Respostas

7

• 0
    E

eldo luis andrade Segunda, 08 de junho de 2009, 13h53min

Caso entre em auxílio doença, qual será o valor do benefício?
    Resp: Média dos 80% maiores salários de contribuição apurados a partir de 7/1994 e antes do afastamento. Multiplicada esta média por 0,91.
    E se for aposentada por invalidez?
    Resp: A média já explicada multiplicada por 1.

• 0
    R

Rosiane_1 Segunda, 08 de junho de 2009, 14h23min

Então se não contribuia há mais de 20 anos (antes de 1994), será a média dos 3 salários de contribuição atual?
    Os 0,91 serão calculados em cima disso?

• 0
    E

eldo luis andrade Segunda, 08 de junho de 2009, 18h52min

Nem prestei atenção. Em tese o cálculo seria este. Mas por que você fala em 3 meses se de outubro de 2008 até abril de 2009 transcorreram 6 meses? Tendo ficado 20 anos sem contribuir precisaria de no mínimo 1/3 da carencia para auxílio-doença. Ou seja, contribuição por no mínimo 4 meses. Também se a causa do auxílio doença foi anterior ao reinício das contribuições em outubro de 2008 não haverá direito ao auxílio-doença. Visto antes disto a pessoa em questão não ter qualidade de segurada.

• 0
    R

Rosiane_1 Segunda, 08 de junho de 2009, 21h36min

Não são 3 meses, são 3 salários. Como já tem 7 meses de contribuição, já tem a condição de segurado?
    Então, o valor será de 3 salários ,ou seja, multiplicado por 0,91, certo?
    Ou os salários de 20 anos atrás entram nessa média?
    Muito grata por sua atenção.

• 0
    E

eldo luis andrade Terça, 09 de junho de 2009, 3h35min

Não são 3 meses, são 3 salários. Como já tem 7 meses de contribuição, já tem a condição de segurado?
    Resp: Condição de segurado ele tem desde a primeira prestação paga em dia em outubro de 2008. Além disto ele tem a carencia para usufruir do benefício, ou seja, mais de 1/3 da carencia inicial exigida de 12 meses. Ocorre que se a data inicial da incapacidade for fixada pela perícia do INSS antes de 10/2008 ele não terá direito a auxílio-doença. Por não ter qualidade de segurado antes de 10/2008. Foi isto que eu quis dizer. Apenas se a data de início da incapacidade for a partir de 10/2008 ele terá direito a auxílio-doença.
    Então, o valor será de 3 salários ,ou seja, multiplicado por 0,91, certo?
    Resp: Sim.
    Ou os salários de 20 anos atrás entram nessa média?
    Resp: A lei 9876, de novembro de 1999, só permite que entrem para a média valores de salário de contribuição a partir de 7/1994 início do uso do real como moeda. Antes disto não. Isto para qualquer tipo de benefício seja auxílio-doença ou as diversas modalidades de aposentadoria.

• 0
    R

Rosiane_1 Quarta, 10 de junho de 2009, 21h20min

Muito grata pelos seus esclarecimentos, consegui sanar minhas dúvidas.

• 0
    V

Vania A Sábado, 13 de junho de 2009, 22h23min

Oi entrei com auxilio doença pelo inss e gostaria muito de saber se receberei o mesmo valor do meu salario e de 5 salarios minimos e se a empresa continuara a pagar o meu plano de saude? e a primeira vez que me encosto pelo inss estou meio perdida quanto aos meus direitos por favor me ajude obrigado

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.

Receba os artigos do Jus no seu e-mail

Encontre um advogado na sua região