direitos do inquilino sem contrato

tenho um inquilino a dois anos, sempre paga o aluguel em dias,mas no momento ele não esta pagando as contas de agua e luz en dias,já tem quatro contas de agua atrazadas e tres de luz,fui lá e pedi o imóvel,só que ele min disse que tem direito do aluguel por tres messes de graça, só que não temos um contrato nenhum, só de palavras, o que devo fazer?

Respostas

181

• dirce_1

dirce_1

tenho um inquilino a dois anos, sempre paga o aluguel em dias,mas no momento ele não esta pagando as contas de agua e luz en dias,já tem quatro contas de agua atrazadas e tres de luz,fui lá e pedi o imóvel,só que ele min disse que tem direito do aluguel por tres messes de graça, só que não temos um contrato nenhum, só de palavras, o que devo fazer?

• Ana Bonadimam

Ana Bonadimam

Dirce,

o contrato verbal é valido e se comprova com recidos, e pode-se entrar com ação de despejo cumulada com cobrança de alugueis.
    Se o mesmo fez caução de 3 meses, pode requerer a cobrança e descontar este valor do montante devido.

abçs.

• rosi_1

rosi_1

olá ,eu sou inquilina de um imovel e já fazem quase 5 anos ,e aqui na minha cidade quase não se usa contrato feito em cartorio ,mais a dona da casa sempre aumenta o aluguel antes do salario minimo subir e alega issu .....e nestes quase 5 anos ela nunca fez uma reforma os muros estão todos pretos devido as chuvas o quintal eu pedi pra ela pintar o ano passado e ela não gostou e ainda sim mandou um resto de tinta q ela tinha na casa dela para o meu marido mesmo pintar ,a tinta já estava boa e não deu pra pintar todo o quintal e na primeira chuva q deu a tinta saiu tudo e ainda perguntou pro meu marido se não tinha sobrado tinta pra pintar a outra casa q ela tem de aluguel ...eu queria saber se eu tenho algum direito de pedir q ela faça uma reforma na casa ,assim como ela tem o direito de aumentar o aluguel quando ela bem entende?por favor me responda ,preciso de ajuda pra poder argumentar com ela quando for pagar o aluguem ...obs;nunca deixei de pagar o aluguel em dia ....

• Ana Bonadimam

Ana Bonadimam

Rosi,

a manutenção do imovel é obrigação do inquilino, se foi entregue em perfeitoas condições este tem que conservar, o proprietario, paga despesas com estrutura dos imovel ou seja benfeitorias que valorizem o imovel.

quanto ao reajuste, o aluguel não é corrigido pelo salario, é proibido, há o indice de reajuste aplicado pelo governo, denuncie este proprietário, reveja os reajustes.

• Leslie Pastana Zanelato

Leslie Pastana Zanelato

Leslie!Boa tarde!Estou com uma grande dúvida.Ontem,o proprietario esteve em casa querendo reajustar o imóvel,até aí tudo bem.Já faz 10 anos que mora nesse imóvel.comecei com o o valor de 850,00 depois acreceu para 1000,00 reais.depois disso ele numca mais aumentou,creio pelo motivo de que nós melhoramos totalmente o imóvel.No ano passado ele fez um contrato,que continuaria a pagar os 1000,00 reais por mais um ano,e depois ele aumentária tendo como base minima a variação do IGPM,ou qualquer outro índice conforme a lei,lançada pelo o governo.Mas s´que agora ele quer me cobrar o aluguel no valor do que ele está valendo hoje no mercado.Como se eu fosse tivesse alugado hoje,ou seja elel quer trinta por cento de aumento,ou aluguel desocupado.Quero saber qual atitude tomar,e qual são meus direitos como inquilino?Eu me considero uma boa inquilina,procuro sempre conservar o imóvel impecavelmente arrumado,se ele tá valorizado graças ao meu zêlo pelo imóvel,e constantemente fazendo reparos,pintando fora e dentro,meus vizinhos ficam de boca aberto de ver nosso zêlo pelo imóvel,cuidamos como se fosse nosso.

• Ana Bonadimam

Ana Bonadimam

Leslie,

a ação renovatoria de aluguel, pode ser proposta a cada tres anos, mais o reajuste automatico do aluguel que é anual.

Se po valor esta mesmo defasado vc deve pagar, o fato de manter o imovel em boas condições é obrigação de todo locatário, usufruir do bem como seu fosse.

abçs

• DANIELLE CORDEIRO

DANIELLE CORDEIRO

Tenho um inquilino que está me trazendo vários transtornos, está a quase dois meses na casa, porém não pagou fiança e o único pagamento que fez foi inferior ao combinado, a conta de luz também está atrazada. Não foi feito contrato.
    Pedi verbalmente o imóvel de volta, porém ele alega que tem direito de ficar na casa até dois meses após o pedido, sem pagar. Diz que não posso colocá-lo pra fora enquanto não encontrar uma outra casa, mas ele tem casa própria e diz que não pode ir pra lá porque tambem a alugou a outra pessoa.
    Gostaria de saber o que realmente ele tem direito e o que posso fazer para resolver essa situação.