Olá! Meu nome é Paula, sou médica. Em 2008, trabalhei sob regime de CLT durante os meses de janeiro a setembro. Após isso, trabalhei como autônoma em alguns locais onde só descontavam o Imposto de Renda, nunca mais recolhi INSS. A partir do próximo mês, começarei a trabalhar em outro local e lá me sugeriram fornecer R.P.A. ... gostaria de saber ao certo o que é R.P.A., como devo proceder para fornecê-lo e quais as tarifas e suas respectivas taxas que seriam descontadas e como calculá-las.....

Desde já, agradeço

Respostas

32

  • 0
    E

    eldo luis andrade Sábado, 06 de junho de 2009, 15h49min

    RPA é recibo de profissional autonomo. Creio que voce o consegue em papelaria no comércio. Nele voce preenche os dados identificadores e o valor do serviço. E o contratante deve descontar imposto de renda retido na fonte, INSS e ISS (imposto prestação de serviços). Quem deve calcular é o contratante. INSS a princípio é 11% sobre o valor dos serviços. Imposto de renda é segundo tabela e pode ser de acordo com o valor 0% a 27,5%. ISS depende do Município. Aqui em Aracaju parece ser 2% do valor do serviço que está no RPA.
    Quanto ao período em que voce trabalhou sem recolher INSS a empresa agiu errado. Pela lei 10666, de maio de 2003 ela deveria ter descontado INSS e repassado ao órgão arrecadador. Além de declarar voce em GFIP. Se houver fiscalização a empresa se sujeita a multa e até a representação fiscal para fins penais por sonegação previdenciária, crime previsto no art. 337 A do Código Penal. o responsável pela omissão está sujeito se condenado a uma pena de 2 a 5 anos de reclusão.

  • 0
    P

    Paula Camargo Sábado, 06 de junho de 2009, 16h20min