 de abril de 2009, 2h20min

    ola sera que ninguem pode me ajudar ?...

    C

    Claudira dos Santos Terça, 28 de abril de 2009, 13h45min

    Olá me chamo Claudira sou portadora da lupus, tenho uma certa dificuldade de aceitação, gostaria de saber se há meio de um beneficios por tempo mais prolongados, atuamente estou afastada, meu caso se reflete mais na pele, tenho varias crises de choro e de dores por mais que tento encarar a situação tenho as minhas recaidas. que Deus Abençoe á todos e nós consigamos vencer pela fé. um abraço a todos espero uma pulblicação deste