T

    Thiago_1 Sábado, 29 de novembro de 2008, 1h38min

    Olá,

    Gostaria de saber como cálculo meu 13º eis que sou comissionado. Minha empresa me informou que tomaria como base meus últimos 6 meses na empresa, dividiria por 12 e multiplicarei por 8 (meses de trabalho), isso é certo ?

    Data admissão: 08-04-08

    Obrigado pela resposta amigos!

    Um abraço.

    A

    A. H. Zanatta Sábado, 29 de novembro de 2008, 9h11min

    P/ Simone Moreno

    Para o comissionista puro, o 13º salário é calculado pela média aritmética simples das comissões recebidas no ano (de janeiro a dezembro).

    Para quem desempenhou atividade somente por 4 meses, a média é a soma das 4 comissões dividido por 4.

    O pagamento deverá ser efetuado até 20/12. Pelo fato do mês de dezembro não estar completo, aplicaca-se a média dos valores conhecidos, e a compensação é feita até 10/01 do ano seguinte.

    Espero tê-lo ajudado.

    A

    A. H. Zanatta Sábado, 29 de novembro de 2008, 9h30min

    P/ Thiago_1

    É errada o fórmula proposta pela empresa tomando para cálculo as 6 últimas comissões.

    As regras são as mesmas da postagem anterior, porém com um detalhe:

    Tendo iniciado em 08/04, este não é mês completo. Você deve completá-lo, antes de calcular a média. Pegue a comissão do mês, divide por 23 e multiplique por 30. Só aí é que você dever calcular a média, tendo 9 como divisor (9 meses).

    Da média salarial obtida, calcule 9/12 avos para apurar o 13º proporcional a que o trabalhador tem direito.

    Espero tê-lo ajudado.

    A

    A. H. Zanatta Sábado, 29 de novembro de 2008, 9h39min

    P/ Simone Moreno

    P/ Thiago_1.

    Em tempo, apenas mais um detalhe:

    Nas comissões mensais devem serem remunerados os DSR's, este integra o salário do mês e, conseqüentemente, o cálculo do 13º salário.

    Espero tê-lo ajudado.