Olá.. Tenho 16 anos.. faço 17 no fim desse ano Posso sair da minha casa e ir morar com uma outra pessoa, independente, de maior, e que me aceita plenamente com ele? Mesmo meus pais não aceitando? Uma vez me disseram que eu posso sair de casa, e que se forem atrás de mim, eu posso optar por não voltar, e que ninguém pode me trazer a força, porém se eu não estiver bem no lar no qual eu resolvi morar, meus pais não tem obrigação de me aceitar na casa deles novamente. Isso seria verdade?

Quais os procedimentos que a pessoa que irá me aceitar deve tomar pra estar nos direitos da lei?

Obrigada, e Boa Noite.

Respostas

    R

    Raiden Terça, 24 de agosto de 2010, 12h43min

    Tenho 17 anos e minha namorada tem 16,estamos juntos faz 1 ano..e ela quer morar comigo,tem algum problema ela sair de casa e vim pra minha casa? espero uma resposta bem clara...da algun problema de fórum ou policia alguma coisa assim?

    M

    Marcela-Bisturi Sábado, 04 de setembro de 2010, 22h30min

    Bom pessoal eu tenho umas duvidas e farei um breve comentario sobre minha vida para vocês entenderem.

    Bom eu nasci cresci um pouco aos meus 7 anos ja vendo problemas familiares "brigas,encrencas e etc...",vendo meu pai alcolatra,meu irmão novo com seus 15 anos ja nas drogas, minha mae trabalhando fora e minha irman tambem.Todo fim de semana eram brigas "violentas demais".Eu fazia algo errado e se isso parasse nos ouvidos do meu pai ja era um motivo de eu apanha muito!"era um pouco raro" e toda semana eu apanhava do meu irmão ele me fazia gritar tanto que hoje tenho alguns problemas quanto a garganta/ouvidos/depreção etc...eu fui crescendo nos meus 11 anos meu irmão afrontou meu pai de forma com que ouvesse brigas feias "muito feias" ai passouse o tempo "meio que reconciliaram" e continuo a vida de brigas...aos meus 12 anos tive problema de bullyng na escola por conta de uma amiga falsa ter contado todos os meus segredos, aos meus 13, meu irmão teve um surto psicotico por causa das drogas " surto de personalidade esquisoide-não tem nada a ve com esquisofrenia..." e ficou 6 meses totalmente " louco em casa" foi um momento muito triste pra mim no dia a dia pois de manha na escola me soltava brincava e chorava e o resto do dia ia pra casa e teria de ser forte pra minha mãe não sofrer e então passou-se uns meses, ele voltou a consciencia e não aceitou o fato de que ficou"doente" e achava que era por causa dos remedios e voltou novamente para as drogas passou 2 meses ele voltou a ter outro surto psicotico pior ainda minha mae preocupada queria internalo tanto porque ela ja avia alertado 'que iria internalo e tambem porque ele ficou 4 dias sem dormir perambulando pela casa mexendo nas coisas aumentando o volume da tv,radio... e quebranco coisas , minha mae levou até um hospital psiquiatrico e depois de 1 mes ele retornou,ele ainda estava inconciente e até hoje tenta se lembrar de tudo e ainda toma remedios pois esta"ainda " em recuperação.

    O que eu gostaria de saber é :Eu poderia por minha propia conta"com 16 anos e sem autorização nenhuma de meus pais" sair e arranjar um emprego, um local para morar, morar em outra cidade? O simples fato de eu trabalhar e ter dinheiro para me sustentar seria o suficiente para eu "ter a emancipação"?

    M

    Marcela-Bisturi Sábado, 04 de setembro de 2010, 22h33min

    Bom pessoal eu tenho umas duvidas e farei um breve comentario sobre minha vida para vocês entenderem.

    Bom eu nasci cresci um pouco aos meus 7 anos ja vendo problemas familiares "brigas,encrencas e etc...",vendo meu pai alcolatra,meu irmão novo com seus 15 anos ja nas drogas, minha mae trabalhando fora e minha irman tambem.Todo fim de semana eram brigas "violentas demais".Eu fazia algo errado e se isso parasse nos ouvidos do meu pai ja era um motivo de eu apanha muito!"era um pouco raro" e toda semana eu apanhava do meu irmão ele me fazia gritar tanto que hoje tenho alguns problemas quanto a garganta/ouvidos/depreção etc...eu fui crescendo nos meus 11 anos meu irmão afrontou meu pai de forma com que ouvesse brigas feias "muito feias" ai passouse o tempo "meio que reconciliaram" e continuo a vida de brigas...aos meus 12 anos tive problema de bullyng na escola por conta de uma amiga falsa ter contado todos os meus segredos, aos 13 meu irmão teve um surto psicotico por causa das drogas " surto de personalidade esquisoide-não tem nada a ve com esquisofrenia..." e ficou 6 meses totalmente " louco em casa" foi um momento muito triste pra mim no dia a dia pois de manha na escola me soltava brincava e chorava e o resto do dia ia pra casa e teria de ser forte pra minha mãe não sofrer e então passou-se uns meses, ele voltou a consciencia e não aceitou o fato de que ficou"doente" e achava que era por causa dos remedios e voltou novamente para as drogas passou 2 meses ele voltou a ter outro surto psicotico pior ainda minha mae preocupada queria internalo tanto porque ela ja avia alertado 'que iria internalo e tambem porque ele ficou 4 dias sem dormir perambulando pela casa mexendo nas coisas aumentando o volume da tv,radio... e quebranco coisas , minha mae levou até um hospital psiquiatrico e depois de 1 mes ele retornou,ele ainda estava inconciente e até hoje tenta se lembrar de tudo e ainda toma remedios pois esta"ainda " em recuperação.

    O que eu gostaria de saber é :Eu poderia por minha propia conta"com 16 anos e sem autorização nenhuma de meus pais" sair e arranjar um emprego, um local para morar, morar em outra cidade? O simples fato de eu trabalhar e ter dinheiro para me sustentar seria o suficiente para eu "ter a emancipação"?

    F

    Fran sanliberato Sexta, 01 de outubro de 2010, 16h31min

    Acredito que sim, Marcela-Bisturi, pois nesse caso você tem motivos fortes para sair de casa, acredito que você for ao conselho Tutelar de sua cidade ou a Vara de Infância e Adolescencia de sua cidade e relatar o que relatou aqui e provar bem provado acredito que o juiz autorizaria sua emancipação ainda mais se você já trabalha, ou sejas provém seu próprio sustento.

    F

    F.Angélica Sábado, 09 de outubro de 2010, 17h21min

    Olá boa tarde,
    Fiz 15 anos em julho desse ano (2010) e namoro com um rapaz de 26 anos, com quem pretendo me casar até o final desse ano.
    Tenho um amigo que namora com uma garota de uns 13 ou 14 anos se não me engano,e eles pediram a autorização do juíz para se casarem e o juíz disse pra eles voltarem lá ano que vem.Se não me engano, ano que vem essa garora terá 15 anos.Então pensei: "Se o juíz disse pra eles voltarem lá ano que vem e ela terá 15 ano é porque ele vai assinar, pois precisa-se da autorização do juíz até os 15 anos, a partir do 16 é necessário só a autorização dos pais, sei disso porque liguei pro cartório daqui da minha cidade."
    Minha mãe de criação e minha mãe biológica vão procurar um advogado segunda-feira para pedi-lo pra mandar um requerimento pro juíz para a permissão do casamento.
    Gostaria de saber quais as chances de casarmos ainda esse ano.
    Já temos todos os móveis e eletros.Além da autorização dos meus pais.

    Ah, quando fui morar com meu pai sofri abusos sexuais por parte do meu tio (irmão do meu pai), o processo ainda está em andamento.

    Será que o juíz permitiria o nosso casamento?

    Agradeço a atenção.

    M

    Moullan Quarta, 17 de novembro de 2010, 1h40min

    Bom por favor espero que me respondam, tenho 21 anos meu namorado tem 17 só faz 18 ano que vem, no entanto a mãe dele é muito violenta, ela num faz nada o dia todo, vivie gritando xingando, chamando ele e os irmãos menores de demonios satanás essas coisas, bate por qualquer coisa, são eles que arrumam a casa, ele q faz a comida, e se atrasar na comida apanha, se ela pede uma coisa ele demora ou se esquece ele apanha, e num é bater tapinha naum, é surra mesmo, sem contar as agressoes morais, ele se sente humilhado e disse um a vez pra mim que ão aguentava ser tratado assim q não se sentia gente, que qria ter uma mãe boa, sabe ele e os irmãos estão precisando de roupa, num tinha um casaco sequer, passava frio, trabalha desde cedo e o dinheiro ela sempre tomava dele, se num desse ia apanhar, e ele nem responde nem nada sabe ele é muito bonzinho, dessa vez foi a gota dágua só pq nós não colocamos uma encomenda no correio no sabado, e do coloquei hoje terça-feira devido ao feriado de 15/11, ela bateu nele, proibiu ele de vir pra cá, disse pra eu falar com ela antes de ir pra lá, ela bateu muito usou uma faca, quase feriu ele, iquei preoculpada, ela num cuida bem dos filhos dela em compensação pegou filha dos outros pra criar e gasta muito com a menina mas com os filhos num tha nem ai, ele num aguenta mais e disse q vai fugir de casa, quer vir pra minha casa, ele vai fugir de qualquer forma, eu prefiro que ele venha pra cá do que fique por ai na rua passando perigo, mas to com medo, o que pode acontecer comigo? e com ele? se eu ajudar, se ele vir pra cá? o que ela pode fazer? agente num quer fazer B.O nem nada, mas o que ela poderá fazer? e diante do ato dela como poderemos reagir? não me pessam pra pensar e ver as consequencias, pq só Deus sabe o quanto ele sofre, e eu junto, apanhar assim ser explorado xingado.... ele vai fugir de qualquer jeito só num qro q fique por ai onde ngm vai saber onde é.... aguardo resposta por favor respondammm

    M

    Moullan Quarta, 17 de novembro de 2010, 1h41min

    detalhe os pais dele são a favor do nosso namoro.....

    C

    Cristina SP Original - No FAKE Quarta, 17 de novembro de 2010, 3h22min

    Resumindo a todos os consulentes:

    Menores de 18 anos para o casamento só com autorização dos pais, ou com autorização do Juiz.

    Aquietem seus corações e mentes.

    Boa sorte.

    R

    Rosana Trindade Terça, 30 de novembro de 2010, 18h45min

    Quem ainda quer e necessita da PENSAO do pai...deve pensar BEM antes de ter um compromisso muito SERIO que e o casamento...Querida!!! vc deve pensar MELHOR em se preparar p VIDA...nao so ter essa vontade INOCENTE de ...CASAR...tenho dinh,,,para pagas as contas...,,,SONHE MAIS,,,,QUEIRA MAIS>>>TENHA MAIS AMBIÇAO>>>QUEIRA a INDEPENDENCIA>>>O SEU SUCESSO profissional...entende??? SERA que vc nao tem uma familia...que REALmente quer ISSO p vc,,,??? e vc ainda nao percebeu????abraços

    D

    d.boy.. Quarta, 09 de março de 2011, 9h39min

    tenho 26 anos eu amo muito minha namorada de (16 anos) eu trabalho, tenho minha renda de dois salario, mas os pais da minha namorada nao aceitao , o pai dela gosta de fazer barraco quando bebe, e ja bateu nala, eu e ela ja dormi- mos fora de casa duas vezes e me chamaram de inresponsaveis (ambos) , mas a mae que quer acabe nosso namoro e ja disse que ia na delegacia me denuciar , mas nao vou deixar e ela nao tambem por nada nesse mundo, fico muito preoculpado todos dias mal durmo pensando nela podem me ajudar fico grato

    L

    Laura Mariaa Quarta, 09 de março de 2011, 23h27min

    Gente,que pressa é essa de casar(morar junto)???
    Calma pessoal...
    Tudo se ajeita!!!

    C

    Cristina SP Original - No FAKE Quinta, 17 de março de 2011, 0h30min

    Perdoem-me os colegas, mas um dos consulentes acima tem 29 e namora uma menina de 16, isso pra mim é p.....

    Para todos os demais casos, para o casamento ou emancipação é necessária autorização paterna, ou supressão judicial.

    O melhor a fazer é aguardar e certificar-se do desejo manifestado.

    F

    Fran sanliberato Segunda, 09 de julho de 2012, 16h41min

    Gente ou estamos em outro país ou eu perdi o rumo da conversa vocês acham estranho alguém de 26 anos namorar alguem de 16, e antigamente que os de 40 casavam com as de 165 w nínguém achava um absurdo.

    J

    Julianna Caroline Quinta, 12 de julho de 2012, 16h50min

    Nos dias de hoje não pega nada com 16 anos.
    Somente 14 pra baixo.
    Casar não pode, morar junto não pode sem o conscentimento dos pais, mas fazer sexo pode.
    Fancilene, o absurdo está justamente hoje e antigamente.
    Antigamente as meninas eram obrigadas a casar com quem os pais queriam, aos 12, 14 ou 16 anos, com homens mais velhos, de 40 pra cima, por status social, estabilidade financeira.
    Hj, as meninas dessa idade querem se juntar, se casar, etc, com homens mais velhos e os pais não permitem, justamente pela pouca idade delas.
    Os velhos de antigamente e os velhos de hoje são igualmente babões.
    Um homem com mais de 25 anos que gosta de meninas de 15,16 é porque pode exercer controle sobre elas, mantendo-as sob suas ordens, mandando nelas e decidindo a vida delas como se fossem seus donos, e são incompetentes para se relacionar com MULHERES da mesma idade ou pouco menos que já são adultas, não se deixam controlar, não são dependentes deles, fazem o que querem e não permitem que sejam encoleiradas, nem mandadas, nem que decidam por elas.
    O gostar das meninas mais novinhas é justamente pra massagear o ego de macho dominante, por que hoje em dia, com a independencia da mulher, nehum macho domina mais, entendeu?
    É questão de querer provar pra si mesmo que domina.
    Claro, bem mais simples dominar uma cça sem experiencia de vida que provavelmente depende deles até pra comprar um absorvente, do que uma mulher feita que não precisa deles pra nda no sentido financeiro e emocional, pq mulheres adultas e bem resolvidas, cuidam de suas vidas, e se o relacionamento não der certo, a fila anda.
    O homem tem necessidade de se sentir no controle, ou pelo menos achar que tem o controle da situação.
    Bem mais fácil e menos dispendioso namorar uma menina que ainda nem aprendeu a lavar a "CHALANA" e acha que a vida é um conto de fadas e que o primeiro homem que aparece sabendo dar um amasso bem dado e falar umas palavras interessantes é o homem da vida delas.
    Ora, me poupe.
    Nem saíram das fraldas.
    E homens que preferem as meninas que pesam pouco mais de 2 arrobas deveriam se tratar num psiquiatra pra aprender a lidar com essa obssessão de querer estar sempre no controle, achando que ser o macho alfa é mandar numa cabritinha cheirando a leite.
    Ser macho alfa é se relacionar com uma mulher, adulta, independente, e não se sentir inferior por causa disso.
    É aceitar a independencia da mulher e o corte do cordão umbilical de suas companheiras.
    Abraço**

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Quinta, 12 de julho de 2012, 23h32min

    Concordo contigo, Dra Ju, em nº, gênero e grau!!!

    Falou tudo e um pouco mais!!!

    V

    Vinícius Ferreira Quarta, 08 de maio de 2013, 14h07min

    Bom tenho 13 anos,
    -Vamos dar um exemplo se eu fosse expulso de casa, e eu fosse morar com uma outra família que é amiga dos meus pais a muito tempo, com a autorização dos meus pais, é ilegal, é preciso chamar o concelho tutelar?
    -Eu acho assim, se eu fosse expulso, (tecnicamente), eu praticamente sem família, e encontrei uma ótima família que me apoia pela minha orientação sexual, me da uma dormida alimentação, bebida, amor, e carinho, eu não gostaria de que outras pessoas se envolvessem nesse assunto de família, e me colocasse em um internamento.
    - Bom a minha pergunta é a seguinte, -Com a autorização dos meus pais para ir morar com amigos, de maiores, é ilegal ou legal.? isso daria processo ou coisa e tal para as pessoas que estiverem comigo? e a mim como eu iria agir entre essa situação toda?

    S

    SulaTeimosa Suspenso Sábado, 11 de maio de 2013, 0h53min

    Tendo apenas 13 anos vc não pode viver sem ter um maior de idade responsável por vc, alguém que tenha sua guarda. Portanto,não adianta tentar se enfiar na casa dos outros, mesmo com autorização de seus pais, pois essa outra familia não poderia ser responsável por vc, e ainda correriam o risco de mantê-lo na casa deles indevidamente, sem uma formalização da guarda eles se expõe a responder por vários ilicitos.

    Se vc fosse expulso os irresponsáveis que lhe trouxeram ao mundo responderiam por abandono de menor e maus tratos. Se vc fosse encontrado zanzando na rua com toda a certeza seria recolhido (praquele lugar onde ficam os infratores, assassinos, estupradores, sociopatas, psicopatas, mesmo menor de 18 eles são tudo isso, acredite), e sua familia seria chama a responder por abandono ou maus tratos, ou por incapacidade de educar e zelar pelo filho que irrresponsavelmente trouxeram ao mundo.

    Enfim, daria um merdelhê completo!!!! Pra familia na casa em que vc quer morar, pros seus pais, e pra vc, principalmente.

    Em 1 ano vc já poderá ir estudar curso profissionalizante e em 2, conseguindo um trabalho, vc poderá pedir na justiça sua emancipação. Tenha PACIÊNCIA. Vc vai precisar dela para sua vida toda, acredite.

    B

    Brenda Araújo Sexta, 03 de janeiro de 2014, 14h26min

    Eu tenho 17 anos e meu namorado tem 15, nós queremos nos casar este ano. Isso é permitido, o que faço para me casar???

    L

    Lilian1 Sexta, 03 de janeiro de 2014, 15h04min

    E vao viver de vento neh brenda?

    M

    Martinho e Juvelino Suspenso Sexta, 03 de janeiro de 2014, 15h09min

    Brenda, até mesmo para que esse rapaz se emancipe ele precisa alcançar os 16 anos. E para se emancipar é preciso que ambos tenham (e provem) condições de sustentar a sí mesmos, sem precisar de mesada, morar de favor, e etc.

    E não é se sustentar, é ter profissão e emprego fixo regular.