Bom dia ! Sou aposentado por invalidez permanente há mais de um ano e ainda tenho inúmeras dúvidas o que tenho direito perante e Lei. Vou enumerar alguns deles: - Gratuidade nos transportes coletivos municipais e intermunicipais (mesmo com idade inferior a 65 anos ?) e como faz para se cadastrar e ter esse direito ? - Isenção nos Impostos como IPTU, IPVA e IPI ? - Algum benefício (desconto) nas mensalidades e compra de materiais escolares para filhos menores de idade ? - Algum benefício nas áreas jurídicas, como agilidade nos Processos ? e não enfrentar filas quilométricas ? - Ter um aumento de 25% no valor da aposentadoria por estar dependente de outra peossoa que cuidado aposentado a maior parte do tempo ? Gostaria de receber alguma informação a respeito. Desde de já, agradecido. Arilson Marafoni.

Respostas

    R

    rhogerio luz pantaleao pereira Domingo, 17 de maio de 2009, 22h35min

    Sou aposentado por invalidez desde 30/09/2000. Tenho direito à pedir revisão. Que possão me beneficiar em até quarenta por cento em meus rendimentos.

    tenho direito á transportes coletivos, mesmo não tendo 65 anos.

    Em geral quais são os direito dos quais posso me beneficiar.

  • -2
    O

    ooo Quinta, 28 de maio de 2009, 17h46min

    Gostaria de saber quais são os direito do aposentado por invalidez permanente?
    Deveria ser lançado um manual do aposentado por invalidez, contendo os direitos dos aposentados por invalidez e onde buscar esses direitos! Segue a minha dica, podem escrever que eu compro...rsrsrsr
    Se alguém tiver uma dica de como posso ficar por dentro de todos os meus direitos me avise, por favor: [email protected]
    Um grande abraço.

    W

    WAM Sábado, 06 de fevereiro de 2010, 22h56min

    Gostaria que alguem informasse quais os direitos dos aposentados por invalidez, conforme questionado pelo Sr. Arilson (acima)

  • -4
    V

    vanderléis dias Terça, 09 de março de 2010, 10h49min

    meu marido é aposentado por invalidez, quais são os direitos dele no tocante ao Estado, Município e União.

    L

    [email protected] Sábado, 07 de agosto de 2010, 10h35min

    Sou aposentado pelo INSS por invalidez e preciso saber quais os meus direitos na gratuidade nos transportes municipais e intermunicipais e estaduais , tenho menos de 65 anos, como faço para me cadastrar diante desses direitos.

    Como faço para ser contemplado com os meus direitos de desconto de IPVA, IPTU e IPI.
    Preciso saber quando será paga a 1a parcela do 13o salário de 2010.
    Desde já agradeço.
    Barbosa

    G

    Guilherme Freitas Terça, 30 de novembro de 2010, 12h18min

    Sou aposentado por invalidez, e tenho um financiamento de um veículo. Este financiamento se encerra com o fato de estar aposentado por invalidez, e se for correta esta afirmação como devo proceder para conseguir este benefício. Grato.

    M

    marilda collot Segunda, 27 de dezembro de 2010, 2h43min

    Gostaria também de saber quais são meus direitos por ser aposentada por invalidez. Grata

    M

    marilda collot Segunda, 27 de dezembro de 2010, 2h45min

    Gostaria também de saber quais são meus direitos por ser aposentada por invalidez. Grata

    L

    lyugi Quarta, 16 de março de 2011, 10h01min

    quem souber os direitos do aposentado por invalidez especie 32 me imforme por favor soaresnardelli2010@hotmail.com

    C

    Cecília Pironi de Ol Domingo, 20 de março de 2011, 21h58min

    Gostaria de saber quais são todos os direitos do aposentado por invalidez previstos em lei para poder usufruir.
    Por enquanto só uso a compra de veículos com isenções - IPI, ICMS

    A

    Alba Laurent Quarta, 11 de maio de 2011, 17h32min

    Sou funcionário público federal, fui aposentado por invalidez por causa de neoplasia malígna, pedi a reversão e esta foi aceita. Caso eu me arrependa da decisão, como proceder ?

    T

    terezinha de jesus lima Sexta, 08 de julho de 2011, 15h32min

    sou aposentada por invalidez ...desde 1997 ...tenho direito a revisão?

    C

    Curioso Sexta, 08 de julho de 2011, 15h49min

    Direto a revisão todos tem. Mas cada caso é um caso. Procure um advogado.

  • -2
    A

    adrina maxima de alm Terça, 16 de agosto de 2011, 15h31min

    gostaria de saber se o aposentado por invalidez tem o direito de insenção do ipva iptu e se tem direito a 70%de desconto na compra de um automovel 0km?

    M

    mauro martins bagest Segunda, 12 de setembro de 2011, 16h04min

    estou aposentado por invalidez desde 1994
    codigo cids 301 303 304 345 qual seria meus direitos
    exemplo onibus eu não pago/

    se puder colocar estes cids de agora so sei um 304 f 19 obrigado abraços

    H

    Helena Wacher Sábado, 24 de setembro de 2011, 4h45min

    BOM DIA! MINHA TIA SE ENCOSTOU EM 1997 E SE APOSENTOU EM 2002 POR INVALIDEZ PERMANENTE. QUAIS SÃO OS DIREITOS DELA?

    EXISTE UM MANUAL COM OS DIREITOS DO APOSENTADO?

    - Gratuidade nos transportes coletivos municipais e intermunicipais (mesmo com idade inferior a 65 anos ?) Como faz para se cadastrar e ter esse direito ?
    - Isenção nos Impostos como IPTU, IPVA, IPI e IRRF ?

    - Algum benefício nas áreas jurídicas, como agilidade nos Processos ? Não enfrentar filas quilométricas ?

    - Qual o procedimento para comprar carro com desconto ?

    - Existe alguma carteirinha para estes fins? Como consegui-la ?

    POR FAVOR, SE ALGUÉM PUDER ME DAR INFORMAÇÕES,
    MEU E-MAIL É [email protected]
    MUITO OBRIGADA!

    I

    ISMAEL VANINI Terça, 18 de outubro de 2011, 10h13min

    estou de auxilio doença a 06 anos com o mesmo cid, consigo aposentar por invalidez?

    L

    Lorena Bastos Terça, 18 de outubro de 2011, 13h04min

    Sugiro que façam a pergunta dirigida ao fórum de Direito Previdenciário, localizado na coluna do lado esquerdo. Direito das coisas não trata do assunto.

    J

    José Carlos Lopes Terça, 10 de janeiro de 2012, 16h23min

    Fui informado que como aposentado por invalidez, os meus filhos terão direito de estudar por conta do governo, isto procede? e o meu auxílio acidentário que soma ao meu salário 50% do valor do meu benefício. Como é isso?

    Abs, J. Carlos.

    V

    Valdir Prasser Quarta, 22 de fevereiro de 2012, 10h33min

    Gostaria saber se aposentado por invalidez tem direito isenão, IPVA,IPI,IPTU e passe livre ou mais direito sou defisiente visual, me infome por favor e aonde começar.