Bom dia.

Gostaria de saber se os colegas tem conhecimento de alguma legislação que determine que para a concessão de tutela antecipada, no caso de ação de concessão de auxílio doença, é necessário o requerente passar primeiro por uma perícia para depois ser avaliado se cabe ou não a antecipação da tutela?

Tem conhecimento se os Tribunais tem deferido a tutela antecipada com base em exames e relatórios médicos, sem a necessidade da pericia, sendo essa realizada após no decorrer do processo?

Obrigado

Respostas

6

  • 0
    W

    Walter Rodrigues Filho Quarta, 28 de janeiro de 2009, 22h07min

    Faria

    Penso que tratando-se de Auxilio Doença o segurado, satisfeitas as condições de carencia etc, deve obrigatóriamente fazer o requerimento administrativo preferencialmente juntando Laudos, Exames, pareceres e tudo mais necessário a provar o acometimento.

    Em seguida o INSS determina pela pericia a qual gera o documento Historico de
    Pericia Medica, convergindo ou divergindo dos Laudos apresentados.

    Penso que, preferencialmente, são estas provas pré constituidas que devem fundamentar o conencimento para o justificar pedido e a concessão da tutela antecipada.
    A pericia judicial, poderia nem ser deferida por desecessária se houver Incontroversia médica.

    Abs

  • 0
    J

    JORGE Quinta, 29 de janeiro de 2009, 23h47min

    Queria saber : Quando o quadro do paciente é regressivo. Não tem cura, como uma esquizofrenia paranóide CID 10 F07, vai precisar de carência, mais quantos anos de auxilio doença ? para chegar a aposentadoria por invalidez

  • 0
    W

    Walter Rodrigues Filho Sexta, 30 de janeiro de 2009, 8h24min

    JORGE

    Esquizofrenia paranóide, ilusões auditivas enquadra-se em CID 10 F20.0.

    Se o quadro for cronico e irreversivel, deve caber a concessão do Aux Doença
    desde que o acometimento se deu com o cidadão na condição de segurado.
    Ainda assim a exigencia da carencia é pratica ilegal do INSS, pois a doença enquadra-se entre aquelas que caracterizam a alienação mental. E esta condição por disposição expressa da lei dispensa o cumprimento da carencia de 12 meses.

    Há ainda uma remota hipotese de se conseguir o Aux Doença mesmo com a
    doença preexistente à filiação no RGPS se ficar muito bem provado que a
    mesma progrediu e agravou-se para um quadro incapacitante com o cidadão
    na qualidade de segurado.

    A dispensa da carencia depende do enquadramento da doença na lista
    emitida pelo Min Saude e Min Prev.

  • 0
    J

    JORGE Sexta, 30 de janeiro de 2009, 23h04min

    Agora a dúvida aumentou...... Nos laudos do meu irmão o médico coloca este tipo de cid e já houve 02 renovações de auxílio doença , vamos este ano para a terceira pericia........ Temos que pedir o médico para trocar o cid e f ???? Obrigado pela a juda... Na verdade a lesão foi quando ele era do exército e mandado embora sem estar curado , aí durantes estes anos mesmo trabalhando precariamente e com crise . O seu quadro piorou, aí comecei a ir para o inss em 2006, para obter o benefício

    jorge

  • 0
    W

    Walter Rodrigues Filho Sábado, 31 de janeiro de 2009, 7h26min

    Sinceramente sabia que todas esquisofrenias são identificadas com F20.x e a esquisofrenia paranoide é F20.0.

    O que ocorreu foi a indução causada pela sua acertiva de que tratava-se de esquisofrenia paranoide o que não deve ser o caso pois que Código CID-10 F07.0 refere-se a “TRANSTORNO ORGÂNICO DE PERSONALIDADE” (Relacionado com o Trabalho) ou ainda F07 = Transtornos de personalidade e de comportamento decorrentes de doença mental.

    A diferença em valor é pequena quiçá nem chegue a 10% e pode não compensar
    na medida que seu irmão precisará ser declarado incapaz; interditado e ter um curador, se é que já não é.

  • 0
    J

    JORGE Sábado, 31 de janeiro de 2009, 23h17min

    Walter,
    Você está certo.
    Mas o meu irão enquadra-se sintomas abaixo : DEVE SER POR ISSO QUE O MÉDICO MENCIONA CID 10 F07.

    Transtorno orgânico de personalidade é conceituado como a alteração da personalidade e de comportamento que aparece como um transtorno residual ou concomitante da uma doença, lesão ou disfunção cerebral. Caracteriza-se por uma alteração significativa dos padrões habituais de comportamento pré-mórbido, particularmente no que se refere à expressão das emoções, necessidades e impulsos. As funções cognitivas podem estar comprometidas de modo particular ou mesmo exclusivo nas áreas de planejamento e antecipação das prováveis conseqüências pessoais e sociais como na chamada “síndrome do lobo frontal”, que pode ocorrer não apenas associada à lesão no lobo frontal, mas também em lesões de outras áreas cerebrais circunscritas.

    Critérios Diagnósticos:

    Além de uma história bem definida ou outra evidência de doença ou disfunção cerebral, um diagnóstico definitivo requer a presença de dois ou mais do seguintes aspectos:

    •Capacidade consistentemente reduzida de perseverar em atividades com fins determinados, especialmente aquelas envolvendo períodos de tempo mais prolongados e gratificação postergada;

    •Comportamento emocional alterado, caracterizado por labilidade emocional, alegria superficial e motivada (euforia, jocosidade inadequada) e mudança fácil para irritabilidade ou explosões rápidas de raiva e agressividade, ou apatia;

    •Expressão de necessidades e impulsos sem considerar as conseqüências ou convenções sociais (por exemplo, roubo, propostas sexuais inadequadas, comer vorazmente ou mostrar descaso pela higiene pessoal);

    •Perturbações cognitivas na forma de desconfiança ou ideação paranóide e/ou preocupação excessiva com um tema único, usualmente abstrato (por exemplo: religião, certo e errado);

    •Alteração marcante da velocidade e fluxo da produção de linguagem com aspectos tais como circunstancialidade, prolixidade, viscosidade e hipergrafia;

    •Comportamento sexual alterado (hipossexualidade ou mudança da preferência sexual).




    De acordo com a Resolução 1488/98 do Conselho Federal de Medicina, aplicável a todos os médicos em exercício profissional no país, “para o estabelecimento do nexo causal entre os transtornos de saúde e as atividades do trabalhador, além do exame clínico (físico e mental) e os exames complementares, quando necessários, deve o médico considerar:
    A história clínica e ocupacional, decisiva em qualquer diagnóstico e/ou investigação de nexo causal;
    O estudo do local de trabalho;
    O estudo da organização do trabalho;
    Os dados epidemiológicos;
    A literatura atualizada;
    A ocorrência de quadro clínico ou subclínico em trabalhador exposto a condições agressivas;
    A identificação de riscos físicos, químicos, biológicos, mecânicos, estressantes, e outros;
    O depoimento e a experiência dos trabalhadores;
    Os conhecimentos e as práticas de outras disciplinas e de seus profissionais, sejam ou não da área de saúde.” (Artigo 2o da Resolução CFM 1488/98).

    Recomenda-se, ademais, incluir nos procedimentos e no raciocínio médico-pericial, a resposta a dez questões essenciais, a saber:
    Natureza da exposição: o “agente patogênico” é claramente identificável pela história ocupacional e/ou pelas informações colhidas no local de trabalho e/ou de fontes idôneas familiarizadas com o ambiente ou local de trabalho do Segurado?
    “Especificidade” da relação causal e “força” da associação causal: o “agente patogênico” ou o “fator de risco” podem estar pesando de forma importante entre os fatores causais da doença?
    Tipo de relação causal com o trabalho: o trabalho é causa necessária (Tipo I)? Fator de risco contributivo de doença de etiologia multicausal (Tipo II)? Fator desencadeante ou agravante de doença pré-existente (Tipo III)?
    No caso de doenças relacionadas com o trabalho, do tipo II, foram as outras causas gerais, não ocupacionais, devidamente analisadas e, no caso concreto, excluídas ou colocadas em hierarquia inferior às causas de natureza ocupacional?

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.