Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. Jorge_1
    23/12/2008 17:35

Minha duvida refere-se ao tempo em que a empresa pode ficar com a carteira de trabalho, depois que resolver dispensar o funcionario?
  2. SERGIO/ADV
    25/12/2008 21:54

Boa Noite Jorge_1, um Feliz Natal pra você, tudo de bom, tudo de paz e tudo de luz.

Após o desligamento não pode ser retida a carteira, sob pena de o empregado poder reclamar multa pela falta do documento necessário para conseguir novo emprego.

Como estabelece o artigo 29, da CLT, o empregador é obrigado a devolver ao empregado a sua Carteira de Trabalho em até 48 horas após a contratação, com as devidas anotações. Após esse prazo, o empregador está sujeito a pagar uma indenização de um dia de salário do empregado para cada dia de atraso na entrega da carteira, como dispõe o Precedente Normativo nº 98, do TST.
  3. Laila_6
    26/03/2013 02:16

Fazem mais de 30 dias que a empresa me dispensou por motivo de fechamento da filial em que eu trabalhava e até hoje não me devolveram a carteira, posso pedir indenização?
  4. SulaTeimosa
    26/03/2013 19:29

Usuário suspenso

Laila, procure seu Sindicato e denuncie.
  5. Leonardo Amaral Pottes
    Este usuário conecta-se ao Fórum usando uma conta do Facebook. Veja como fazer isso.
    10/09/2013 18:43

Boa Noite,

Pessoal, solicitei a dispensa hoje da empresa, (10-09-2013),
    eu entreguei a carteira no dia (23-08-2013), e até o momento não recebi a minha carteira, como poço proceder ?

Aguardo mais informações e instruções.
  6. SulaTeimosa
    11/09/2013 00:44

Usuário suspenso

Se vc se demitiu hoje, porque entregou a carteira mais de 10 dias antes??????

Por acaso tem um recibo de que a entregou?? Se não tem, como poderá cobrar???

Vc se demitiu para cumprir o aviso trabalhado???? Deixou isso claro na sua carta de demissão??? Entregou a carta, não é????

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS