Respostas

12

  • Lu_ni

    Lu_ni

    Em caso de morte do aposentado por invalidez o conjuge tem sim direito a pensão, quanto ao seguro de vida depende do que estiver no contrato, o fato de receber aposentadoria por invalidez não faz perder direito ao seguro porém, precisa verificar se a doença/invalidez geradora da aposentadoria é coberta pelo seguro.

  • linda

    linda

    Lu ni gostaria de lhe fazer uma pergunta ;meu marido tem um seguro da firma , de vida , discontava todo mes em folha ,seu beneficio foi acid de trabalho, ou melhor acid de percurso, sua doença é depressao e sindrome do panico se ele aposentar por invalidez teria direito? BEm desde ja sou muito agradecida

  • Lu_ni

    Lu_ni

    Bem, Linda, é como disse, a aposentadoria por invalidez não gera obrigatoriamente direito ao recebimento do seguro, porém tudo depende do tipo de contrato e que incapacidade pode ser fato gerador, normalmente os seguros feitos por empresas são diferentes daqueles feitos pela pessoa direto numa seguradora ou banco, podendo, inclusive proporcionar o recebimento quando ocorre a aposentadoria por invalidez.
    Recomendo, se vcs não tiverem, conseguir uma cópia do contrato com a empresa ou com a seguradora para verificar melhor.

  • ezequiel  bento da silva

    ezequiel bento da silva

    Sou funcionario publico e estou com poblema de coluna tenho ernia de disco ja faz dois anos que estou afastado fzendo tratamento com fisioterapeuta a medica da pericia me disse que eu posso aposentar mas so com periudo parcial e vou ganhar so um salario minimo ou e integral de 100 po cento obrigado

  • Lu_ni

    Lu_ni

    Nunca ouvi falar de aposentadoria com período parcial. O máximo que pode perder são as vantagens que se perderia no caso de aposentadoria.

  • linda

    linda

    lu ni
    obrigada por responder , é que a duvida surgiu por que tenho uma conhecida que se aposentou por 5 anos e ela recebeu o seguro de vida da empresa e foi por invalidez e quanto aos papeis na empresa nem pensar a mesma quer que nos suma pois foi o maior custo para conseguir a cat ,pois foi considerado acidente de trabalho e eles negaram quase deixei pra la mas pensei bem a briguei pois é com isso cat que meu marido tem estabilidade, pois a empresa nem se quer da algum apoio a nos .Mas obrigada mesmo.

  • aguida_1

    aguida_1

    ola gostaria de faser algumas perguntas:
    meu pai era funcionario publico da prefeitura de sao gonçalo RJ e se aposentou por invalidez depois de ter sofrido um derrame,alguns meses depois descobriu que tinha cancer no pulmao,e minha mae entrou com o pedido de auxilio 25%pois ele precisava de um serviço de acompanhante,mas o IPASG responçavel pela aposentadoria negou o auxilio,alegando que meu pai nao havia contribuido por alguns meses,mas esse fato nao era de conhecimento de meu pai pois foi a prefeitura que sem avisar deixou de pagar o contributo,meu pai veio a falecer e minha mae nunca recebeu o tal auxilio gostaria de saber se ela tem direito a receber mesmo depois do falecimento do meu,esse auxilio e o seguro de vida ao qual meu pai tinha direito.
    desde ja obrigada

  • adriana dos reis vieira

    adriana dos reis vieira

    sou professora do estado do rio de janeiro a 15anos.
    sou professor ll ,vou ser aposentada por invalidez permanente(integral ou proporcional).tenho depressão e sindrome do pânico.fui antes readaptada mas passei mal na escola e me passaram por uma junta medica com pedido de aposentadoria.
    gostaria de saber o que vou receber de vencimento e sem vou ter direito no contracheque ao auxilio doença,digo uma ajuda para comprar remédios e fazer tratamentos.
    desde já agradeço a sua atenção.