Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. Jussara
    30/06/2009 11:25

Minha amiga, alugou sua casa em 09/2008, foi feito um contrato verbal, onde ficou acordado o pagamento mensal do aluguel, a manutenção em dia das contas de água e energia elétrica, também o IPTU do imóvel ficou por conta da inquilina. Deixou-se claro, no acordo, que o não pagamento em dia do aluguel implicaria na desocupação do imóvel, mas, de uns meses pra cá, ocorre que a inquilina estava dando um trabalho imenso para pagar, e agora está com aluguel atrasado, minha amiga acha que ela deve estar com as despesas da casa, inclusive o IPTU, em atraso também. Agora ela quer solicitar a desocupação do imóvel, como ela deve fazer? Ela gostaria de tentar amigavelmente, mas ela gostaria de ter em mãos um documento que comprove que ela solicitou a desocupação.
    Grata.
  2. Jussara
    30/06/2009 11:45

Por favor, alguém poderia nos orientar?
    Grata
  3. Luciano Brandão
    30/06/2009 17:22

Prezada Jussara,

fazer contrato verbal nesse tipo de situação é a pior coisa. Mas enfim, pode-se notificar extrajudicialmente a inquilina apontando os débitos em aberto.

Se não houver sucesso, o caminho é ingressar com uma ação de despejo.

Abraço e boa sorte.

Luciano Brandão
    brandao.luciano@terra.com.br
  4. Jussara
    01/07/2009 09:17

Muito Obrigada.

Minha amiga, sabe que essa história de verbal é um problema, na verdade ela queria que a casa tivesse sido alugada por imobiliária, mas o pai dela é um senhor que ainda acredita na boa fé das pessoas e pra ele a palavra vale mais...mas acho que a partir de agora o pensamento dele vai mudar...
  5. Jussara
    01/07/2009 09:19

Por favor, teria um modelo de notificação extrajudicial?
  6. Luciano Brandão
    01/07/2009 09:58

Prezada Jussara,

eu não tenho por hábito postar modelos de petições, notificações etc aqui no fórum.

De quelquer modo, a notificação que você deve encaminhar é extremamente simples. Basta apontar a existência de contrato verbal entre as partes, os débitos em aberto e solicitar o pagamento dentro de um prazo X sob pena de serem tomadas as medidas cabíveis.

Mande a notificação pelo correio com Aviso de Recebimento (para depois poder comprovar o envio e recebimento) ou se entregar pessoalmente, exija um protocolo de recebimento.

Se resolver, maravilha. Se não, resta a via judicial.

Abraço e boa sorte.

Luciano Brandão
    brandao.luciano@terra.com.br
  7. Jussara
    01/07/2009 17:24

Ok, muito obrigada pelas orientações.
  8. Rosa
    01/07/2009 19:41

Cara sra.

Entre com a ação de despejo por falta de pagamento e informe que o contrato foi verbal, junte o calculo dos alugueres em atraso e ele será citado para pagar ou contestar a ação se não contestar se presumirá verdadeiro o alegado, e o juiz dará a senteça para desocupar.
  9. Noemia Araujo
    01/07/2009 19:56

Jussara

"As palavras voam ao vento"... Não houve formalidade no negócio de voces, porém é passivo de processo discutivel por muitos advogados, alguns vao te orientar para o DESPEJO, se existir algum documento que comprove. Sinceramente, acredito que o mais indicado seja imissão de posse ou reitegração de posse. Procure urgentemente um advogado e jamais use de força para tirá-la, pois, inevitavelmente, voce será punida e ainda terá que esperar e até indenizá-la. Essa é a justiça!!!

Boa sorte!
  10. Jussara
    02/07/2009 10:27

Obrigada, a todos que colaboraram...o caso não acontece comigo mas com uma amiga querida, mas parece que tudo irá se resolver amigavelmente, de qualquer forma estou passando todas as orientações dadas.
  11. Juliana Tavares de Medeiros
    10/08/2009 17:43

Tenho um imovel alugado,mas o contrato venceu a 2 meses, e o inquilino nao paga o aluguel a 3 meses. Vou vender a casa e por isso fiz um pedido de desocupação do imovel verbal, mas os inquilinos nao querem sair, como devo proceder?Devo enviar um pedido escrito?
  12. Deusiana
    10/08/2009 21:37

Ação de despejo por falta de pagamento.

Quanto a venda do imóvel, os inquilinos têm direito de preferência, devendo ser notificada a venda com o valor pretendido.
  13. MÁRIO xAVIER
    09/06/2011 06:51

Fiz algumas perguntas neste forum com relaçao a contrato de locaçao e ainda não obtive resposta.
  14. MÁRIO xAVIER
    09/06/2011 07:05

Fiz uma locaçao com contrato, com tres fiadores sem escritura de propriedades, o imóvel alugada reformado pia gabinete pintura portas vitros tudo novinho fiz um termo de vistoria e todos assinaram. Acontece que o inqulino está destruindo a casa esta semana a piratininga levou o medidor de eletricidade, a aqua tambem consta muito atraso, mais tudo em do inquilino além do mais o alugel esta atrasado tres meses estou tentando na boa com os fiadores um acordo sem sucesso. Poderiam me ajudar o que devo fazer?? será que consigo ser resarsido ????

Grato Mário Xavier
  15. simonef
    14/11/2011 13:17

Aluguei uma casa residencial para uma pessoa, eu não moro neste municipio, ela saiu da casa e repassou o aluguel para um amigo seu, o contrato continuou em seu nome ele se responsabilizando por tudo, no começo foi tudo certo, agora frequentemente atraza o aluguel inventando que depositou na minha conta e que deve ter acontecido alguma coisa, enfim o contrato termina em dezembro, não quero mais alugar pra ele, posso simplesmente pedir que se retire após dezembro, e quanto aos atrazos se ele se zangar e não quiser pagar os débito de agua e luz, como procedo? tenho que fazer ocorrencia em delegacia????
  16. simonef
    14/11/2011 13:18

Aluguei uma casa residencial para uma pessoa, eu não moro neste municipio, ela saiu da casa e repassou o aluguel para um amigo seu, o contrato continuou em seu nome ele se responsabilizando por tudo, no começo foi tudo certo, agora frequentemente atraza o aluguel inventando que depositou na minha conta e que deve ter acontecido alguma coisa, enfim o contrato termina em dezembro, não quero mais alugar pra ele, posso simplesmente pedir que se retire após dezembro, e quanto aos atrazos se ele se zangar e não quiser pagar os débito de agua e luz, como procedo? tenho que fazer ocorrencia em delegacia????
  17. MARCOS ROGÉRIO FERNANDES GONZALEZ
    14/11/2011 13:58

Acão de despejo.

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS