Ola Amigos!

Sou leiga em termos jurídicos e gostaria da ajuda de vocês para me ajudar a compreender o que está acontecendo com o processo que meu pai moveu contra o Inss. Creio que o processo já está no final, minha maior duvida é a respeito do recebimento desta guia, significa que o dinheiro já está com o advogado? Gostaria de saber tb o que significa arquivamento do processo.

Compilei as ultimas fases do processo:

26/05/2009 ARQUIVAMENTO DOS AUTOS Recebimento da guia 149/2009: PACOTE: 163

22/05/2009 BAIXA DEFINITIVA ARQUIVO conf. Guia n.149/2009 (1a. Vara)

13/05/2009 TRANSITO EM JULGADO Data do Último Prazo: 25/02/2009 Complemento Livre:

05/02/2009 RECEBIMENTO NA SECRETARIA

23/01/2009 REMESSA EXTERNA PROCURADOR DO INSS RECURSO

23/01/2009 ATO ORDINATORIO Descrição do Ato: INTIMACAO DO INSS Complemento Livre:

Muito obrigada!

Parabenizo pela iniciativa do forum.

Aguardo o retorno de vocês, estou um pouco preocupada com esse processo, temo que o advogado possa estar enrolando meu pai.

Abraços e obrigada novamente.

Respostas

11

• 0
    M

MARIA JULIANA VALADÃO POHLMANN PEREIRA Quarta, 27 de maio de 2009, 14h05min

Lara;

Se você tem alguma duvida, va até a vara federal aonde esta esse seu processo , munida dos documentos da pessoa que é o autor do processo e tire suas duvidas, la vão lhe informar se ja esta depositado o dinheiro. Pelo que entendi ja esta depositado. Boa sorte.

• 0
    L

Lara Almeida Quarta, 27 de maio de 2009, 16h24min

Prezada Maria Juliana

Agradeço pela reposta. Aproveitando a oportunidade você poderia me explicar o que significa o termo "arquivamento dos autos" e "baixa definitiva"?

• 0
    C

CAMILA 2010 Quarta, 27 de maio de 2009, 16h53min

Boa Tarde Lara,

Essas expressões dão a entender que o processo acabou...
    Arquivamento dos autos ocorre quando já foi extinto o processo..e isso pode ocorrer por diversos motivos...ex: sentença, falta de movimentação de uma das partes.

Vá ao forum onde correu o processo e peça informação a quem lhe atender eles não se negarão a te prestar auxilio

abraço

• 0
    L

Lara Almeida Quarta, 27 de maio de 2009, 18h51min

Ola

Bianca, agradeço pela resposta.

Meu pai foi saber e disseram a ele o seguinte: que o processo mudou outra vez de número. Aconteceu a mesma coisa em 2008, o processo era identificado pelos digitos 2 0 0 3 (e demais numeros) (que foi o ano que o processo começou) e passou para 2 0 0 8 (e demais numeros). Só que fui verificar no site com o numero que deram a ele hoje e vi que é o mesmo numero 2 0 0 3 antigo e lá não la nenhuma movimentaçao recente, enfim nenhuma informação sobre o processo 2 0 0 8 ter migrado. Disseram que ainda vai levar uns tres meses para ele receber o dinheiro.

Isso procede?

Obrigada.

• 0
    L

lucia aparecida da rosa Quarta, 27 de maio de 2009, 20h30min

tenho um processo em movimento de revisão de beneficio
    e gostaria de saber o que significam as palavras descritas a seguir. eu estou acompanhando pela a internet mais não consigo entender, porisso conto com a ajuda de voces. as ultimas publicassões foram:
    25/05/2009 trânsito em julgado
    25/05/2009 remessa cálculo-contadoria jef

• 0
    M

MARIA JULIANA VALADÃO POHLMANN PEREIRA Quarta, 27 de maio de 2009, 20h55min

LUCIA;

Trânsito em julgado quer dizer que não se pode mais recorrer da decisão do juiz, se a sentença foi favorável a vc só falta intimar as partes e mandar pagar ou revisar o beneficio, e remessa de calculo, significa que os valores ja foram atualizados na contadoria do JEF e enviados para o juiz.

• 0
    M

MARIA JULIANA VALADÃO POHLMANN PEREIRA Quarta, 27 de maio de 2009, 21h04min

Gostaria de aproveitar o assunto e tirar uma duvida com algun dos advogados ou pessoa que saiba a resposta. Andei lendo e tentando entender a respeito do transito em julgado e gostaria saber se os JEFS cumprem a risca o prazo de 60 dias para executar a sentença depois do mesmo e tambem li que depois desse prazo para cumprir a sentença, caso a autarquia não efetue o deposito começa a correr uma multa. ISTO PROCEDE? Se não , me exclareçam por favor?

• 0
    A

Ana Maria Rufino Resende Quarta, 27 de maio de 2009, 22h46min

Maria Juliana:
    Até o momento meu benefício não foi reaberto, o advogado me falou que vai fazer a petiçã, mais estou muito preoculpada, desde fevereiro o juiz mandou reabrir, me de uma luz.

Muito obrigada,

• 0
    C

CAMILA 2010 Quinta, 28 de maio de 2009, 10h23min

Oi Lara,

O fato do nº de 2003 aparecer ainda provalvelmente é pq o de 2008 é sequencia do 2003 eles tem ligação um com o outro o que pode ter acontecido (e nesse caso não dá pra afirmar sem ver todos os andamentos do processo) é o inicio de uma fase como execução por exemplo (execução fase para serem pagos os valores).

O tempo para vc receber sempre é relativo visto quando se trata de justiça os prazos são sempre uma incoguinita...Mas se o cartorio do forum disse a vc esse prazo por serem eles que movimentam o processo e tem uma noção deve levar aproximadamente esse tempo mesmo.

estarei a disposição para mais duvidas

abraço

• 0
    M

MARIA JULIANA VALADÃO POHLMANN PEREIRA Quinta, 28 de maio de 2009, 13h45min

Ana Maria;

Gostaria que você explicasse melhor o que quer saber, quando você fala em reabrir quer dizer que o juiz deu a tutela antecipada e mandou o INSS pagar o beneficio?

• 0
    J

joana pereira Quarta, 23 de abril de 2014, 18h54min

Eu sou pensionista em abril de 2010 eu entrei com pedido pensao por morte e foi negado entao o advogado entrou com processo de tutela antecipada levou tempo so que em outubro de 2012 saiu a tutela antecipada so que ficou 2 anos 3 meses de salario atrazado, quando foi em agosto de 2013 o juis mandou o advogado fazer os calculos e foi enviado mais agora em fevereiro 2014 o juis pediu outros calcuos e agora esta recebimento na secretaria da justica federal de 1 grau em piracicaba quanto tempo ainda vai leva por favor preciso tirar minhas duvidas joana obrigado

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.

Receba os artigos do Jus no seu e-mail

Encontre um advogado na sua região