Benefício cessado. O QUE FAZER?

AIAI , Passei por uma pericia no inss em jullho onde o perito prorrogou o beneficio ate o dia 30/11/2008 . NO DIA 17/11/2008 , AGENDEI UMA PERÍCIA DE PP PARA O DIA 19/11/2008, PASSEI POR ESSA PERÍCIA PORÉM O PERITO PEDIU A SIMA , NO DIA DOIS DE DEZ. LEVEI O SIMA E A PERICIA FOI CONCLUIDA , O PERITO ME DEU UMA CARTA DIZENDO QUE O BENEFICIO HAVIA SIDO DEFERIDO E HAVIA SIDO CONSTATADO INCAPACIDADE LABORATIVA . PORÉM HJ DIA 09/12/2008 , RECEBI UMA CARTA COMUNICANDO QUE O BENEFICIO FOI CONCEDIDO ATÉ O DIA 30/11/2008 . O MESMO PRAZO DO BENEFICIO ANTERIOR , LIGUEI NO 135 E INFORMARAM -ME QUE A UNICA PERICIA QUE CONSTA NO SISTEMA É A DO MÊS DE JULHO . E MEU BENEFICIO ESTÁ CESSADO. COMO PODE ISSO, OQUE DEVO FAZER TENDO EM VISTA QUE EU PASSEI PELA PERICIA DIA 19/11/2008 E NÃO CONSTA NO SISTEMA DELES ??? A CARTA QUE RECEBI HOJE ESTA DATADA COM 30/11/2008. SENDO QUE FOI ENTREGUE AO PERITO O SIMA DIA 02/12/2008 . COMO POSSO RESOLVER ??? OBRIGADO

Respostas

14

  • cristina bagatella

    Marcio

    O correto é vc ir até a Agencia que fez a Perícia, tenho certeza que vc vai ter uma explicação para isso. Faça isso o quanto antes, se houve algum erro na data certamente será corrigido.

  • silviooo

    Marcio,
    Boa noite
    gostaria de saber se vc resolveu esta questão, porque estou passando por isso
    o meu beneficio ia até 30/11/2009 fiz o pp no dia 20/11/2009 a pericia foi agendada para dia 22/01/2010 fiquei esperando o resultado e ele não chegou fui ate agencia
    pequei a 2ª via carta de decisão e nela costa deferimento do beneficio
    consta incapacidade e o beneficio foi prorrogado para 30/11/2009 , o meu beneficio foi cessado no dia 30/11/2009, pequei o hismed e nele a data limite repete a coclusão e a mesma conclusão 2 , e niquem conseque me responder o 135 fala que tem erro a agencia não admite o erro. Gostaria de receber informação de um advogado tambem.

  • MAL

    Por favor me respondam: tomo varios emedios psiquiatricos, e tenho vário laudos q dão para mim, tempo indeterminado para retorno, estou afastada á mais ou menos 6 anos, não recebo desde 11/2010,estou registrada em um aempresa q fechou a sportas m´´as continua ativa,e não paga inss, me informei e me disseram no inss que não deve pagar mesmo pois estou afastda e não ha motivo pra pagar inss, que o problema da empresa é com o inss, eu não tenho nada a ver com isso, fiz uma pericia em 11/2010 a medica concedeu até 01/2011.resultado no balcão:PERCA DE QUALIDADE DE SGURADO, pesquizando e falando com uma advogada ela me dise que tenho direito pois minha pericia não havia passado o tempo de 12 meses, da ultima que fiz, entrei com recurso, até hj não há resposta, fiz uma pericia na jus, não tenho resposta concreta coloquei na advogada más ta indo mutio devagar, me ajudem me deem um fone pra me informar ou algum lugar pra ir. o que faço dou baixa na carteira? fico doente sem registroi sem inss? me ajudem.soube que tenho direito ao periodo de graça

  • Emanoel Barbosa

    Cara M.A.L.,
    Em primeiro lugar, não é possível compreender, de acordo com as suas explicitações, o motivo da perda da qualidade de segurado que gerou o indeferimento do seu benefício. Se como você falou, continua empregada, sua condição de segurada está mantida. É certo que, como você mesmo falou, a falta de repasse da contribuição previdenciária por parte da sua empresa ao INSS não lhe gerará nenhum prejuízo, já que isto não é sua responsabilidade.
    O fato de o perito do INSS ter reconhecido pelo menos sua incapacidade temporária já lhe ajuda de alguma maneira no processo no qual você está requerendo o benefício.
    Quanto ao andamento de seu processo, não é possível informar sem que você diga pelo menos o estado onde reside.
    Geralmente, os juizados especiais, órgãos mais procurados para o requerimento de benefícios pprevidenciários, são muito congestionados graças a quantidade de processos, apesar de sua proposta ser de celeridade.
    Caso queira alguma informação do seu processo, poderei informar o site onde consultar, caso você diga o estado onde reside, mas a informação só é possível lhe fornecer com seu nome completo.
    Vale destacar que, se você fez a perícia há pouco tempo, o processos deve estar aguardando a designação de audiência de instrução para sua oitiva e de testemunhas.
    Há de se ressaltar, ainda, que se sua perícia judicial não tiver sido favorável, o processo poderá ser julgado de pronto com a improcedência do pedido.

  • Emanoel Barbosa

    Quanto ao período de graça, trata-se do período em que o segurado mantém sua qualidade independente de contribuições.
    Caso não esteja mais trabalhando, há três hipóteses em que você pode se encaixar.
    12 meses de período de graça pelo fato de ter deixado de exercer atividade remunerada (art. 15, II, da Lei 8.213/90), mais 12 meses caso você esteja desempregada (§2º, supra, idem) e mais 12 caso você tenha mais de 120 contribuições mensais sem interrupções que acarretem a perda da qualidade de segurado (§1º, supra, idem). Ou seja, seu período de graça pode ter até três anos, já que vejo somente essas como hipóteses em que você pode se encaixar.

  • MAL

    Obrigado EMANUEL, MÁS POSSO TE EXPLICAR:
    estou no inss,desde 2006,más faz 1 ano e 2 meses q eles vem indeferindo meu beneficio, más a penultima pericia que fiz, a médica me concedeu na sala e até disse o periodo, que tinha concedico até 02/2011, o que daria mai sou menos 5 meses, chegando no balcão do inss o atendente me deu um papel como indeferido, motivo:perda de qualidade de segurado, más fui em outra agencia e disse pra atendente que havia algo errado, ela me deu um papel que realmente comprova o tempo do beneficio DEFERIDO,então voltei na agencia que fiz a pericia e eles falaram que só tinha um jeito: RECURSO, más agora estão pedindo a DUT, e dizem q em certo periodo q fiquei afastada a minha empresa contribui, uns quatro meses, más isto já havia sido resolvido pq foi erro da empresa, acontece q minha empresa fechou as portas á 3 anos, mas existe escritórios, carimbos, etc, qdo preciso de documentos eles me mandam pelo correio, sera q vou receber?
    A PERGUNTA E DUVIDA SÃO:O periodo de graça só é valido se eu tiver ddao baixa na carteira?pois não dei visto q estou todo este tempo na pericia com indeferimentos e deferimentos, pq tenho q entrar com recurso, visto q o quinis mostra que estou registrada, pq o atendente disse q minha firma não contribuia á mais de 3 anos, por isto perdi meus direitos? tenho direito á receber os atrazados de 1 ano edois meses?
    A única coisa que tenho á meu favor foi esta santa médica que me deu este periodo do beneficio más não recebi, e outra como o atendente disse que estou no periodo de graça se estou registrada não é só pra quem não esta registrada?me ajuda por favor.passe por uma pericia judicial e a médica do juiz negou também, más no mesmo mes foi esta perita do inss que me concedeu o beneficio.que não recebí até agora.e até mesmo o atendente do inss que fiz a pericia disse que eu tinha que dar baixa na carteira no ministério pq senão eu estava complicada, más como se eu estou fazendo tratamento?sera que é melhor dar baixa e depois procurar advogado? O estado que moro é SÃO PAULO CAPITAL.OBRIGADO

  • MAL

    OBS: no mesmo mes que fiz uma pericia no forum com perita do juiz e foi negada, neste mesmo mes fiz uma pericia no inss e foi concedida, tenho um papel do inss com pedido indeferido da agencia que fiz a pericia e outro papel que consta incapacidade laborativa, de uma outra agencia, que qdo a a tendente me entregou ela disse com tom de riso de bonddae, tipo: vc esta sendo lesada TOME É ESTE O PAPEL Q VC QUER.