Olá.. Tenho 16 anos.. faço 17 no fim desse ano Posso sair da minha casa e ir morar com uma outra pessoa, independente, de maior, e que me aceita plenamente com ele? Mesmo meus pais não aceitando? Uma vez me disseram que eu posso sair de casa, e que se forem atrás de mim, eu posso optar por não voltar, e que ninguém pode me trazer a força, porém se eu não estiver bem no lar no qual eu resolvi morar, meus pais não tem obrigação de me aceitar na casa deles novamente. Isso seria verdade?

Quais os procedimentos que a pessoa que irá me aceitar deve tomar pra estar nos direitos da lei?

Obrigada, e Boa Noite.

Respostas

  • -1
    N

    nel lyra Quinta, 09 de outubro de 2008, 14h20min

    Thays Bueno,
    As informações que você tem estão conflituosas.
    O fato de você está preocupada com a possibilidade de que sua família poderá recusar a aceitá-la de volta, deixa claro a sua incerteza com relação ao que deve bem fazer. Pense melhor se vai mesmo valer a pena. O melhor lugar para uma adolescente é mesmo junto aos pais.
    Procure aconselhamento no Conselho Tutelar de sua cidade!
    Se cuida, tá!

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    I

    Ivan - Acadêmico de Direito Quinta, 09 de outubro de 2008, 17h39min

    Mas a resposta que vc queria não foi dada. Se vc se casar com essa pessoa , poderá fazer da sua vida o que bem quiser, pois o casamento enseja a emancipação antecipada.

    A

    Antonio Quinta, 09 de outubro de 2008, 18h20min

    Thays,

    o que o colega, juridicamente correto, acima disse é casar mesmo, "de papel passado"... (art. 5º, II, CC que tentei omitir...)

    I

    Ivan - Acadêmico de Direito Quinta, 09 de outubro de 2008, 18h39min

    É isso o que o Antonio disse, não se apresse por fazer as coisas pq pode se arrepnder muito depois. Vc tem muito tempo pela frente, pra namorar e depois casar, seja com ele ou com outra pessoa. Não faça nada sem pensar muito, e muito.
    Boa sorte.

    A

    Antonio Quinta, 09 de outubro de 2008, 18h59min

    E ainda acrescento:

    talvez seu namorado incorra em um CRIME: art 248 do CÓDIGO PENAL.

    R

    roberta_1 Terça, 27 de janeiro de 2009, 11h22min

    ola!!
    Tenho 17 anos e completarei 18 em dezembro deste ano, meu namorado fara 22 anos em maio deste ano. Ele trabalha de carteira assinada e possui uma renda fixa de R$ 650,00, já possui uma casa propria, nos ja estamos juntos há 2 anos e 6 meses... No fim do ano de 2007 minha mãe me obrigou a vir para Juiz de Fora morar com ela e com o marido dela, enfim ela fez chantagem emocional e eu deixei meu pai e todo o restante da minha familia no rio de janeiro, inclusive o meu namorado, passamos um ano namorando a distância, nos viamos apenas uma vez no mes quando eu ia para o rio visitar os meus parentes, durante este ano minha mãe me fez varias ameaças, dizia q não me deixaria mais ir para o rio e outras. Ate q em janeiro deste ano eu resolvi passar alguns dias nan casa do meu namorado e minha tia descobriu e quer q eu conte para o meu pai e para minha mãe...
    Agora minha mãe não quer mais q eu va para o rio nem q o meu namorado venha me ver. Eu estava adiando a escolha de ir morar com o meu nanmorado para não afromtar oa meus pais, era oq eu queria ja ha um ano mas não fiz para não deixar a minha mãe sozinha pois ela acabou de se separar, mas agora não quero mais esperar, meu namorado diz q a escolha é minha q se for melhor pra mim esperar um ano ele espera, mas eu não quero mais...
    minha mãe diz que eu não tenho responsabilidade para casar, pagar contas...
    mas eu acho q se eu tenho responnsabilidade para trabalhar e ajuda-la a pagar a conta de luz e a conta de água da casa mesmo o meu pai dando a pensão posso muito bem cudar das contas da minha propria casa...
    enfim preciso saber oq realmente posso fazer dentro da lei coso ela continue a proibir meu casamennto? Se eu for embora, ela pode ir me buscar na casa do meu namorado e ainda processa-lo?
    Por favor me ajude!!

    W

    wilha Sábado, 07 de fevereiro de 2009, 0h51min

    ola !!!!!!!!
    Tenho 17 anos.. faço 18 no fim desse ano
    Posso sair da minha casa e ir morar com uma outra pessoa, independente, de maior, e que me aceita plenamente com ele?
    Quais os procedimentos que a pessoa que irá me aceitar deve tomar pra estar nos direitos da lei?
    é sim meus pais pode processa-lo ?

    M

    Marlon_1 Quinta, 26 de fevereiro de 2009, 21h26min

    Ola galera!!
    Bom eu tenho 18 anos vou completar 19 em abril.
    Eu trabalho e faço faculdade.
    Namoro com uma garota de 15 anos prestes a tambem completar 16.
    Minha namorada sofre muito na casa dela, o pai dela é dependente de alcool e drogas, e é muito agressivo, ele bate na mãe dela e as veses nela tambem, a mãe dela é muito submissa ao marido e morre de medo de se separar dele e ele cometer uma loucura.
    Nem eu e nem ela aguentamos mais esta situação, e queriamos saber se quando ela completar 16 anos ela pode vir morar na minha casa com a aprovação dos meus pais, estamos dispostos á nos casar,porem tudo isso dentro da lei. Se poder peço que me informem quais os procedimentos a serem tomados.

    Desde já agradesso.

    G

    Genivaldo Lima da silva Quinta, 05 de março de 2009, 12h52min

    Prezada Thais geralmente nesta tua idade as pessoas agem por impulso
    E não pelo juizo,e quando as pessoas agem por impulso as vezes as consequencias futuras podem ser desastresas ,eu num passado distante fiquei distante do meu doce lar e paguei muito caro por isso,e por passar por esta cruel experiencia é quê ouso em te dar este alerta..

    J

    J.J. Domingo, 08 de março de 2009, 10h31min

    Marlon_1
    Se realmente é essa a situação que sua namorada vive e se seus pais concordam que ela vá morar na casa deles...existem algumas possibilidades:
    1.Vocês podem procurar a Vara da Infancia e Juventude e relatar o que ocorre em relação ao pai dela,com certeza irão orienta-los a procurar um advogado para modificar a guarda, já presenciei casos em que o juiz concedeu ao namorado a guarda da menor e em outros aos pais do namorado.
    2.Se o pai dela concordar poderá assinar a aurtorização para vocês casarem civilmente.
    Cada caso é um caso, o mais correto seria procurar a Vara da Infancia e Juventude e relatar o ocorrido para que eles possam orientar qual a atitude mais pertinente ao caso.
    Abraços

  • -4
    F

    franciele da silva Terça, 10 de março de 2009, 22h32min

    oi boa noite,tenho 17 anos, vou completar 18 em outubro desta ano...estou em são paulo a 1 ano, e durante esse tempo conheci uma pessoa, e comessamos a namorar. hoje minha mãe q é separada informalmente ( não divorsida) quer voltar para pernambuco, comigo e meu padastro, mas não é da minha vontade ir... meu namorado quer casar comigo, mas como sou menor de idade tem que ter a altorização dos meus pais, mas ela não quer assinar.algumas pessoas falam q a assinatura de apenas um dos dois basta, isso é verdade?
    O que eu posso fazer para resolver esse problema? e quais são as consequencias se caso eu for contra ela.
    aguardo sua resposta,
    desde já obrigado!

    C

    caroline benedetto Segunda, 16 de março de 2009, 13h58min

    Ola! meu nOme é carol, e eu tenho 17 anos, façO 18 dia 05/05.
    eu moro com meu pai ( fui adotada ), e não conheço minha mãe..
    porem, vivo dias de inferno em casa com ele, ele me agride com palavras e atos..
    antes ele me batia pra deixar marcas, ja hoje me bate em lugares que não são visiveis! eu ja sai de casa e fui morar com uma amiga, mais quando volto ele me bate novamente, e não admito isso, pois ele não é meu pai de verdade..
    enfim, queria saber quais os dreitos que eu tenho, pois não aguento mais apanhar dele, e se eu com 17 anos posso morar com a minha amiga de 28!

    Obrigada

    J

    J.J. Terça, 17 de março de 2009, 0h10min

    Caroline
    Denuncie seu padrasto,o que ele faz é violência, e independente da sua idade è crime!
    Procure a Vara da Infância e Juventude no Fórum mais próximo e relate a situação,eles poderão autoriza-la a morar com essa amiga sem que dê problemas a você ou a ela.
    Não adimita esse tipo de comportamento do seu padrasto,DENUNCIE!
    Att
    J.J.

    M

    Marco Túlio Terça, 02 de fevereiro de 2010, 18h34min

    Ola a todos!
    Tenho 21 anos e tenho uma namorada com 16 anos que vai fazer 17 anos em maio agora, nós nos amamos muito, somos apaixonados um pelo outro, nós queremos nos casar o mais rapido possivel, nesse ano ainda se necessario, gostaria de saber se ela pode sair de casa antes de nós nos casarmos, vamos noivar daqui alguns meses, ela pode sair de casa ? ou seja se ela tem essa liberdade pra fazer oque bem quiser, é isso que eu digo. posso tirar ela de casa ?

    A

    ACOB2525 Sábado, 06 de fevereiro de 2010, 17h52min

    Boa noite! Tenho 29 anos. Minha namorada 16 anos e irá completar 17 anos este ano.
    No começo do nosso namoro os pais eram a favor. Agora decorrido 1 ano de namoro resolveram mudar de opinião, são contra. Alegam que ela é nova e não sabe nada da vida. Falam que ela irá se atrapalhar nos estudos. Inventaram que eu até já tenho outra mulher!! Pode tamanha mentira!! Acontece que ela e eu já temos um envolvimento amoroso muito bonito e até já temos planos de casar. Pra completar tudo isso ela resolveu fugir de casa e até agora não deu nenhuma notícia. Os pais já estiveram em minha casa com a policia e eu disse que não sei do seu paradeiro. Fui pego de surpresa pois não sabia que ela iria fazer algo desta natureza!!! A mãe disse que não brigou com ela, mas eu tenho minhas desconfianças, pois de uns meses para cá sua mãe apresenta um comportamento agressivo com palavras e gestos(Não sei se a mãe chegou a agredir fisicamente, isso pra mim é uma hipótese para ela ter abandonado o lar).
    O que eu posso fazer pra me defender das acusações de saber aonde ela está, pois isso é que os seu familiares estão fazendo, estão AFIRMANDO QUE EU ESTOU ESCONDENDO A MINHA NAMORADA.
    o que vcs do JUS Navigandi podem me orientar?
    Obrigado!

    M

    Marco Túlio Quinta, 18 de fevereiro de 2010, 17h22min

    Pelo amor de deus alguem me respondee por favor, precisoo muitoo de uma resposta.
    obrigadoo !

  • -3
    R

    Renata Miyako Sexta, 05 de março de 2010, 1h07min

    Olá Sr.Marco Tulio

    Olha eu não sei se é isso a coisa certa a fazer mais; já faz um tempo que eu sai da csa da minha mãe e to morando com meu namorado(marido).
    Tenho 16 anos, e sei que ainda não posso me casar no civil, minha mãe ameaçou, fez de tdo(ate chamou o conselho tutelar)mas não deu em nda.
    Minha opinião,...,se vc ama msmo ela e ela ama msmo vc e vc ta disposto a se casar com ela, ainda não achei nenhuma lei que permita casamento de alguem menor de idade...mas se esta msmo disposto minha dica é que vá em frente com o que deseja!!!
    Nós estamos mtoo feliz!!!
    E ah, não ha nenhuma lei(andei procurando)que permita uma menor de idade sair do convivio com os pais, para "casar"(morar junto)com outra pessoa, a não ser que tenha otimos motivos para querer isso (Ex:.gravida,sofre algum ato violento ou sexual vindo de alguem a quem convive com ela(a menor)etc...).
    Em tdo cso, BOA SORTE, naquilo que vc resolver , Ok?

    E

    Estudante_BA Quinta, 11 de março de 2010, 0h44min

    Marco Túlio, até onde sei, não há implicação no fato dela ir morar com você e vocês se casarem.
    A respeito do comentário acima, ele é equivocado, pois mesmo que sua namorada tenha 16 anos, ao se casar ela terá emancipação civil, ou seja, ela responderá por si aos atos da vida civil, ou seja, terá maioridade civil (não confundir com maioridade penal).
    Caso ela trabalhe e os rendimentos deste emprego sejam suficientes para ela se sustentar sozinha, ela também possuirá o direito a emancipação civil, o que significa que ela pode morar sozinha ou dividir uma casa com você, como companheiro dela.
    Atente somente para as implicações penais pelo fato dela ser menor, entretanto, vale ressaltar que ela não é absolutamente incapaz, ela é, aos olhos do Direito, relativamente incapaz, ou seja, precisa de responsável legal para alguns atos da vida civil.
    Espero ter ajudado.