pensionista faleceu, o inss paga seu beneficio até sua morte?

A mãe de minha amiga ( com 95 anos) deu procuração pra que minha amiga recebesse sua pensão, poís a mesma não tinha mais saúde pra ir receber, na ultima sexta-feira dia 20 a mãe da minha amiga faleceu. Minha amiga esta com duvidas se ela pode receber no mes que vem os dias referentes a este mes (20 dias), após seu falecimento, poís tiveram gastos com o funeral.

Respostas

6

  • Ferrúcio José Bíscaro

    Ferrúcio José Bíscaro

    Nete, boa noite!!! Quando da procuração feita no inss, a pessoa assina um termo de compromisso em avisar o inss em caso de óbito. Qualquer recebimento posterior ao óbito é apropriação indébito e, é crime. Assim, o correto é informar imediatamente o inss, levando certidão de óbito e, verificando se existe a possiblidade de receber o resíduo do benefício. Alguns benefícios dão direito da família receber os valores de direito, inlcusive sobre décimo terceiro salário.
    Vale salientar, que o cartório informa o INSS através de um sistema chamado sisob e, se ela receber as informações vão cruzar com as do INSS.

  • George Michel

    George Michel

    Pensionista através do programa de auxilio do governo; LOAS, que morre e deixa esposa e filho maior deficiente mental e seus dependentes.
    Pergunta: Estes em razão da situação de total dependencia do falecido, não fazem jus ao auxilio antes recebido?

  • Mª C.

    Mª C.

    Boa tarde. Mamãe era pensionista do INSS, e faleceu dia 15/05/2010. Tenho prazo pra ir até o INSS dar baixa no benefício? Ela teria direito ao pagamento do próximo dia 1º , visto que se passou 15 dias dentro do mês e ficamos com algumas contas pendentes....?

  • FABIO-SANT

    FABIO-SANT

    QUAL O PRAZO DE USUFRUTO DO BENEFÍCIO DO INSS EM CASO DE FALECIMENTO DO TITULAR. 30, 60 OU 90 DIAS PARA DAR ENTRADA NA BAIXA NO INSS???