quero trocar o meu nome

maridete dias de souza perguntou Quarta, 01 de abril de 2009, 11h31min

Eu me chamo Maridete Dias de Souza e gostaria de saber se tenho chance de trocar o meu nome, muitas vezes as pessoas não entendem o meu nome me chamam de Marinete, Marizete e outras. E isso é ruim demais,gostaria de informar quais chances eu tenho se são poucas ou muitas.Aguardo respostas.Obrigada.

Respostas

17

• draule

draule

fui registra minha filha e pedie pra eles coloca yasmin e eles colocarão yasmim, quero saber se eu tenho como ajeitar, mi responda por favor

• Ingrid Schroeder Scheffel

Ingrid Schroeder Scheffel

Maridete e Yasmim
    Em ambas as situações será necessário ajuizar uma ação de retificação de registro civil por intermédio de advogado, demonstrando que a grafia original dos nomes é com (Z) ficando Marizete e (N) ficando Yasmin.

• draule

draule

então eu tenho chance? sera q esse processo demora muito,e custa caro para contratar um advogado, por favor me responda obrigada

Draule
    Chance tem, embora entendo desnecessário trocar o "m" por "n", de qualquer forma, o fundamento será por erro de grafia com o nome original, mesmo que o nome não cause constrangimento, homonímia, ambiguidade, etc, conforme expliquei acima, pois há muita evolução quanto esta regra de imutabilidade.
    É um dos processos de menor custo, conforme tabela da OAB, e dura em média 4 meses em comarcas pequenas. Sempre que respondo estas questões sobre mudança de nome eu comento que mudei meu próprio nome de Heidi para Ingrid, algo que juridicamente era muito difícil.

• carloscatarinense

carloscatarinense

Olá senhores e senhoras, permitam-me a intromissão. Senhora Maridete e demais com a mesma questão, cumpre-me lembrar-lhe que um dos requisítos legais dispostos no Código Civil, para alteração e retificação de registro, é o nome expor seu portado ao ridículo ou vexames públicos, comprovado isto, não tenho dúvidas que conseguirá, o processo demora em trono de 06 meses, dependendo da vara e do Estado nos quais irá propor a Ação, quanto a custo, varia conforme o Estado da Federação e o profissional, aqui em Santa Catarina vartia entre 10 e 20 URHs cada URH pouco mais que 50 reais.
    Sorte!...

• draule

draule

bom so quero saber se e errado o nome yasmim com m no final ou tanto faz? por que minha filha so tei 4 meses e quando vão escrever o nome dela,no posto de saude na creche em fim em todos lugares q presisa so coloca yasmin,então imagino quando ela for para a escola a proferssora vai escrever do mesmo jeito q todos estão escrevendo agora.me responda por favor.muito obrigado e q deus te abençõe.

Draule
    Há normas de corregedoria sobre nacionalização de nomes estrangeiros no Brasil, portanto o correto é Yasmim com "M" mesmo, desnecessário mudar pois ele está correto perante a lei e a língua nacional.