Militar reformado do exército pode assumir cargo publico apos concurso?

Marcelo F.Almeida perguntou Sábado, 24 de janeiro de 2009, 14h12min

Olá DR. Antonio Gomes,sou soldado reformado por incapacidade física definitiva podendo prover os meios de subsistência,no momento estou no 7 semestre do curso de farmacia! minha lesão foi adquirida em acidente de serviço e perdi o movimento da mão esquerda,segui estudando na vida civil e vou participar de um concurso publico na area da saude;gostaria de saber se for aprovado posso assumir o cargo a luz da constituição federal, me inscrevi nas vagas para portadores de deficiência,já que estou na inatividade,é um cargo técnico,e o concurso é estatutário do município;estou amparado por lei e posso assumir a vaga caso aprovado sem perder os proventos da reforma?

Desde já agradeço pela atenção

Marcelo

Respostas

37

• Carlos Augusto

Estou na mesma situação do Marcelo. Porém, passei em um concurso em uma Cia de Saneamento de economia mista, devo ser contratado pelo regime de CLT. Em se tratando de empresa com participação do governo estadual, posso assumir o cargo sem a perda dos proventos da reforma?

• Marcelo F.Almeida

Estas resposta é para o Carlos Augusto,na verdade descobri que sim voce pode assumir o cargo,pois deve ser celetista,regime diferente do qual os militares fazem parte, até porque vc pode prover os meios de subsistencia,serve para o regime estatutário também.

• rocio macedo pinto

rocio macedo pinto

Qualquer militar reformado por incapacidade e podendo prover meios poderá laborar em qualquer atividade. Só haverá proibição quando reformado como invalido não podendo prover meios.
    Abraços.
    Rocio.

• Carlos Augusto

Obrigado Marcelo e Rocio.

Gostaria que me informassem a origem da fundamentação exposta por vocês. Dentro em breve, necessitarei desta informação para para poder assumir o referido cargo celetista junto a empresa.

Mais uma vez, agradeço o pronto atendimento de vossas partes.

Carlos