Auxilio Doença x Décimo Terceiro Salário x Estabilidade Emprego

Luciana Lourenço perguntou Segunda, 22 de junho de 2009, 21h39min

Olá este é um assunto que esta me tirando o sono e me deixando num estado mais agravante do que já está, vou explicar, a seguir: Hoje dia 22.06.09 esta fazendo treze dias de afastamento por Transtorno Depressivo Intenso e Agora Fobia, CID F 33.10 / F 40.01, a minha psiquiatra que é do convênio da Instituição que trabalho ja mudou minha medicação três vezes sendo que nenhuma delas fez efeito tendo uma piora, mudou a medicação para Rivotril 4x ao dia e Fluoxetina 30mg pela manhã. Quero saber se ao ser atestada pelo INSS como incapaz de exercer atividades laboriais tenho direito receber o 13º salário ja que faz 11 meses e 24 dias que trabalho na instituição, se o valor será integral como se estivesse trabalhando ou se conta como no dia do início do Auxilio-Doença. Outra questão, estes transtornos foram causados devido o ESTRESS do local onde trabalho se após voltar da licença tenho estabilidade de emprego e por qual período? O encaminhamento para tratamento Psiquiátrico veio da Psicóloga da medicina do trabalho na instituição que trabalho. Outra Questão, o Seguro saúde (convênio) posso utiliza-lo normalmente? Por Favor me ajudem este assunto esta me deixando LOUCA !!!!!!!

Respostas

11

• reginaldo mazzetto moron

reginaldo mazzetto moron

Vamos lá, vc só terá auxilio doença, C-31 se passar no exame médico e ficar afastado por mas de 15 dias da empresa. O 13º salário é o inss quem paga após os 15 dias de afastamento. Já quanto a estabilidade no emprego, vc terá direito após cessar o auxilio e por um período de 12 meses. Quanto ao convênio há celeuma no assunto, pois uns entendem que só com acidente do trabalho C-91 que faz jus ao benefício e outros entendem que o auxilio doença também faz.

• Luciana Lourenço

Luciana Lourenço

Obrigada pela resposta mais o que ainda não entendi é que :
    O décimo terceiro salário é iniciada a contagem a partir do dia de entrada do auxilio ou conta desde o início que entrei na instituição já que quem pagará este 13º será o INSS, ele entende que pagará à partir do início do benefício ou o valor integral ja que faz um ano que estou na empresa. Então eu tenho estabilidade de emprego por um período mínimo de 12 meses devido a causa da patologia ser desenvolvida no ambiente de trabalho correto ?
    O convênio tenho esta dúvida pois eu tenho uma co-participação que é descontada em folha, por isso minha dúvida.
    Obrigada gostaria de me esclarecesse novamente.
    Luciana.

• MARIA JULIANA VALADÃO POHLMANN PEREIRA

MARIA JULIANA VALADÃO POHLMANN PEREIRA

Ñ há necessidade de ficar louca, o 13° salário será pago normalmente, no seu contracheque virá o relativo aos seus dias trabalhados. Se caso você entrar em benefício no INSS o perito que lhe atender vai informar o tipo de benefício que será concedido, se for o B-31(auxilio doença previdenciário) vc ñ tem direito a estabilidade no momento do seu retorno ao trabalho, se for o B-91(auxilio doença acidentário) ai vc terá direito a 12 meses de estabilidade no momento do seu retorno. O relativo ao 13° que não vier no seu contracheque , virá no seu pagamento pelo INSS. Não sofra por antecipação, vc nem sabe se será preciso se afastar pelo INSS, toda essa angustia só lhe fara mal; Boa Sorte

• rogerio tk

rogerio tk

Oi. meu nome eh Rogerio , gostaria de saber o seguinte, passei na pericia em abril e meu pedido de auxilio doenca foi CONCEDIDO , desde entao estou recebendo normalmente (vou receber ate janeiro de 2011), gostaria de saber se eu vou ter o direito de receber o 13° salario deste ano ? e se tiver esse direito, quando eu recebo? Porque hoje ja eh dia 2 de dezembro e ainda nao recebi nada !

Desde ja , Obrigado !

• Rita Farias

Rita Farias

Estou com o mesmo problema,estou de aux doença fez 12 meses em novembro 2010,e na mesma situaçao nao sei se tenho direito ao 13º salario,aguardo resposta
    Obrigada.

• Crg

Crg

Por favor, peço a gentileza de vcs, pois meu marido está a 7 anos afastado do INSS, com indas e vindas, devido a transtornos pipolar...
    Faz uso de medicamentos fortissimos, Rivotril, Olcadil, Seroquel, Paroxetina...
    Fez várias tentativas de voltar ao trabalho, porém como sua profissão é de risco, Eletricista de Manutenção a 25 anos e tentou um suicidio na empresa, a empresa não deixa ele retornar, alegando que ele é uma bomba na empresa. Deu um laudo pedindo aposentadoria por invalides...
    A ultima carta que a psiquiadra fez, pediu para a empresa o retorno do meu marido como forma de readaptação, porém a empresa não aceitou...
    Ao ficar sem pagamento, pois nem o INSS e a empresa quiseram pagar o salário, entramos na justiça em 2008, sendo que o juiz deu tutela antecipada...
    Neste mês de dezembro, minha advogada informou que o perito judicial disse em laudo que ele estava apto ao trabalho, que a doença estava controlada...
    Porém o perito não informou que ele estava apto a voltar para a sua profissão...
    Ao conversar na empresa, novamente não deixaram ele retornar, dizendo que só retornaria se deixasse de tomar os medicamentos...

E agora, o que posso fazer, pois não podemos ficar sem receber, e ele não pode ficar sem tomar os medicamentos...

O Juiz não poderia pedir para a empresa deixar ele voltar como forma de readaptação?

Você poderiam indicar algum advogado que poderia nos ajudar?

Abraços e estou, de verdade, desesperada...

• cleide

cleide

Bom dia.

Estou gravida de 31 semanas e estou com problema de pressão alta e o médico me afastou do trabalho e estou com a perícia para auxilio doença marcada para 24/11/2014. Gostaria de saber se é o INSS que paga o décimo terceiro ou a empresa?

No aguardo de uma breve resposta.

• Rodrigo da Larissa

Rodrigo da Larissa

Olá estou na empresa pouco mais de 1 ano, e há 2 meses passei pela pericia fui afastada por problemas na gravidez, estou recebendo pelo Inss, no meu caso quem vai pagar meu decimo terceiro, a empresa ou o Inss?

• Jeane Lorrane

Jeane Lorrane

bom dia ,então meu nome e jeane ,ja tem 6 meses q estou afastada e recebo pelo inss, AUXILIO DOENÇA ja tenho 1 ano e 9 meses de carteira assinada,devido 2 cirurgia no mesmo olho,entao gostaria de saber se tenho direito ao decimo º13 JA RECEBIR DO MES DE NOVEMBRO E O DECIMO NÃO VEIO,SE EU TIVER DIREITO QUEM MIM PAGA O INSS OU A EMPRESA.

• Henique Cardoso

Henique Cardoso

Bom dia,
    meu caso é o seguinte, fiquei afasta três meses do período 28/06 a 05/10 pelo INSS e voltei a trabalha no dia 06/10, quero saber se eu vou receber o meu 13º salário é pelo INSS ou se é pela empresa.
    fico no aguardo de uma resposta.