Cálculo do Imposto Simples Nacional

Emília de Miranda Moura perguntou Segunda, 19 de janeiro de 2009, 16h56min

Boa tarde. Gostaria de sua ajuda para calcular o Darf referente ao imposto do SIMPLES NACIONAL. Simulando a seguinte situação: Empresa: Transportadora exclusivamente de Livros. ( não incide ICMS) é Optante pelo Simples , é ME e é empresário individual. Emite Conhecimento de Transporte de Cargas Mod.8 Séries B e C ( não gera substituição tributária ) Não possui funcionário. Receita bruta :R$29.545,00

Como simulo o cálculo deste imposto? o pagamento está atrasado, deveria ter sido recolhido no dia 15 próximo passado! agora será recolhido no próximo dia 30/01/2009*

Dá para simular com os dados acima?

Desde já agradeço sua atenção!

emília***

Respostas

17

• Akssa Araujo

Akssa Araujo

Emília,

Você é a dona da empresa, ou contadora?
    Porque, de acordo com a sua resposta, poderei explicar de uma maneira mais ou menos técnica. Detalhe importante, também. Isso é mera simulação, ou realmente ocorreu?

• Emília de Miranda Moura

Emília de Miranda Moura

Akssa, bom dia.

Não, não sou a dona da empresa. Cursei o Técnico de Contabilidade. Na verdade o curso técnico não me proporcionou as dúvidas que tenho desde que trabalhei a muito tempo em uma contabilidade ( eu trabalhava na área de departamento pessoal) , mas sempre observava o andamento do departamento fiscal.

Bem, com as mudanças em relação ao SIMPLES, alíquotas, anexos etc, leio muito a respeito, mas os termos em sua grande maioria, são técnicos, e alguns de duplo entendimento. Minha família está me incentivando a trabalhar por conta. E estou pensando seriamente nisso. A situação que passei, é real. A empresa existe ( é de um amigo da família) e ele por motivos pessoais, não está contente com o profissional que lhe atende, e perguntou se eu estaria disposta a encarar o desafio.
    Bem estou!
    Por isso, gostaria de sua ajuda.
    Desculpe pelo depoimento.
    Fico no aguardo de sua resposta.

Emília*

• Akssa Araujo

Akssa Araujo

Emília,

Boa sorte nessa sua nova empreitada. Espero poder ajudá-la com essa dúvida.

O cálculo é este:

Tabela S1: Percentuais aplicáveis às ME (regra geral)

Receita Bruta Acumulada (em R$)

Alíquotas

Até 60.000,00

3%

De 60.000,01a 90.000,00

4%

De 90.000,01 a 120.000,00

5%

Exemplo 1: Empresa comercial, optante pelo Simples na condição de ME, não contribuinte do IPI, sem haver convênio celebrado com estado ou município, obteve até agosto de 2003, receita bruta acumulada de R$60.000,00. No mês seguinte, a empresa auferiu receita de R$20.000,00. Nesse caso, a tributação no mês de setembro deverá ser feita da seguinte maneira:

Receita bruta acumulada de janeiro a setembro = R$80.000,00

Logo, a alíquota correspondente é a de 4%

DARF-Simples = (20.000 x 4%) = R$800,00

NOTAS:

Caso haja convênio com a unidade federada em que esteja estabelecida a ME optante pelo Simples, os percentuais referidos nas Tabelas S1 e S2 serão acrescidos, a título de pagamento de ICMS, observado o disposto no respectivo convênio (IN SRF nº 355, de 2003, art. 7º, § 3º):

em relação à ME contribuinte exclusivamente do ICMS: de até 1%;
    em relação à ME contribuinte do ICMS e do ISS: de até 0,5%.
    Caso o município em que esteja estabelecida a ME tenha aderido ao Simples, os percentuais referidos nas Tabelas S1 e S2 serão acrescidos, a título de pagamento de ISS, observado o disposto no respectivo convênio (IN SRF nº 355, de 2003, art. 7º, § 4º):

em relação à ME contribuinte exclusivamente do ISS: de até 1%;
    em relação à ME contribuinte do ISS e do ICMS: de até 0,5%.

No pagamento em atraso do Simples devido haverá acréscimos aos quais se aplicam as normas relativas aos juros e multas de mora e de ofício, previstas para o imposto de renda, inclusive, quando for o caso, em relação ao ICMS e ao ISS (IN SRF n >o > 355, de 2003, art.34).

Estou à disposição para maiores esclarecimentos.

• adriana reis_1

adriana reis_1

boa noite
    preciso de ajuda pra saber qual tabela usar para calculo do SIMPLES e como achar a media.
    Vou fazer a contabilidade de uma transportara de cargas, que iniciou suas atividades em janeiro de 2009. Seu faturamento este mes é de 41.800,00.(é o 1º)
    Estou lendo tudo sobre simples, mas quanto mais leio mais confusa eu fico.
    Ora acho que tenho que pagar só o DAs do SIMPLES. ora acho que tenho que pagar também ICMS ou ISS.
    Por favor, alguem pode me ajudar. O imposta vencerá em 20/02 e o tempo passa rápido.
    aguardo Obrigada

• Daniela_1

Daniela_1

Boa tarde

Para aproveitar a pegunta de Simples Nacional. Estou confusa e com muitas dúvidas referente a nova tabela do SN de 2009. As seções de subst.tributária dos anexos I e II não existem mais?
    O CPP incluso nas tabelas sera somente para o anexo IV?
    Quando vou calcular a DAS no programa PGNDAS da receita, a empresa sendo do anexo I coloco imune o CPP?
    Obrigada.
    Daniela.

• marcelo_1

marcelo_1

Caro amigo eu trabalho com carreta no transporte de lenha dentro do estado eu estava pagando 4.5 porcento darf pois este ano o contador passou para 10.3 pocento e disse que apartir desse ano nao zera mais o ano passado foi de 350.000 no ano bruto esse ano ele disse que nao zera e vou ter que pagar 10.3 da renda bruta alguem por favor poderia me orientar como isso funciona

• Amantina

Amantina

boa noite!
    estou iniciando na área contábil, sou tecnica cont., estou com os documentos de uma ME individual, e tenho muitas dúvidas:O simples nacional tem que ser pago todo mês?existe outra forma de calcular sem precisar das NFs do referente mês?preciso calcular o simples em atraso, em que site encontro a DARF para calcular?Recebi os documentos de outro contador e não entendi quase nada, pq ele nao pede as NFs para o cliente e emite a DARF do simples todo mês, baseado em quê?Quais os documentos obrigatórios para manter em dia a ME?Por favor, se puderem me ajudar, agradeço muito, pois estou sem saber como começar.
    Obrigada

• Malumei

Malumei

Um condominio residencial que tenha 4 funcionários e uma receita de aproximadamente
    R$ 15.000,00 pode ser optante do SIMPLES?
    O que fazer e cxomo fazer?

• afocruz

afocruz

boa noite!
    estou iniciando na área contábil, sou tecnica cont., estou com os documentos de uma ME individual, e tenho muitas dúvidas:O simples nacional tem que ser pago todo mês?existe outra forma de calcular sem precisar das NFs do referente mês?preciso calcular o simples em atraso, em que site encontro a DARF para calcular?Recebi os documentos de outro contador e não entendi quase nada, pq ele nao pede as NFs para o cliente e emite a DARF do simples todo mês, baseado em quê?Quais os documentos obrigatórios para manter em dia a ME?Por favor, se puderem me ajudar, agradeço muito, pois estou sem saber como começar.
    Obrigada

Bom dia AMANTINA

primeiro lugar -- o nosso conselho de contabilidade tem cursos variados para todos os contabilistas se aperfeiçoarem e se atualizarem, procure o CRC da sua Região.

O Simples tem que ser pago sempre quando é gerado Notas Fiscais para que ele seje baseado por essas notas que representa o faturamento da empresa, caso a empresa não tira nenhuma nota fiscal não há a obrigação de gerar o DAS.

O simples atrasado ou em dia será sempre calculado direto no site da Receita http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/contribuintes/menuContribuintes.asp

Bem se o contador não pede as NF's ou ele confia no que o Cliente fala e anota os valores ou ele está chutando os valores. As duas formas estão erradas.

mande e-mail que te auxiliarei melhornas outras procedencias: afocruz@click21.com.br

espero ter lhe ajudado, maiores inf. no E-mail acima (consulta GRATIS) abs