Respostas

24

  • 0
    E

    Emerson Velasquez Quarta, 04 de fevereiro de 2009, 17h37min

    Prezado André, o imposto que incide é o ITCMD.

    Emerson Velasquez
    [email protected]

  • 0
    T

    TMS Sexta, 06 de fevereiro de 2009, 9h25min

    André,

    Estou fazendo este mesmo processo aqui em Floripa: meu pai vai doar um terreno para mim.

    Analise bem a operação, pois o regulamento do ITCMD de SC foi alterado em outubro do ano passado (2008) e agora o imposto é calculado com base no valor de mercado do imóvel (antes utilizava-se o valor venal informado na carnê de IPTU). Para tanto, você deve levar ao cartório uma avaliação do imóvel feito por um corretor de imóveis.

    As alíquotas de SC são:

    - Até R$ 20.000  1%
    - de R$ 20.000,01 a R$ 50.000  3%
    - de R$ 50.000,01 a R$ 150.000  5%
    - Acima de R$ 150.000  7%

    Como a diferença do valor adquirido e o valor de mercado estar muito grande, estou estudando a possibilidade do meu pai vender o imóvel para mim por um valor próximo a Declaração do Impsto de Renda... (o valor do IR pode ser apurado no programa da Receita Federal - Ganho de Capital).

  • -1
    O

    Orlando Oliveira de Souza_1 Sexta, 06 de fevereiro de 2009, 11h17min

    André,