Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

  1. Carolina Kirchner
    07/11/2008 16:27

    Olá, tenho um filho com 4 anos que não possui um sobrenome em comum que eu, meu marido e minha filha temos. Queremos mudar antes que ele inicie na escola.
    Gostaria de saber como fazer, se precisa ou não ordem judicial, por onde devemos começar para acrescentar esse sobrenome.
    Gostaria muito que os filhos tivessem os mesmos sobrenomes.
    Atenciosamente
  2. Ilton Barreto da Motta
    07/11/2008 17:05

    só é possível através de ordem judicial, junte os documentos dos irmãos e faça o pedido judicialmente. embora têm alguns juízes que relutam em deferir alegando que a lei da preferência para o sobrenome paterno(art.55 da lei registros públicos), o que é inadmissível, ante a igualdade dos sexos prevista na Constituição Federal.
  3. Isabela Mariano
    18/01/2009 13:59

    Eu gostaria de mudar meu nome Isabela Mariano para Isabela Papa Mariano,a questao e que eu so tenho o sobrenome do meu pai e gostaria de colocar o sobrenome da minha mae,pois ja tive problemas para comprovar que minha mae era minha mae,entao gostaria de saber como posso fazer isso!?
  4. José Augusto Cavalhieri
    18/01/2009 23:19

    Minhas prezadas Carolina e Isabela, vcs podem ingressar em juízo para a retificação, trata-se de uma ação de retificação de nome (Jurisdição Voluntária).
    Sugiro que procurem uma advogado ou a Defensoria Pública para ingressar com esta demanda.
    Com o devido respeito espero ter ajudado
    Atenciosamente
  5. maisa lopes dantas
    25/01/2009 11:30

    O nome do meu companheiro é Jadson da Cunha Peixoto,ele não tem o sobrenome da mãe,registrou nosso filho João Vítor Lopes Peixoto,ele tem 3 anos,hoje Jadson quer acrescentar o da Cunha,como fazer?que documentos são necessarios?
  6. Renata Silva_1
    15/02/2009 16:40

    Carolina Kirchner
    Minha querida eu acho que o seu vai ser fácil
    pior vai ser o meu que nem é de família nem nada
    então tenha fé é tudo que posso dizer!!!!!!!
    Brincadeira eu acho que desde que vc prove
    que o sobrenome é seu e da sua família toda
    vc vai poder resolver a questão!!!!!!!!
  7. Luiz Eduardo de Oliveira Alves
    08/03/2009 12:01

    Minha mãe é Ferraz de Oliveira, minha irmã Ferraz do Santos, eu Oliveira Alves.
    Sou do segundo casamento e minha mãe não colocou Ferraz em minha certidão e eu queria tanto ter o Ferraz e isso me aflinge. Parece besteira, mas me encomoda.

    Então, gostaria de saber se tem solução.
    Obrigado.
  8. Ollizes / Advogado
    08/03/2009 13:16

    Luiz Eduardo

    Tem solução sim..

    Pode ser acrescido. Vc vai ter que constituir um advogado para impetrar uma ação de retificação de registro civil, solicitando a inclusão do patronímico de familia materna FERRAZ.

    boa sorte.
  9. Elisabete Vidal
    14/04/2009 17:28

    Olá, meu nome é Elisabete Rocha Vidal e quando registrei meus filhos coloquei apenas o Rocha e também o sobrenome do meu marido, depois me arrependi e gostaria de acrescentar o Vidal ao sobrenome deles que é do meu pai e ja é falecido. Existe essa possibilidade? Estou separada do meu marido, isso pode atrapalhar? mesmo que ele concorde?
  10. Jessica_1
    14/04/2009 18:42

    olá tenho um filho de 9 anos registrado somente com meu nome e atualmente estou casada com o padastro dele e tenho uma filha de 3 anos com o sobrenome do meu esposo como posso fazer para que a certidão do meu filho não fique em branco no nome do pai posso colocar o nome do meu atual esposo na certidão dele eu e meu esposo estamos a favor como devo fazer?Devo ir até o cartório que registrei ele para acrescentar o nome do meu esposo?
    me ajudem quero muito que ele tenha o nome do meu atual esposo pois ele o tem como seu verdadeiro pai.
  11. Ollizes / Advogado
    14/04/2009 19:06

    Elizabete.

    Existe essa possibilidade?
    Sim, através de uma ação de retificação de registro civil, ou quando seus filhos completarem 18 anos e antes dos 19 requererem diretamente no cartório onde foi feito o registro.

    Estou separada do meu marido, isso pode atrapalhar? mesmo que ele concorde?
    Se ele concordar voce não vai ter problemas. Via judicial a ação fica mais facil se contiver a anuencia do outro familiar.

    Jéssica...

    como posso fazer para que a certidão do meu filho não fique em branco no nome do pai posso colocar o nome do meu atual esposo na certidão dele eu e meu esposo estamos a favor como devo fazer?
    R. - A forma correta é o processo de adoção a ser movido pelo seu atual marido. Após deferida a adoção, ja no mesmo processo requer a avebação do nome do pai.

    Devo ir até o cartório que registrei ele para acrescentar o nome do meu esposo?
    Não! Deve procurar um advogado e dar inicio a um processo de adoção. (essa seria a forma correta e legal para acrescentar o nome do pai a seu filho.

    Boa sorte .

    ollizes@adv.oabsp.org.br
  12. Jessica_1
    14/04/2009 19:17

    Olá Ollizes,
    Obrigada pela atenção dada,
    E isso tem que ser em juiz ou posso fazer diretamente com um adivogado?
    Quanto a nova lei complementar 115/07 esta esta sendo estudada para acresentar o sobrenome ao enteado, o senhor sabe me dizer se ela irá ser aprovada para vigorar ser Lei ou isto vai demorar? O senhor me aconselha fazer isto logo ou aguardar para que esta Lei entre em vigor para não ter tanta burocracia?
  13. Ollizes / Advogado
    14/04/2009 19:24

    Jéssica, essa lei complementar 115 é estadual? pq a lei complementar 115 federal, trata de assuntos da esfera federal de recursos.

    Por acaso é um projeto de lei? pq dentro da legislação que conheço o caminho é o que te passei.

    boa sorte.
  14. Fabio da Silva Abreu
    27/04/2009 19:56

    Olá ...
    Gostaria de saber se posso acrescentar mais um sobrenome do meu pai ao meu ..
    pois como ele nao colocou esse sobrenome ele se acabará ..
    gostaria de acrescentar Vilela ao meu nome ..será que é possível ????
  15. vera lucia da silva
    17/05/2009 21:50

    Hoje tenho 48 anos e senti a necessidade de acrescentar o nome da minha mãe na minha certidão e de minha filha, pois quando vou fazer alguma coisa eles dizem que é homonimo e tenho mais dificuldades para resolver qualquer coisa, e no caso dela para não ter problemas futuros( ela só tem 15 anos). Quando fui renovar a CNH precisei ir no Detran central e outras coisas. Preciso saber como proceder e se posso fazê-lo sozinha, sem necessidade de um colega Advogado.

    Desde já agradeço
    sua atençao.
  16. GLC
    18/05/2009 03:17

    Prezada Vera:
    Caso o sobrenome de sua genitora não consta na Certidão deve ingressar em juízo com um pedido de suprimento, conforme a Lei 6015, art. 109. explicando o porquê. Sendo advogada, você mesma pode requerer.
    Boa sorte.
  17. janete_1
    18/05/2009 14:22 | editado

    ola, tenho um filho de 6 anos que nasceu em Portugal e tem as duas nascionalidades. Eu gostaria de acrescentar o meu sobrenome já que na sua certidão, a seis anos optamos apenas pelo do pai , hoje somos divorciados e tenho dificuldade em comprovar que ele é meu filho já que na sua certidão consta o meu nome de casada . Ele tem certidão portuguesa e a consular neste momento estou de regresso ao Brasil e devo ir registra lo no cartório de 1 oficio na minha cidade para que a sua certidao consular tenha validade. Como posso proceder para que essa auteração já seja feita . Acrescentar o meu sobrenome e auterar o meu nome de divorciada. Obrigada
  18. Manu Fardin
    18/05/2009 18:27

    Olá, quando me casei eu não quis mudar meu sobrenome, então não acrescentei o sobrenome do meu marido ao meu. Porem agora me sinto desconfortável com isso, pois é como se continuasse solteira!!! Como faço para acrescentar o sobrenome dele ao meu????
  19. Ollizes / Advogado
    18/05/2009 19:43

    Manu..

    A oportunidade para acrescentar o sobrenome que voce teve foi no momento de correr os proclamas do casamento, quando lhe foi perguntado se desejava passar a usar o sobrenome do marido.

    Agora, somente via judicial, com ação de retificação (no seu caso, seria de certidão de casamento)

    Você vai ter que constituir um advogado, que com fundamento no artigo 109 da lei 6.015/73 vai requerer o acréscimo do sobrenome.

    Boa sorte.
  20. Mariana_1
    30/05/2009 09:29

    Olá Bom Dia,

    Estou a seis anos casada de papel passado...mais na época não inclui o nome do
    meu marido...por causa da burocracia para à troca dos documentos....
    Hoje estou arrempedida...gostaria de saber o passo à passo...e os valores? vc sabe?
    Obrigada! Mariana Mendes

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS