Banco pode cobrar de filha dívida de empréstimo consignado de mãe falecida?

Dando continuidade a minha dúvida, minha mãe fez empréstimo na Caixa Econ. Fed. aos 80 anos de idade, com desconto em folha de pagamento pelo Ministério do Exercito,dez meses depois ela falece, levei a certidão de óbito no Exército e na C.E.F, o gerente disse-me que ficasse tranquila pois o seguro cobriria a dívida do empréstimo, já que não teria mais folha de pagamento. Passando nove meses, ligaram p/ mim da C.E.F. pedindo minha presença , fui, me disseram das prestações em atraso desde o óbito de minha mãe, e o gerente me disse, que ele não sabia me responder porque não foi feito seguro no ato do contrato, pois era pra ter feito. Uma gerente virou-se e disse que naquela data, já não fazia mais seguro, p/ esse tipo de empréstimo, e, ai, o Exército que autorizou como fica, qual é a lei, onde está escrito sobre a extinção de Seguro p/ empréstimo consignado para idosos. Abraços Aguardarei anciosa pela ajuda, grata Rosa

Respostas

22

• katia

quando a caixa economica federal libera emprestimo para idoso com 80 anos para desconto em folha de pagamento do exercito é obrigatorio o banco fazer seguro nesse caso? e em caso de sinistro pode o banco fazer cobrança por telefone para o familiar obrigando-o a assumir o pagamento da divida?
    Sendo que o idoso deixou um bem ao casal de filhos. Pode o banco querer o unico bem como pagamento sendo que o mesmo não está mais no nome do idoso falecido?
    Por favor me ajudem ! Agradeço a atenção.

• katia

Minha mãe fez empréstimo na Caixa Econ. Fed. aos 80 anos de idade, com desconto em folha de pagamento pelo Ministério do Exercito,dez meses depois ela falece, levei a certidão de óbito no Exército e na C.E.F, o gerente disse-me que ficasse tranquila pois o seguro cobriria a dívida do empréstimo, já que não teria mais folha de pagamento. Passando nove meses, ligaram p/ mim da C.E.F. pedindo minha presença , fui, me disseram das prestações em atraso desde o óbito de minha mãe, e o gerente me disse, que ele não sabia me responder porque não foi feito seguro no ato do contrato, pois era pra ter feito. Uma gerente virou-se e disse que naquela data, já não fazia mais seguro, p/ esse tipo de empréstimo, e, ai, o Exército que autorizou como fica, qual é a lei, onde está escrito sobre a extinção de Seguro p/ empréstimo consignado para idosos.E o banco pode me obrigar a pagar essa dívida ?Eu sendo aposentada por invalidez e recebendo apenas um salário mínimo para meu sustento?
    Abraços
    Aguardarei anciosa pela ajuda, grata
    Rosa

• katia

quando a caixa economica federal libera emprestimo para idoso com 80 anos para desconto em folha de pagamento do exercito é obrigatorio o banco fazer seguro nesse caso? e em caso de sinistro pode o banco fazer cobrança por telefone para o familiar obrigando-o a assumir o pagamento da divida?
    Sendo que o idoso deixou um bem ao casal de filhos. Pode o banco querer o unico bem como pagamento sendo que o mesmo não está mais no nome do idoso falecido?
    Por favor me ajudem ! Agradeço a atenção.

• Rodrigo Martins ... rpmartins@gmail.com

O gerente deveria ter oferecido um seguro, não como venda casada e sim como precaução de que isso poderia acontecer, porém, com os bem treinados gerentes da caixa...

Tem que ver o contrato, se existia alguma garantia de pagamento ou não, se era apenas o desconto em folha... verifique se há cláusulas que mencionam falecimento.

O banco não pode passar a dívida para outras pessoas, nem mesmo para o gerente da conta.

Só do fato de ligar para tentar obrigar alguém a assumir a dívida, penso que seja possível uma medida judicial só para acalmar os ânimos, pode ser que seja uma tentativa desesperada de que alguém lá dentro não assuma o problema.

Quanto ao bem, depende do contrato...

Lembrando também que as cláusulas podem ser abusivas e também que consulte um advogado caso a caixa insista em transferir a dívida.

• Rosa Suely

Ola Rodrigo!
    Obrigada por me responder!

No contrato não li nada que use o termo falecimento, mas, tem uma clausula que diz:
    "No caso de ocorrencia de sinistro de credito,com indenização à CAIXA pela companhia seguradora, ficam SUB-ROGADOS os direitos de cobrança àquela seguradora, referentes às obrigações, considerando-se o valor principal e os respectivos valore de encargos previstos neste contrato.

E tb eles citam sobre uma clausula quarta que diz: DEMAIS GARANTIAS OFERECIDAS, mas minha mãe não deu nada como garantia, está em branco no contrato.

Aguardarei sua resposta.

Que Deus te abençõe.

Rosa Suely.

Caso ele tivesse um seguro, a empresa poderia receber em preferência aos herdeiros. No seu caso, parece que não havia seguro.

Haverá inventário ?

Neste caso a caixa poderia pleitear o recebimento do empréstimo.

• Rosa Suely

Minha mãe deixou uma casinha que é minha e de meu irmão e o inventario já está pronto a algum tempo, já não está mais no nome de minha mãe.

Eu moro na casa sempre morei com minha mãe, sou aposentada por invalidez e recebo um salário mínimo.

O Banco pode querer me tirar o único bem que mamãe me deixou e além disso sendo minha única morada?

desde já agradeço muito.

Rosa Suely.

• Paulo_1

Prezada Rosa Suely,

sendo o único imóvel seu, trata-se de bem equiparado a bem de família, de modo que não poderá ser vendido para pagamento da dívida, fique tranquila e informe que a falecida não deixou bens, apenas, acaso eles tenham conhecimento, que o único imóvel deixado por sua falecida mãe é um bem de família, único imóvel de que vc dispõe, veja e lei 8.009 de 29 de março de 1990, que lhe ampara.

esperando haver colaborado.

boa sorte.