Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. FRANCIS VALLEY
    28/02/2009 12:41

Será que alguém pode me ajudar? A pessoa faz um empréstimo bancário paga algumas parcelas e não cumpre o contrato, ou seja, para de pagar as prestações. Depois de 5 anos essa dívida prescreve?
  2. Cláudio_1
    12/03/2009 11:06

Gostaria de saber como a dívida adquirida atráves de emprestimos bancários e cheque especial há 3 anos pode me atingir, uma vez que não possuo bens...so uma honda Bis, adquirido depois dessas dividas .
  3. luiz fernando_1
    12/03/2009 19:58

Dívida de banco depois de cinco anos prescreve?
  4. Arnaldo Cruz
    20/03/2009 22:32

ATENÇÃO: SOU LEIGO NÃO SOU ADVOGADO!

Francis e Luiz, estou passando por isso e sendo assessorado. Cinco anos é o prazo máximo que podem manter seu nome no SPC e afins em função de uma dívida específica. O credor continua com o direito de executar em juízo a dívida, a dívida não prescreve.

Procurem um advogado.
    Abraços, Arnaldo
  5. FRANCIS VALLEY
    21/03/2009 07:51

Arnaldo, como que não prescreve se até crime de homicidio prescreve em 20 anos, já que você está sendo assessorado, procura, por favor, saber para mim.
    Obrigado, Francis.
  6. Carlos R M
    21/03/2009 09:51

Desculpe Francis, mas creio que o que o Arnaldo quis dizer é que seu nome é retirado dos registros do serviço de proteção ao crédito em cinco anos, mas a dívida (que não é eterna) continua existindo até que se decorra o prazo estabelecido pelo Novo Código Civil, que é de dez anos (art. 205).
  7. Juninho 2009
    21/03/2009 15:43

Olá!!! Trabalho em um banco público, em especial na área de cobrança, e antes de responder sua pegunta vou fazer um complemento que acho cabível. Não sei como as pessoas tem a cara de pau de fazer uma dívida pensando na sua prescrição, é muita safadeza!!!!!! É incrível!!!