Caros colegas, terei que fazer um inventario mas não sei como proceder por ser recem formada...O caso é o seguinte:

Pai e mão são falecidos, deixando 10 filhos, 7 casados e 3 solteiros e um imóvel a ser partilhado. Não foi feito inventário nem do pai nem da mãe. Um dos filhos casados morre e deixa esposa e filhos e nenhum imóvel a não ser a parte que herdeou pelo falecimento de seus pais. Pergunta-se:

1-Posso fazer o inventário em conjunto ou devo abrir 3 sucessões? 2- Como devo recolher o causa mortis, pagarei três vezes, por cada sucessão?

Desde já agradeço aos colegas a ajuda.

Respostas

6

• 0
    J

Jaime - Porto Alegre Sexta, 06 de março de 2009, 10h09min

Simone,
    Pode fazer inventário conjunto e na prática não há triplicação do ITCD, pois. Vai haver apenas dupla incidência na parte que corresponde aos netos se os pai morreu depois dos avós. Veja bem, o que é tributado é o quinhão de cada herdeiro e não a meação, como a herança é composta de duas meações, cada uma é transmitida aos herdeiros e tributada pelo seu valor uma única vez. Já a prte que caberia ao filho morto, ao ser tranferida para os filhos de de cujus será tributada pois está ocorrendo nova transmissão. Fui claro?
    Um abraço,
    Jaime

• 0
    A

ANB Sexta, 06 de março de 2009, 10h43min

Eu ja fiz essa pergunta em outro forum,mas não tive resposta...Será que alguem pode me ajudar???

Gostaria de um esclarecimento!!!
    Sou divorciada a 6 anos...
    Tenho uma conta conjunta ainda com meu ex marido, embora ele não use mais essa conta...EU SOU A TITULAR DA CONTA, fui informada no banco q meu ex marido deveria vir p/ assinar para a conta voltar a ser somente minha,mas ele mora em outra cidade e não esta disposto a me ajudar.
    Gostaria de saber se existe alguma lei q obrigue o banco a tirar o nome dele dessa conta jah q eu sou a titular da conta???
    Será q nem mesmo levando a certidão de casamento com a averbação do divórcio resolve???

Aguardo resposta!!!

• 0
    J

Jaime - Porto Alegre Sexta, 06 de março de 2009, 11h30min

ANB,
    Quando se abre uma conta no banco, firma-se um contrato de abertura de conta conjunta, onde constam as regras de movimentação, exclusão e encerramento da conta, vc precisa saber o conteúdo desse contrato e se embora conste essa cláusula que exija anuência do co-titular para exclusão ou encerramento da conta, vc precisará ingressar em juízo para obter o suprimento de consentimento dele.
    Um abraço,
    Jaime

• 0
    S

Simone Batista da Silva_1 Terça, 10 de março de 2009, 14h42min

Jaime

Muito obridada pelas informações!

Um abraço
    Simone

• 0
    B

Bea Quinta, 07 de janeiro de 2010, 2h06min

Preciso de ajuda.

Tenho a seguinte situação
    Irmão A vem a falecer e não tem filhos nem pais vivos os herdeiros são 3 filhos.
    No decorrer do andamento do processo via judicial foi antes da nova lei o falecimento do irmão A, um dos herdeiros o irmão B vem a falecer.
    Foi aberto inventário via administrativa e saiu a escritura pública e os herdeiros do irmão B - filhos e a meeira fazem o registro no RI.

O Advogado do primeiro inventário faz a incorporação de todo o processo de inventário do irmão B no processo do irmão A.
    Em meados do ano de 2009 o juiz homologa a sentença para produção dos efeitos juridicos conforme partilha. e Recolhido o ITCMD devido expediu-se o formal de partilha e alvarás necessários a transferência dos bens móveis e para levantamento de valores.

Ocorre que este documento veio com o nome do requerente B já falecido.
    Neste caso o procedimento está correto?
    Não se trata de inventário sucessivo?
    Vai ser necessário pagar ITD novamente pela parte dos herdeiros de B? neste caso 50% de 1/ 3 dos bens do irmão A?

Demora este procedimento?
    É possivel alienar este bem com financiamento imobiliário para terceiros?
    Não seria o caso de se fazer um adendo no inventário do irmão A?
    No aguardo.

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.

Receba os artigos do Jus no seu e-mail

Encontre um advogado na sua região