Respostas

16

  • Juraci

    bom queria essa informação para minha mãe
    ela trabalha há 4 anos em uma loja e no prédio q é da mesma dona,em serviços gerais, perdeu a visão do olho por ter dado glaucoma. não fez pericia no INSS, pois após fazer cirugia para não perder tambm a visão do outro olho, voltou a trabalha..só q ela tm muita dificuldades para trabalhar pois lida cm produtos d limpeza(o q prejudica o olho do qual não enxerga,mas ainda usa colirios todos os dias,esse tambm tem um preço muito alto custa em média R$102 ,00 um vidrinho q não dá para um mês,e tambm ela não pode parar de trabalhar porque se não ,não tem dinheiro nem pra compra os remédio dela,além do colirio ela toma outros remédio diariamente)), tem q subir e decer escadas para limpar vidros no edificio etc. além do mais já tem 62 anos de idade ,mas ainda não completo o tempo de contribuição para poder se aposentar, tm 13 anos de contribuição de INSS.
    por isso gostaria de saber se tem algum tipo de auxilio ou aposentadoria no caso dela,pois ela não tem condições mais para trabalhar
    desde já agradeço as informações.

  • eldo luis andrade

    Ela pode solicitar benefício de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez no INSS. Mas já lhe digo que não é a dificuldade de realizar uma atividade que faz com que uma pessoa seja aposentada por invalidez ou auxílio-doença. É a impossibilidade de trabalhar. Então, tudo leva a crer que ela terá de completar os cerca de dois anos que faltam para aposentar por idade.
    O INSS negará o pedido com certeza. Negado o pedido você tenta judicialmente. Enquanto isto vá contribuindo até completar os 2 anos que faltam. Se o benefício por incapacidade para o trabalho for concedido, ótimo. Se não, vá contribuindo que 2 anos passam rápido. Não há outro jeito.

  • Juraci

    tem como pagar esses dois anos de INSS "antecipadamente"..será que tem como pagar essa contribuição futura cm o INSS, agora?

  • eldo luis andrade

    Juraci
    há 1 hora

    tem como pagar esses dois anos de INSS "antecipadamente"..será que tem como pagar essa contribuição futura cm o INSS, agora?
    Resp: Infelizmente não. As contribuições terão de ser pagas mes a mes pelos dois anos que faltam. E aposentadoria por invalidez somente sendo constatada a incapacidade para o trabalho por perícia médica. Na Justiça pode ser que sejam usados outros parametros além da incapacidade total para deferimento da aposentadoria por invalidez. Mas a perícia do INSS só concederá se constatada a incapacidade total para o trabalho. A perícia com certeza não decidirá pela aposentadoria por invalidez apenas pela dificuldade em realizar o trabalho.

  • Cristal Mello

    Juraci, boa noite.
    O dr Eldo é ótimo já te adiantou com muita precisão as suas dúvidas, mas por que sua mãe não conversa com o oftalmo pega 16 dias de afastamento e ai sim ela passa por perícia no inss.
    Olha não custa tentar, se o períto não der ai sim você entra judicialmente.
    Um abraço.

  • Matheus Rocha

    Ola
    tenho Hipermetropia mais outra doença no olho direito,so enxergo com o olho esquerdo.
    meu olho direitono ver as coisa muito turvas não consigo distiguir nada.
    ja fui a varios Médicos.

    sou considerado deficiente visual ?
    tenho direito a aposentadoria?
    direitoadescontonacompra de carro(zero km) ou casa com desconto?

    poderia me ajudar.
    mt.matheus@ig.com.br

  • Cristal Mello

    Matheus Rocha, boa noite.
    Para ser considerado deficiente visual você precisa ter acuidade visual inferior há vinte por cento.
    Pergunte ao seu oftalmo ele poderá lhe orientar melhor.
    Quanto a aposentadoria não é assim você tem que ter pago o Inss no mínimo por doze meses e então solicitar perícia médica.
    Abraços.

  • Matheus Rocha

    Ola,Cristal Mello

    Obrigado pelas informações na duvida anterior!

    e com relação a desconto na compra de carro(zero km) ou casa?
    sabe informa se eu tenho?
    e quanto e o desconto?