Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. nete rodrigues
    23/02/2009 18:00

A mãe de minha amiga ( com 95 anos) deu procuração pra que minha amiga recebesse sua pensão, poís a mesma não tinha mais saúde pra ir receber, na ultima sexta-feira dia 20 a mãe da minha amiga faleceu.
    Minha amiga esta com duvidas se ela pode receber no mes que vem os dias referentes a este mes (20 dias), após seu falecimento, poís tiveram gastos com o funeral.
  2. Ferrúcio José Bíscaro
    24/02/2009 20:00

Nete, boa noite!!! Quando da procuração feita no inss, a pessoa assina um termo de compromisso em avisar o inss em caso de óbito. Qualquer recebimento posterior ao óbito é apropriação indébito e, é crime. Assim, o correto é informar imediatamente o inss, levando certidão de óbito e, verificando se existe a possiblidade de receber o resíduo do benefício. Alguns benefícios dão direito da família receber os valores de direito, inlcusive sobre décimo terceiro salário.
    Vale salientar, que o cartório informa o INSS através de um sistema chamado sisob e, se ela receber as informações vão cruzar com as do INSS.
  3. George Michel
    29/05/2009 12:15

Pensionista através do programa de auxilio do governo; LOAS, que morre e deixa esposa e filho maior deficiente mental e seus dependentes.
    Pergunta: Estes em razão da situação de total dependencia do falecido, não fazem jus ao auxilio antes recebido?
  4. Mª C.
    20/05/2010 16:26

Boa tarde. Mamãe era pensionista do INSS, e faleceu dia 15/05/2010. Tenho prazo pra ir até o INSS dar baixa no benefício? Ela teria direito ao pagamento do próximo dia 1º , visto que se passou 15 dias dentro do mês e ficamos com algumas contas pendentes....?
  5. FABIO-SANT
    08/02/2011 11:39

QUAL O PRAZO DE USUFRUTO DO BENEFÍCIO DO INSS EM CASO DE FALECIMENTO DO TITULAR. 30, 60 OU 90 DIAS PARA DAR ENTRADA NA BAIXA NO INSS???
  6. Luiz Renato Monteiro Regino
    Este usuário conecta-se ao Fórum usando uma conta do Facebook. Veja como fazer isso.
    21/07/2013 16:05

Quanto tempo eu tenho para comunicar o falecimento de pensionista inss? De pensionista do Exercito? Da PrevRio?

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS