Respostas

12

• Claudete silva da silva

Claudete silva da silva

Olá!

gostaria q alguem me ajudasse, trabalho na ulbra como tecnica de enfermagem, desde outubro não recebo meu salário, passagem e vale alimentação não estão vindo na quantia correta, além disso estudo na mesma instituição, como não estou recebendo não consigo pagar as mensalidade em dia e é cobrado juros, tenho tbm o plano de saúde, não posso consultar,pois não tem medico pra atender...gostaria de uma ajuda, o q posso fazer nesta situação.

• João_1

João_1

Cesar Augusto,
    o problema não é o FGTS e sim o seguro desemprego, que só pode ser requerido até 120 dias após a baixa, para o FGTS não há prazo.
    A baixa deve ocorrer até 10 dias da demissão com aviso indenizado ou no dia útil seguinte ao término do aviso trabalhado. Se está fora desse prazo, pode cobrar a multa por atraso de um salário.

Para Claudete a solução é: Ministério ou Justiça do Trabalho.

• creusa caires

creusa caires

pedi minhas contas na empresa ja vai faser dois meses e até agora nao deram baixa na minha carteira , eu tinha 1 ano e 6 meses eu tenho direito a receber alguma coisa da firma? e a empresa pode passar tanto tempo assim com a minha carteira?

• João_1

João_1

Creusa, se você pediu demissão e não cumpriu aviso prévio, a empresa tem 10 dias para fazer o acerto, se cumpriu aviso, ela tem que te pagar no primeiro dia útil seguinte ao término do aviso.
    Se não cumpriram a data do acerto, como ele será feito perante o Ministério do Trabalho ou Sindicato, exija o valor da multa que corresponde a um salário.
    Você tem direito a 13º proporcional (se ainda não recebeu); férias vencidas (se não tirou ainda) e proporcionais; e ao pagamento dos dias trabalhados no último mês.
    Se não cumpriu o aviso prévio, eles podem descontar o valor de um salário das suas verbas rescisórias.

• Wellerson

Wellerson

Bom Dia,

Senhores,

O que esta ocorrendo comigo é o seguinte.
    Trabalhei em uma empresa de telemarketing durante 3 meses e pedi a conta, achei que estava tudo certo quando sai!
    Logo em seguida entrei em outra empresa normalmente e trabalhei durante 10 meses e fui demitido. Logo após fui dar entrada no seguro-desemprego no SINE, e o atendente do mesmo, me informou que a empresa de telemarketing que trabalhei, não tinha dado baixa na minha carteira, por este motivo eu esta impossibilitado de receber o seguro-desemprego, ate que eu regularize isso.
    Minha dúvida, esse erro foi da empresa mesmo? Se foi, eu posso entrar com um processo contra a mesma? E em qual processo? E tenho chances verdadeiras de ganhar? A ultima empresa que trabalhei tem algum erro também?

Obrigado desde já!

Wellerson

• João_1

João_1

A primeira providencia é ir até a empresa onde trabalhou por 3 meses e verificar com eles o que ocorreu.
    Se tomar está medida, for constatado que a culpa foi deles e não providenciarem a regularização, você tem mais chances de ganhar em uma ação de indenização.
    Pelo que relata, a última empresa não teria como saber que a anterior não deu baixa no seu contrato, então não tem culpa por isso.

• Marco_1

Marco_1

Fui demitido em 23/03/09, recebi a indenização em 10 dias, fui dispensado do aviso prévio e até agora, 30/04/09, não fiz a homologação. Gostaria de saber há um prazo para a homologação e se a empresa fica me devendo mais algum valor por atraso na homologação

• luiz_1

luiz_1

Fui demitido em 17/04/09, recebi a indenização em 10 dias, fui dispensado do aviso prévio e até agora, 01/05/09, não fiz a homologação, tinha 2 anos de trabalho na empresa, Gostaria de saber qual o um prazo para a homologação e se a empresa esta correta ou não.Como devo proceder ?

• luiz_1

luiz_1

Fui demitido em 17/04/09, recebi a indenização em 10 dias, fui dispensado do aviso prévio e até agora, 01/05/09, não fiz a homologação, tinha 2 anos de trabalho na empresa, Gostaria de saber qual o um prazo para a homologação e se a empresa esta correta ou não.Como devo proceder ?

• luiz_1

luiz_1

recebi durante 2 anos comissão por fora que eram creditadas em c/c, conforme criterio e determinação da empresa em que trabalhei.
    Gostaria de saber como fica a minha indenização agora, uma vez que fui demitido,em 17/04/2009.