E

    eldo luis andrade Segunda, 05 de janeiro de 2009, 13h57min

    Não tem mesmo. Como auxiliar de segurança do trabalho de forma alguma. Quanto a pintor de paredes dependeria dos produtos que ele usa. Mas dificilmente os produtos existentes em tintas para pintar paredes devem estar arrolados na legislação como direito à especial. Pintura industrial talvez. De tanques, de dutos, etc. Mas de paredes creio que de forma alguma. Não devem ser tão nocivas à saúde a ponto de implicarem em aposentadoria especial.

    H

    Helio_1 Segunda, 05 de janeiro de 2009, 15h01min

    Olá Denise

    Não importa se seu marido é pintor de paredes ou de qualquer outra espécie. Para o reconhecimento qualquer tipo de atividade especial é necessário um laudo técnico que comprove a exposição a agentes nocivos.

    O fato de estar arrolado ou não nos anexos da Lei 8.213/91 não conta absolutamente nada a partir de 1997. Assim, sugiro que procure um médico ou engenheiro do trabalho para verificar se ele esteve exposto de forma contínua à agentes insalubres. (só eles podem elaborar o laudo).

    Entretanto, ao que parece ele não terá os 25 anos de atividade inslubre necessários para uma aposentadoria especial. Mesmo assim, ele poderá contar o tempo que trabalhou como pintor (se o laudo confirmar a insalubridade), multiplicado por 1,4. Ex:. Se trabalhou 10 anos em atividade insalubre, contaria com 14 anos de
    contribuição.

    Após isso, some este tempo com os de outras atividades que ele exerceu, e terá que alcançar 35 anos no total.

    Só há um problema: Certamente ele terá que entrar na justiça para contar o tempo especial com fator 1,4 pois para o trabalho exercido após 1998 o INSS não tem aceito a conversão. O próprio Judiciário ainda não está firme neste sentido.

    Mas aconselho ele a tentar, sempre acompanhado de um bom advogado. Não faça nada por conta própria.

    Boa Sorte

    Elias Ronald Santana

    Elias Ronald Santana Sábado, 11 de outubro de 2014, 22h39min

    Os pintores. De paredes trabalhamos. Com produtos. Derivados. Do petróleo. Como os. Diluentes. E solvente. Para verniz. E poetas. Escadas e estruturas. Dentre outro produtos. Químicos. Nas construções. Prediais. E residenciais. ..

    Elias Ronald Santana

    Elias Ronald Santana Sábado, 11 de outubro de 2014, 22h40min

    Creio que temos o direito da. Aposentadoria. Especial. Me tirem esda duvida por favor. Obrigado.

    E

    Eldo Luis Andrade Domingo, 12 de outubro de 2014, 15h51min

    A partir da lei 9032 de 1995 que modificou alguns dispositivos da lei 8213 concernentes à aposentadoria especial nenhuma atividade profissional confere direito a este tipo de aposentadoria. Então o simples fato de ser pintor não implica direito à aposentadoria especial., O que pode conferir direito à aposentadoria especial é a exposição a produtos químicos, físicos ou biológicos em concentração ou intensidade acima do limite de tolerância. Devendo haver medição e verificação se as medidas de proteção coletiva ou individual protegem o trabalhador dos riscos à sua saúde e integridade física. O maior risco para pintor é o risco químico. Mas tem de ser verificado não só os produtos com que o pintor trabalha. Mas a concentração destes no ambiente de trabalho. Se a concentração dos produtos com que o pintor lida forem abaixo do limite de tolerância não haverá direito a este tipo de benefício.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.