Respostas

18

• TMS

André,

Estou fazendo este mesmo processo aqui em Floripa: meu pai vai doar um terreno para mim.

Analise bem a operação, pois o regulamento do ITCMD de SC foi alterado em outubro do ano passado (2008) e agora o imposto é calculado com base no valor de mercado do imóvel (antes utilizava-se o valor venal informado na carnê de IPTU). Para tanto, você deve levar ao cartório uma avaliação do imóvel feito por um corretor de imóveis.

As alíquotas de SC são:

- Até R$ 20.000  1%
    - de R$ 20.000,01 a R$ 50.000  3%
    - de R$ 50.000,01 a R$ 150.000  5%
    - Acima de R$ 150.000  7%

Como a diferença do valor adquirido e o valor de mercado estar muito grande, estou estudando a possibilidade do meu pai vender o imóvel para mim por um valor próximo a Declaração do Impsto de Renda... (o valor do IR pode ser apurado no programa da Receita Federal - Ganho de Capital).

• Orlando Oliveira de Souza_1

André,

Salutar verificar direito de "isenção" na transferência de bens imóveis no que tange a Imposto de Renda em caso de "doação",(antecipação da legítima),cujo procedimento é diferente do de ITCM"D".O RIR/99, nos artigos 39,XV c/c artigo 119 e incisos, bem assim os artigos 138 a 141desse mesmo Regulamento, especificam as condições de "isenção" e/ou "tributação" do ganho de capital em tais situações.Lá, fala de que a transferência do bem sob o valor declarado "do doador" ao "donatário" houver alguma diferença a maior será hipótese de tributação do ganho de capital.Entendo que esse comando legal tem teor alternativo ou subjetivo a fim de que, se o "donatário" lançar o bem igualmente ao o valor que está na declaração do "doador", terá direito à isenção dado à igualdade de valores de transferência, uma vez que o (valor histórico=declaração do "doador") pode ser o mesmo na declaração do "donatário" - não vejo nehuma infrigência à lei do IR-RIR/99....Sob censura a minha explanação aos demais debatedores do JUS.

Abraços,

Orlando(orlandoosouza.adv@hotmail.com)