olá minha tia trabalhou 11 anos sem carteira assinada como domestica, agora foi ao oftalmologista e detectou gluacoma avançado, ela recebe bolsa familia dos seu dois filhos um com 16 e outra com 17, como ela deve agir para receber beneficio?

Respostas

    J

    Jorge Amâncio Ribeiro. Domingo, 08 de fevereiro de 2009, 19h42min

    Boa noite ! Cláudia Cely !Ananindeua/PA. Quero dizer para você, que entendi a sua pergunte, mas para conseguir aposentadoria por invalidez, para sua tia, que laborou durante 11 anos, sem anotação do contrato de trabalho na CTPS, não é possível esse benefício, porque para ter direito a qualquer benefício do Institutto Nacional do Seguro Social - INSS, tem que ser segurado da Previdência Social - INSS, ou seja tem que ser contribuinte do INSS, sem ser contribuinte do INSS, não gera benefício. Mas ainda tem uma saída para sua tia, todo o período foi clandestino, portanto ela pode alegar na Justiça do Trabalho, através de uma Ação trabalhista, que foi demitida sem justa causa, pela sua ex-patroa, em xxxx data, não poderá ter sido demitida há mais de 2 anos, porque prescreve todo o direito da sua tia, em reclamar na Justiça do Trabalho. Fazendo isso, peça todas o recolhimento previdenciário nestes 11 anos e outros direito trabalhistas mais que tiver, seu advogado irá orientar você nos seu direitos, e aí com o tempo de serviço reconhecido e as contribuições previdenciárias recolhidas para o INSS, então ela passará a ter direito, a pedir a Aposentadoria por Invalidez e o INSS concederá sem sombra de dúvida, corra e vá a luta, ok! Um abraço, espero ter lhe ajudado. Dr. Jorge Amâncio Ribeiro, advogado, Recife, 08/02/2009, às 18:44 horas.

    E

    Edmilson Sábado, 02 de maio de 2009, 2h14min

    Prezados senhores,

    A mãe de um amigo meu já foi aposentada por invalidez durante 8 anos, simplesmente cortaram a aposentadoria dela acredito que em 2005. Essa aposentadoria foi concedida quando ela quebrou uma perna e precisou colocar platina. Gostaria de saber se ela tem direito de requerer de volta esse benefício que era concedido e se puder quais providências a serem tomadas. O marido dela é trabalhador rural.

    Atenciosamente,

    Edmilson

    J

    Jabal Segunda, 13 de janeiro de 2014, 11h06min

    ola,nunca contribui com o INSS.E sofri um acidente de transito,ficando invalido.EU era militar do EB na época mas também não fui aparado por não ser em ato de serviço,devido o acidente nao posso mais trabalha. Oq devo fazer..

    R

    Ronaldo Do Carmo Marinho Quinta, 16 de janeiro de 2014, 14h23min

    Jabal

    Antes de ingressar no Serviço Militar você exercia alguma atividade remunerada? qual atividade?
    Se antes de entrar para o EB você trabalhava de carteira assinada ou como autônomo você terá direito à aposentadoria por invalidez paga pelo INSS.
    É isso

    Maria Ferreira

    Maria Ferreira Sábado, 10 de dezembro de 2016, 15h22min

    NUNCA CONTRIBUI, EU TRABALHAVA EM CASA DE FAMÍLIA EU NÃO CONTRIBUI PQ NÃO SABIA OS MOTIVOS DA CONTRIBUIÇÃO, E ESTOU SEM CONDIÇÕES DE LABOR..TENHO 63 ANOS, COMO EU FAÇO PARA ME APOSENTAR? NÃO TENHO NENHUMA RENDA, TOMO REMÉDIOS CONTROLADOS FAZ 30 ANOS E MINHA SITUAÇÃO CADA VEZ PIOR.