O exame da ordem hoje é essencial para controlar o fluxo de novos advogados. Se o exame acabar será necessário voltarmos a situação de 20 anos atrás onde somente poucas vagas eram disponibilizadas em cada Estado, através de concorridos vestibulares.

O exame da ordem ainda é melhor que vestibular, pois, cobra-se apenas conteúdo jurídico e bastam 50% de acertos para passar à segunda fase.

O exame não é tão complicado como muitos revelam, a prova disso é que há faculdades de todos os níveis e estruturas espalhadas pelo país. E mesmo assim, em todas as faculdades sempre existem aprovados.

Hoje existe cerca de 1080 faculdades de direito em todo o país, e não é possível diplomar todos que concluem o bacharelado como Advogado. Se isso acontecer o mercado se torna caótico.

O que ocorre na maioria dos casos dos que não conseguem a aprovação é que é preciso se preparar para o exame. O exame é uma prova, e não existe prova que o aluno bem preparado não consiga atingir os 50%.

Apenas a faculdade, salvo poucas exceções, não é suficiente para aprovar o candidato, é necessário fazer um cursinho, pois, é preciso recordar conteúdo dos 5 anos de faculdade.

Hoje com apenas R$ 30,00 mensais é possível fazer todo o curso preparatório com excelentes professores via internet ou DVD.

Além do cursinho o candidato deve ter uma rotina de estudo sozinho onde ele fará a leitura dos códigos dos temas centrais cobrados no exame e das leis que complementam o assunto. É necessáio também a leitura completa da Constituição Federal, pois, é a nossa lei maior, e com um bom entendimento da Constituição é possível acertar muitas questões.

É preciso que o candidato seja realista e honesto com ele mesmo, isto é, o candidato deve fazer uma instrospecção e ler somente o tempo que ele consegue ficar ligado ao que está lendo, ou seja, não adianta ficar 5 horas na frente dos livros se ele aproveita apenas 20 ou 30 minutos. 30 minutos por dia em que o aluno consiga avançar são suficientes. E não se pode esquecer que não adianta saber um número limitado de disciplinas, é preciso estudar todas.

A tendência para os próximos exames será cobrar um mínimo por disciplina, como já acontece nos concursos.

Outra fator importante é resolver questões, de preferência em cursinhos, pois, normalmente os professores esclarecem todas as alternativas. Assim, cobre-se uma grande quantidade de assuntos em pouco tempo.

Também é necessário estudar em ambiente silencioso, é necessário ter uma pequena sala em casa e transformar em biblioteca, ou ir estudar em uma cabine de biblioteca. Faça um teste, acorde cedo em um domingo e estude em um ambiente silencioso, e verá a diferença no seu rendimento.

A internet tem de ser dominada pelo candidato, é preciso delimitar um tempo para usar a internet e outro para estudar sozinho, pois, a internet toma muito tempo e sem controle o candidato vai passar muitas horas navegando e pouco tempo aprendendo realmente.

É preciso diminuir o consumo de álcool, pois, ele destroi os neurônios e dificulta a memorização, se o candidato toma mais que uma latinha de cerveja por dia, vai ter muita dificuldade para se concentrar na leitura.

É necessário fazer caminhada e corrida leve, para oxigenar o cerebro, pelo menos 3 vezes por semana e também aos domingos pela manhã.

Só é fácil para os superdotados, mas esses são menos de 1% dos aprovados, o restante dos aprovados passam com disciplina e determinação.

Uma vez aprovado na primeira fase é preciso se preparar para a segunda, pois, é outra prova totalmente diferente, e se o candidato abaixar a guarda será reprovado.

Essas são as dicas de quem se formou em cinco anos em uma faculdade apenas razoável e que passou no primeiro exame da ordem.

Grato,

Respostas

    Alessandra Prata Strazzi

    Alessandra Prata Strazzi 321795/SP Terça, 16 de dezembro de 2014, 6h58min

    Márcio, gostaria de compartilhar minha experiência com a OAB: http://alessandrastrazzi.adv.br/destaques/como-passei-na-oab-3-dicas-pessoais-para-passar-no-exame-de-ordem-e-uma-dica-bonus/