Nome no SPC, SERASA - restrição de crédito

Bom dia! Por favor gostaria que respodessem minha duvida, pois passei no concurso da PM/CE e estou com medo de ficar na investigacao social, comprei uma moto para um amigo em meu nome, ele pagou as primeiras parcelas e depois sumiu com a moto gerando atraso das parcelas, agora estou com nome no spc/serasa e respondendo a um processo na vara civel, posso ser eliminado por isso? se sim qual a providencia que devo tomar ja que a investigacao ainda nao foi iniciada. Nao respondo a nem um processo criminal, desde ja agradeco a todos que me ajudarem.

Respostas

20

• Dayane_1

Já vi pessoas assumirem o cargo estando com registrões no SPC/Serasa, inclusive em instituições bancarias, mas esse caso foi exposto ao órgão que nomeou. Acredito que não haverá problemas, mas não esconda. A princípio isso pode configurar violação ao princípio da igualdade e caberá MS se não te aceitarem.

• Renato

Ao meu ver, o fato de o candidato possuir restrições nos órgãos de proteção ao crédito não é fator impeditivo para assumir qualquer cargo público. Uma dívida não pode ser considerada como "ponto negativo" quando da análise da vida pregressa, ainda que haja um processo judicial de cobrança. Concordo com a Dayane, é uma oportunidade de saldar a dívida. Vale lembrar a recente alteração de entendimento do STF - de raciocínio semelhante - que não permite a prisão civil do depositário infiel. Ora, se o sujeito for preso, como ele vai trabalhar pra pagar o débito? É um retrocesso.
    Tenho para mim que o referido óbice fere os princípios constitucionais da igualdade, da razoabiliade e da proporcionalidade.
    É o que me parece.

• CRISTIAM FERNANDES ANTUNES

Renato, estou no mesmo caso tenho uma restrição financeira e fui chamado no concurso da caixa, estou tentando negociar os valores junto ao banco onde devo isso pode impedir minha contratação? e o que posso fazer mandato de segurança? e mais uma coisa quando sai do meu serviço outro banco foi por demissão por justa causa, mas não tenho processo nenhum, pois ficou tudo acertado junto a empresa, a razão de demissão foi apropriação indevida, que foi acertada na demissão, posso também não entrar na caixa em razão da demissão por justa causa no emprego anterior faz 02 anos, por favor me ajude

• robson josé mafra de mattos

gostaria de saber se eu passar em qualquer concurso público fico impossibilitado de exercer o meu cargo devido a essas dividas.

• Aline_1

Gostaria de saber se o nome estiver incluso no SPC e SERASA, o canditado é impossibilitado de tomar posse em concursos publicos (Municipais, Estaduais e Federais)

• Nelson_1

A inclusão do nome de alguem no cadastro de inadimplentes tem por finalidade apenas informar os fornecedores de produto e de serviço para que destes tenham maior chance de fazer bons negocios, uma vez cientes das condições financeiras do consumidor. Tal inclusão não deve repercurtir na posse de alguem aprovado em concurso público. Contudo, se o candidato se ver impedido por tal razão, manejavel será o Mandado de Segurança, para assegurar e efetivar o direito liquido e certo do candidato, entendendo-se por direito liquido e certo aquele que é demonstrado apenas com documentação do alegado, pois descabe prova testemunhal em sede de MS. Boa Sorte.

• Léia_1

Olá, gostaria de eSclarecer a seguinte dúvida:

Passei no concurso da PC/MG, no edital consta que você deve fornecer certidão do SPC/SERASA, para a investigação social.
    Tenho meu nome negativado nesses órgãos, será que eles podem me impedir
    tomar posse no referido concurso? Qual medida judicial devo tomar?
    Obrigada, Léia

• ISS

Medida judicial? poderia tentar um MS, mas também poderia renegociar suas dividas e ter o nome retirado do SPC, corre o risco de não renegociar as dividas e se ingressar com MS ter o pedido rejeitado pelo Juiz. ai fica mais caro o molho do que o peixe.