estou começando minha faculdade agora... mais onde eu trabalho é muito longe e eu acabo chegando sempre atrasado, gostaria de saber se existe alguma lei que permita que eu saia mais cedo, fiz algumas pesquisas no google e achei 2 respostas diferentes, uma diz que sim e a outra diz que não, as duas me parecem verdadeiras o que eu faço?

Respostas

6

  • 1
    P

    Paulo Roberto de Souza Sábado, 07 de fevereiro de 2009, 4h40min

    Olá Fábio!

    Não conheço lei que preveja a possibilidade de sair mais cedo.

    A CLT prevê a proteção do menor, proibindo trabalho em horários e locais que não permitam a frequencia a escola, em seu artigo 403, parágrafo único, mas não faz o mesmo em relação às pessoas com mais de 18 anos.

    A lei 11788/08 que cuida do estágio prevê a necessária compatibilidade de horários entre o estágio e o curso frequentado, mas também não é o seu caso.

    Você deve verificar no seu Sindicato se existe norma coletiva que preveja tal benefício, ou outro relacionado aos estudos, tais como direito de sair mais cedo ou faltar em dias de prova, subsídio total ou parcial do curso frequentado, se ausentar em dias de vestibular, etc...

    Uma boa notícia é que muitas empresas, ao contrário do que acontecia antigamente, valorizam o empregado que busca o aperfeiçoamento através dos estudos.

    A relação entre o empregador e seus colaboradores sofreu e está sofrendo uma mudança muito grande. Um exemplo é a valorização da proatividade, do entusiasmo, da liderança, de saber trabalhar em equipe, etc...

    Existem duas frases proferidas por palestrantes motivacionais que embora pareçam conflitantes, são na verdade, em casa caso, verdadeiras.

    Uma diz o seguinte: "Se o pensamento da empresa para você é pequeno, mude de empresa."

    Outra diz o seguinte: "Se você sente que na empresa as pessoas não gostam de você, não lhe ouvem, você se sente isolado, você não se dá bem com ninguém, então mude porque o problema está em você."