troca de nome impróprio - como mudar meu nome?

carlos alberto perguntou Quarta, 10 de maio de 2000, 11h02min

Gostaria de obter artigos sobre o procedimento de troca de nome impróprio, se é necessário medida judicial. Cito como exemplos casos em que a pessoa é submetida à situação constrangedora por causa de nome ou sobrenome (José do Pinto,Maria Canastra da Silva, João Torto, etc...) Podem me ajudar?

Respostas

1995

• Marilia Farias

Caro colega,
    Para estes casos, a ação cabível é a de Retificação de Registro Civil, cujo procedimento é regulado na Lei de Registro Público (6.015/73). Procedente o pedido, é expedido pelo juiz mandado de averbação ao cartório de Registro Civil onde foi lavrada certidão de nascimento da pessoa infelicitada por um nome constrangedor, e em outras hipóteses também, tais como erro de grafia, inclusão ou exclusão de sobrenome, quaisquer outras falhas no Registro de Nascimento ou casamento, tudo isso tem conserto, pelas vias ordinárias. No meu estágio, é o que eu mais vejo e faço, porque gente pobre adora por nome estranho no coitado do filho... um abraço.

• mariane belém

Bem, minha dúvida é: no meu caso me chamo Mariane, e gostaria muito de mudar para Mariana. Parece falta do que fazer ou coisa parecida... mas, quero saber quais minhas verdadeiras chances.
    Obrigada e aguardo resposta,
    Meu email é: mariane_2511@hotmail.com

• adao_1

No meu caso eu queria saber se eu possu mudar o meu nome. que é (Adão Apolinario)
    Detesto essi nome na escola tem muita piadinhas.

Por favor me ajudem.

• sandemar fernandes silva

ola!

me chamo sandemar e gostaria de mudar meu nome, queria saber como é o procedimento. se meu,nome mudara em toods os meus documentos, inclusive na universidade.
    tenho pendencias financeira e nao tenho como paga-las, elas estao expirando. gostaria de saber se posso entrar com processo de mudança de nome assim mesmo.
    e queria saber se posso escolher uma nome ou o juiz que determina qual nome devo receber.

me respondam por favor, pois me envergonho muito com esse nome e em entrevistas de emprego, me sinto pessimo acredito nao ser selecionado por causa de constrangimentos em relação ao meu nome.

agradeço desde já.

sandemar

• Simone Brandão Silva

O que voce pretende é retificação de registro civil. Eu acrescentei o sobrenome da minha mãe e retifiquei meu registro, seu caso poem é mais complicado pois a mudança seria no 1º nome.
    Para o juiz determinar a mudança só em casos onde exista claro constrangimento e situações vexatórias com relação àquele nome. Não basta a pessoa nõ gostar do nome.
    Quanto as pendencias que voce tem na Universidade, acredito que será um problema, pois é necessario uma certidão junto ao SERASA para consultar seu nome. Todos os documentos serão mudados. Quando sai a sentença voce leva no cartorio e retifica o registro civil e com o registro voce vai modificar todos os outros documentos.

• Bruna Bristot Paiano

Você não disse a sua idade mas caso seja menor de 18 ou tenha 18,há uma possibilidade de alterar o seu prenome.
    De acordo com a redação do art. 56 da Lei nº 6.015/73 da LRP, relata que a pessoa que quiser mudar o seu prenome poderá alterar desde que,essa alteração seja feita no primeiro ano após ter atingido a maioridade civil (dos 18 aos 19 anos). Esse artigo tem prazo de validade e só é válido naquele espaço de tempo, caso ocorra a perda de prazo, perderá para sempre. Ou seja, após completados os 19 anos, o artigo 56 não será mais válido. Caso tenha 18 anos, não será preciso argumentar dizendo o motivo pelo qual irá alterar, só terá que provar a boa-fé.
    Há outra possibilidade de mudar o nome, quando o mesmo é alvo de piadas e constrangimentos, mas para isso não basta só o interessado não gostar do seu nome. O interessado deve propor uma ação judicial, expondo o motivo pelo qual irá alterar, também terá que apresentar uma negativa que comprove se tiver antecedentes criminais, se não há cobranças ou ações contra o mesmo e uma negativa se não há
    ação na Justiça Federal, SERASA, SPC.

Como você disse que tem pendências financeiras, provavelmente terá mais que 18 anos,mas mesmo assim será complicado, uma vez que, exige uma negativa de que não há cobranças contra você.
    Caso você quite suas dívidas, terá mais chances de conseguir mudar o seu prenome. Se conseguir mudar o seu prenome, será alterados em todos os seus documentos, desde certidão de nascimento, CPF, etc.

Espero ter ajudado, boa sorte!

• JOAO PASSOS BACELAR

Estimada Nat....!

Também já tenho feito ações, para mudança de nomes e retifcação de sobrenome.
    Os nomes que mudei, foram reamente exdrúxulos, que nem convém citar aqui.

No seu caso, vejo chance, pois seu nome, além de não ser eufônico, é de difícil grafia e entendimento.

Como já foi dito anteriormente, baseando-se na Lei de Registros Públicos ( nr. 6015), vejo boa possibilidade de haver uma mudança, para NATÁLIA BATISTA LIMA.

Pergunto: MINARETE, é parte de seu nome, ou é sobrenome? Você é ainda solteira?

Minhas perguntas se devem ao fato de que não se pode mudar sobrenome, e no caso de pessoas casadas,que querem mudar o nome, fica mais complicado porque haverá mudança nas certidões de nascimento de filhos, identidade, CPF etc.
    Também, o juiz indaga se a pessoa não está prejudicando a terceiros.

Boa sorte e as bênções de Deus para você

Saudações de

João Bacelar

• Carme

Quero saber se consigo mudar o nome de meu filho, quero tirar o primeiro nome e trocar o ultimo sobrenome para o sobrenome da avó.